Uma mancha de óleo em forma circular, de raio inicial r0, flutua em um lago profundo com água cujo índice de refração é n. Considere que a luz que atinge a mancha e a superfície da água seja difusa e que o raio da mancha cresça com a aceleração constante a.
Partindo do repouso em t = 0, o volume de água abaixo da mancha que não recebe luz, após um intervalo de tempo t, é:
Questões relacionadas
- História | 3.5 Nova
(MARINHA) A economia brasileira, entre os anos 1950 e 1990, passou por transformações sensíveis, fato que condicionou uma mudança gradativa em nosso comportamento comercial, ou seja, deixamos de ser um mero exportador de matérias-primas e passamos a exportar também uma gama de manufaturados. Em função dessas transformações, as quais obedeceram e obedecem a imposições políticas e econômicas internas e externas, assinale a opção correta:
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Observe a imagem e responda.
Disponível em: 1.bp.blogspot.com/.../s400/Feudalismo1.jpg. Acesso em 29/11/09
Com base na imagem, podemos definir feudalismo como uma forma de organização em que
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(FUVEST) Uma pirâmide tem como base um quadrado de lado 1, e cada uma de suas faces laterais é um triângulo equilátero. Então, a área do quadrado, que tem como vértices os baricentros de cada uma das faces laterais, é igual a:
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(UFRGS) Observe a estrutura do p-cimeno abaixo.
Abaixo são indicadas três possibilidades de nomenclatura usual para representar o p-cimeno.I. p- isopropiltolueno.
II. 1-isopropil-4-metil-benzeno.
III- terc-butil-benzeno.
Quais estão corretas?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A escravidão indígena foi oficialmente extinta no século XVIII, momento em que o marques de Pombal estabeleceu um conjunto de transformações na administração colonial. Primeiramente, ordenou a expulsão dos jesuítas do Brasil. Logo depois em 1757, proibiu a escravidão indígena.
www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm
LEI Nº 6.001 - DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 - Dispõe sobre o Estatuto do Índio.
Das condições de trabalho
Art.14º Não haverá discriminação entre trabalhadores indígenas e os demais trabalhadores, aplicando-se-lhes todos os direitos e garantias das leis trabalhistas e de previdência social.
http://www.funai.gov.br/quem/legislacao/estatuto_indio.htm
O Ministério Público Federal (MPF) do Meio-Oeste catarinense, denunciou uma dupla de empresários por manter 60 trabalhadores indígenas da Terra Indígena Chapecó em condições semelhantes a de escravos.
Os trabalhadores não tinham água tratada, sanitários ou esgoto nem chuveiro. Os índios viviam em um barraco sem energia elétrica, sem camas e com goteiras. Cerca de 60 indígenas, tomavam banho, lavavam a roupa e bebiam água do mesmo açude, que ficava próximo ao barraco. Os indígenas tinham jornada semanal de 53 horas e não usavam qualquer equipamento de segurança.
Os dois empresários e o aliciador foram denunciados pelo crime de redução de trabalhador à condição semelhante a de escravo, com a agravante de serem as vítimas integrantes de etnia kaingang. As penas variam de cinco a 18 anos de prisão.
Data da matéria: 21/08/2009 http://www.brasildefato.com.br/node/1685
De acordo com os textos como você avalia a situação do indígena ao longo do tempo?