(UFRGS) Os diagramas abaixo se referem a células em diferentes fases da meiose de um determinado animal.
Os diagramas 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UFRGS) Muitas pessoas não enxergam nitidamente objetos em decorrência de deformação no globo ocular ou de acomodação defeituosa do cristalino. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos enunciados a seguir, na ordem em que aparecem. Para algumas pessoas a imagem de um objeto forma-se à frente da retina, conforme ilustrado na figura I abaixo. Esse defeito de visão é chamado de __________, e sua correção é feita com lentes __________.
Em outras pessoas, os raios luminosos são interceptados pela retina antes de se formar a imagem, conforme representado na figura II abaixo. Esse defeito de visão é chamado de __________, e sua correção é feita com lentes __________.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Segundo estudos linguísticos e arqueológicos, os grupos falantes de línguas do tronco Tupi tiveram uma origem comum. Um grupo original, localizado entre o baixo e o médio rio Amazonas, ao viver um processo de grande aumento da sua população, por volta de 4 ou 5 mil anos atrás, deslocou-se e passou a conquistar a maior parte do território que veio a se tornar o Brasil. Os nomes de lugares é um bom exemplo para mostrar a expansão dos grupos Tupi. Há lugares com nomes em Tupi em distantes regiões do Brasil. Araraquara é um bom exemplo disso: é um nome de cidade no interior de São Paulo e de rio no extremo norte do Estado do Amazonas. Os vestígios arqueológicos mais importantes deixados por esses grupos foram restos de potes e tigelas de cerâmica encontrados nos locais das antigas aldeias. Disponível em: https://pibmirim.socioambiental.org/antes-de-cabral/ocupacao-brasil# Acesso em: 12 de nov. 2016.
Enunciado:
a) Tendo como referência o mapa, identifique a região de origem dos grupos Tupis.
b)Explique a importância da arqueologia para compreender a história dos grupos Tupis.
- Língua Portuguesa
(ENEM 2017 LIBRAS)
Da humana condição
Custa o rico entrar no céu
(Afirma o povo e não erra).
Porém muito mais difícil
É um pobre ficar na terra.QUINTANA, M.Melhores poemas. São Paulo: Global, 2003.
Mário Quintana ficou conhecido por seus “quintanares”, nome que o poeta Manuel Bandeira deu a esses quartetos com pequenas observações sobre a vida. Nessa perspectiva, os versos do poema Da humana condição ressaltam
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
A principal explicação para a grande variedade de espécies na Amazônia é a teoria do refúgio. Nos últimos 100 000 anos, o planeta sofreu vários períodos de glaciação, em que as florestas enfrentaram fases de seca. Dessa forma, as matas expandiram-se e depois reduziram-se. Nos períodos de seca prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Então, os grupos de animais dessas áreas isoladas passaram por processos de diferenciação genética, muitas vezes se transformando em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios.
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 22 abr. 2015.
O principal processo evolutivo relacionado ao texto é a:
- História
Segundo o historiador Demant, “em princípio, Maomé conseguiu converter à nova fé a esposa e alguns amigos. Seu primeiro núcleo de ouvintes foi mínimo, mas suficiente para irritar a elite comercial de Meca, cuja renda do turismo religioso foi ameaçada pela insistência de Maomé em destruir as imagens dos deuses politeístas. A repressão contra essa pequena e primeira comunidade muçulmana o levou a fugir com seus seguidores, no ano de 622 d.C, para outra cidade, mais aberta às suas demandas: Iatreb, desde então nomeada de Al-Medina (a Cidade), situada a 300 quilômetros ao norte de Meca.
(DEMANT, Peter. O Mundo Muçulmano. São Paulo: Contexto, 2011, p. 26).
Com base na situação descrita sobre a fuga do fundador do islã, o Profeta Maomé, é correto o que se afirma em: