(UFRGS) Os diagramas abaixo se referem a células em diferentes fases da meiose de um determinado animal.
Os diagramas 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a
Questões relacionadas
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNIME)
A gaseificação de bebidas, a exemplo dos refrigerantes, vinhos e champanhe, resulta da capacidade de dissolução do dióxido de carbono em água, de acordo com o sistema em equilíbrio representado.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
- Matemática | 1.02 Números Naturais
(FUVEST 2020 1ª FASE) A função E de Euler determina, para cada número natural n, a quantidade de números naturais menores do que n cujo máximo divisor comum com n é igual a 1. Por exemplo, E(6) = 2 pois os números menores do que 6 com tal propriedade
são 1 e 5. Qual o valor máximo de E(n), para n de 20 a 25?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
[...] Melhor, se arrepare: pois num chão, e com igual formato de ramos e folhas, não dá mandioca mansa, que se come comum, e a mandioca-brava, que mata? Agora, o senhor já viu uma estranhez? A mandioca doce pode de repente virar azangada - motivos não sei; às vezes se diz que é por replantada no terreno sempre, com mudas seguidas, de manaíbas - vai em amargando, de tanto em tanto, de si mesma toma peçonhas. E, ora veja: a outra, a mandioca-brava, também é que às vezes pode ficar mansa, a esmo, de se comer sem nenhum mal. [...] Arre, ele (o demo) está misturado em tudo.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Na obra de Guimarães Rosa, destaca-se o aspecto subjetivo no contorno dos elementos dos sertões descritos. Nesse fragmento, o narrador empresta à descrição das mandiocas uma expressividade apoiada na
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
O estresse provocado pelos enormes congestionamentos das grandes cidades pode gerar doenças físicas e emocionais. Uma sugestão para minimizar esses efeitos e evitar os danos à saúde seria:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Nas informações veiculadas nos órgãos de comunicação quando da ocorrência de um terremoto, faz-se referência à magnitude (M), que se refere a quantos graus o fenômeno atingiu na escala Richter. Essa medida quantifica a energia liberada no epicentro do terremoto, e em seu cálculo utilizam-se como parâmetros as medidas da amplitude sísmica (A), em micrômetro, e da frequência (f), em hertz. Esses parâmetros são medidos por aparelhos especiais chamados sismógrafos, e relacionam-se segundo a função M = log (A x ƒ) + 3,3. Pela magnitude do terremoto na escala Richter, pode-se estimar seus efeitos seus efeitos de acordo com o quadro, onde não estão considerados terremotos de magnitudes superiores a 7,9.
Magnitude (Grau)
Efeitos do terremoto segundo a escala Ricther
M ≤ 3,5
Registrado (pelos aparelhos), mas não perceptível pelas pessoas.
3,5 < M ≤ 5,4
Percebido, com pequenos tremores notados pelas pessoas.
5,4 < M ≤ 6,0
Destrutivo, com consequências significativas em edificações pouco estruturadas.
6,0 < M ≤ 6,9
Destrutivo, com consequências significativas para todo tipo de edificação.
6,9 < M ≤ 7,9
Destrutivo,retiram os edifícios de suas fundações,causam fendas no solo e danificam as tubulações contidas no subsolo.
Um terremoto teve sua amplitude e frequências medidas e obteve-se A= 1000 micrômetros e ƒ=0,2 hertz.
Use - 0,7 comoaproximação para log (0,2).
Disponível em: www.mundoeducacao.com.br. Acesso em: 11 jul. 2012 (adaptado).
Considerando o quadro apresentado, e analisando o resultado da expressão que fornece a magnitude desse terremoto,conclui-se que ele foi: