A tabela apresenta duas situações isoladas, em que o mesmo genótipo para determinar a cor da pelagem de determinados animais pode apresentar dois fenótipos diferentes, pois são interações gênicas diferentes.
Após a análise da tabela, pode-se concluir que a ocorrência de interações gênicas é muito significativa, pois mostra que os fenótipos resultam de processos complexos envolvendo, muitas vezes, vários pares de genes. Diante do exposto, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(FMC) Em 1990, é criado um novo sistema de saúde no Brasil através da Lei Orgânica da Saúde, no 8.080, que fundou o SUS. Essa criação decorre do que está definido na Constituição Brasileira de 1988.
São princípios que norteiam a saúde no Brasil:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A origem do sobrenome
Até por volta do século XII, os europeus tinham o costume de dar apenas um nome para os seus descendentes. Contudo, na medida em que as sociedades cresciam a possibilidade de conhecer pessoas com um mesmo nome poderia causar muita confusão.
Imaginem só! Como enviar um recado ou mercadoria a alguém que tivessem duzentos outros xarás em sua vizinhança? Certamente, os sobrenomes vieram para resolver esses e outros problemas.
Em muitos casos, vemos que um sobrenome poderia ser originado através de questões de natureza geográfica. Nesse caso, o “João da Rocha” teve o seu nome criado pelo fato de morar próximo de um grande rochedo.
Outros estudiosos do assunto também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por conta da fama de um único sujeito. Uma pessoa que fosse muito rápida, ligeira, seu sobrenome tornava-se “Ligeiro”. De forma semelhante, outros sobrenomes foram dados por conta da profissão seguida por uma mesma família por exemplo: “Bookman” (livreiro) e “Schumacher” (sapateiro).
Quando você não tinha fama por algo ou não se distinguia por uma razão qualquer, o seu sobrenome poderia ser muito bem criado pelo simples fato de ser filho de alguém. Na Europa, por exemplo temos, “Petersen” (filho de Peter). No caso do português, “Rodrigues” (filho de Rodrigo) ou “Fernandes” (filho de Fernando).
Hoje em dia, algumas pessoas montam sua árvore genealógica para conhecer as origens da família que lhe deu sobrenome. Talvez, observando algumas características do próprio sobrenome, elas possam descobrir um pouco da história que se esconde por detrás do mesmo.
Adaptado de http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-origem-sobrenome.htm
a) Todos nós temos nome e sobrenome. Explique a importância do sobrenome.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Os métodos empregados nas análises químicas são ferramentas importantes para se conhecer a composição dos diversos materiais presentes no meio ambiente. É comum, na análise de metais presentes em amostras ambientais, como água de rio ou de mar, a adição de um ácido mineral forte, normalmente o ácido nítrico (HNO3), com a finalidade de impedir a precipitação de compostos pouco solúveis desses metais ao longo do tempo.
Na ocorrência de precipitação, o resultado da análise pode ser subestimado, porque
- Geografia | 6.1 Agricultura
Que transformação ocorrida na agricultura brasileira, nas últimas décadas, justifica as variações apresentadas no gráfico?
- Literatura
(CCTMG) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder às questões, leia o poema a seguir.
Definição do amor
Mandai-me, Senhores, hoje
que em breves rasgos descreva
do Amor a ilustre prosápia,
E de Cupido as proezas.
Dizem que de clara escuma,
dizem que do mar nascera,
que pegam debaixo d’água
as armas que o Amor carrega.
[...]
O arco talvez de pipa,
A seta talvez esteira,
Despido como um maroto,
Cego como uma toupeira.
[...]
E isto é o Amor? É um corno.
Isto é o Cupido? Má peça.
[...]
O amor é finalmente
Um embaraço de pernas,
Uma união de barrigas,
Um breve tremor de artérias
Uma confusão de bocas,
Uma batalha de veias,
Um reboliço de ancas,
Quem diz outra coisa é besta.
Gregório de Matos: Poemas escolhidos (Seleção, prefácio e notas de José Miguel Wisnik).
São Paulo: Cia. das Letras, 2010, p. 301-312 (fragmento).
Gregório de Matos viveu no Brasil no século XVII e é um importante escritor desse primeiro momento da literatura brasileira. A leitura do poema permite a identificação de características do pensamento barroco, vigente no período, especialmente no que diz respeito à