Observe a representação a seguir, que mostra a evolução de um grupo de insetos composto de besouros, vespas, moscas e mariposas.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Leia a reportagem e responda o que se pede.
DERROTA NA CRIATIVIDADE
O Brasil está atrás na corrida da inovação
(...) alguns países têm as idéias, outros as executam. Quem ganha a maior parte dos lucros? Aquele que teve a idéia, claro. Os Estados Unidos, o Japão e a Alemanha são alguns dos países que estão trocando suas indústrias pela produção de conhecimento e de inventos. A ambição de alguns países como o Brasil é seguir pelo mesmo caminho. (...)
(Revista Veja – Tecnologia – 03/09/2008 - Adaptação)
PATENTE - Registro de uma invenção ou descoberta, oferecido pelo governo para garantir a propriedade ao autor, bem como o uso e a exploração exclusiva.
a) Copie do gráfico aqueles números que possuem o algarismo 5.
b) Escreva quanto vale esse algarismo em cada um destes números.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(Ufrgs) Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações que seguem, relativas à especiação.
( ) As espécies de tentilhão observadas por Darwin nas ilhas Galápagos se diversificaram por cladogênese.
( ) Duas espécies estabelecidas em razão de isolamento geográfico prolongado apresentam especiação alopátrica.
( ) Novas espécies são atualmente descritas segundo o conceito tipológico no qual um indivíduo é tido como padrão.
( ) As espécies atuais, por estarem em seu pico adaptativo, não estão sujeitas às forças evolutivas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é - Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Material:
- Objetos diversos que produzem sons previamente solicitados aos alunos e/ou alguns disponíveis na sala;
- Papeis retangulares – aproximadamente 5x15cm;
- Canetões para escrita;
- Fita crepe;
- Silhueta do corpo humano com os órgãos sensoriais enfatizados: olhos, orelhas, nariz, boca e pele. Pode ser uma cartolina recortada ou um desenho no quadro.
Atividade:
- Faça uma roda com a turma na qual cada um vai apresentar um objeto e mostrar seu som. Nesses devem escrever uma palavra que defina a sensação transmitida por aquele som, mas APENAS UMA.
- Depois que todos apresentarem os sons, eles devem ligar cada palavra que eles escreveram ao órgão correspondente à essa sensação.
- Quando todas as palavras forem coladas, organize um pequeno debate sobre as palavras, seus significados, nossas relações sensoriais, como são formados os sons, como conseguimos descrevê-los.
- Física | 4.3 Refração da Luz
Uma mancha de óleo em forma circular, de raio inicial r0, flutua em um lago profundo com água cujo índice de refração é n. Considere que a luz que atinge a mancha e a superfície da água seja difusa e que o raio da mancha cresça com a aceleração constante a.
Partindo do repouso em t = 0, o volume de água abaixo da mancha que não recebe luz, após um intervalo de tempo t, é:
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
A tabela apresenta duas situações isoladas, em que o mesmo genótipo para determinar a cor da pelagem de determinados animais pode apresentar dois fenótipos diferentes, pois são interações gênicas diferentes.
Após a análise da tabela, pode-se concluir que a ocorrência de interações gênicas é muito significativa, pois mostra que os fenótipos resultam de processos complexos envolvendo, muitas vezes, vários pares de genes. Diante do exposto, é correto afirmar que