Leia o texto.
Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi contra uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.
Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado pelo pai, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime.
PONTE PRETA, Stanislaw. Garoto linha-dura. In: RAMOS, Ricardo. A palavra é... Humor. São Paulo: Scipione,
1989. p. 84-86.
No trecho “ao emendar a bola de bico por cima do travessão”, o autor usa a linguagem típica de um
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Reclame
se o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes
... ou transforme o mundo.
ótica olho vivo
agradece a preferência.
CHACAL. Disponível em: www.escritas.org. Acesso em: 14 ago. 2014.
Os gêneros podem ser híbridos, mesclando características de diferentes composições textuais que circulam socialmente. Nesse poema, o autor preservou, do gênero publicitário, a seguinte característica:
- Biologia
(IFSUL) O filo porífera tem representantes no ambiente marinho e na água doce, podendo viver isoladamente ou em colônias. Apresenta estrutura corpórea simples, não possui órgãos diferenciados e sim tipos diferenciados de células, tais como os pinacócitos e os coanócitos. Essas células têm como função, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
Materiais:
- jornais velhos;
- papel-cartão;
- tesoura e cola;
- papéis colorset coloridos.
Desenvolvimento:
1 - " La Bouteille de Suze é uma imagem - chave do cubismo sintético tardio desenvolvido por Georges Braque, Juan Gris e Picasso, em que os artistas fazem uso de elementos sintetizados separados da vida enquanto representação real para sugerir objetos e ambientes. Em La Bouteille de Suze, Picasso usou fragmentos de recorte de papel de jornal, papel de parede, papel e construção, bem como guache e carvão, para sugerir uma garrafa de licor com um rótulo e, à esquerda, um copo e um cinzeiro com cigarro e fumaça. Esses elementos fragmentados de forma abstrata parecem descansar sobre uma mesa azul na frente de uma parede com estampas de diferentes papéis de parede e papel de jornal. Servindo como um elemento formal, o jornal também sugere a atividade popular do parisiense, lendo o jornal enquanto está dentro de um café parisiense. Os textos adicionam uma dimensão social e política para a imagem: esses artigos de jornal referem-se também a terríveis acontecimentos da Primeira Guerra Balcânica com histórias de frivolidade parisiense. Junto com os textos, as distorcidas formas cubistas fragmentadas nesta imagem fazem referência às condições da modernidade, como a falta de perspectivas coerentes ou significados em um mundo em constante mudança. A obra de Picasso pode ser vista a partir do pensamento de Malthus: simultaneamente advertindo contra o absurdo da vida moderna enquanto se delicia com os prazeres mais simples da vida."
Disponível em: <http://kemperartmuseum.wustl.edu/collection/explore/artwork/1105>. Acesso em: 21 mar. 2014.
PICASSO, Pablo. A Garrafa de Suze(Bottle of Suze), 1912.
Disponível em: <http://kemperartmuseum.wustl.edu/collection/explore/artwork/1105>. Acesso em: 21 mar. 2014.
2 - Proponha aos alunos produzir uma imagem similar à de Picasso. Comecem por escolher um artigo de jornal que servirá de fundo e, sobre ele, a composição geometrizada de um objeto que se relacione com o texto.
3 - Realizem experiências antes de efetivarem a colagem, para ver o que vai, ou não, funcionar visualmente.
4 - Brincar com as formas sobre o jornal antes de colar pode ser um bom começo.
5 - Assim que estiverem certos de sua composição, façam a colagem, enfatizando o uso de uma palavra importante para conectar o texto de jornal e a imagem que produziram.
6 - Não se esqueçam de colar o jornal sobre um papel mais resistente, como um papel-cartão.
7 - Exponham os resultados na escola e realizem debate sobre os motivos que os levaram a escolher tal texto e tal imagem.
- Geografia - Fundamental | 07.1. Desastres ambientais no campo e na cidade
Leia o texto e analise a imagem a seguir.
A Mata Atlântica
O litoral brasileiro era coberto de norte a sul por uma bela floresta que se chama Mata Atlântica. Nessa floresta foi encontrada pelos portugueses uma árvore muito utilizada no passado que ficou conhecida pelo nome de Pau-brasil, origem do nome do nosso país e que hoje se encontra em extinção, devido à intensa exploração feita pelos portugueses e a grande ocupação do litoral brasileiro que devastou quase toda a Mata Atlântica restando menos de 10% de sua área original. Além da ocupação humana, outras atividades como o cultivo de cana-de-açúcar e o plantio de café também contribuíram para a devastação da floresta.
Texto do autor.
Disponível em: <http://desmatamento-no-brasil.info/mos/view/Desmatamento_da_Mata_Atl%C3%A2ntica/>. Acesso em: 17 out. 2012.
A partir da leitura do texto, responda.
(A) Cite o nome de três estados brasileiros nos quais podemos encontrar a Mata Atlântica.
(B) Explique qual é a origem do nome do nosso país.
(C) Cite duas atividades humanas que contribuíram para a devastação da Mata Atlântica.
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Leia o texto a seguir:
O monge copista, que não tem a oportunidade de ficar na sala aquecida como seus colegas e muitas vezes se queixa, através das inscrições que deixou na nota final dos manuscritos, de que tem frio, que a hora da refeição ainda tarda ou que a tinta congela no tinteiro, é um dos atores menos conhecidos da história […].
O escriba escrevia sobre os joelhos, uma prancha ou uma mesa, com um caniço cortado ou […] uma pena de ave. Anteriormente, havia traçado com ponta-seca linhas e traços verticais para determinar as margens e as colunas. Acrescentemos ao puro escriba outros trabalhadores solitários: revisores, pintores, iluminadores e os encadernadores.
[…]
Ofício duro, segundo um deles: “Embaralha a vista, causa corcunda, encurva o peito e o ventre, dá dor nos rins. É uma difícil provação para todo o corpo”.
[…]
Era necessário um ano de trabalho para copiar apenas uma Bíblia. Assim, graças aos escribas medievais, possuímos mais de oito mil manuscritos. Entre eles se encontra a quase totalidade dos autores antigos conhecidos.
Adaptado de ROUCHE, Michel. Sagrado e segredos. In: ARIÈS, Philippe; DUBY, Georges (dir.). História da vida privada:
do Império Romano ao ano mil. v. 1. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.
Tinteiro: recipiente onde se armazena a tinta para se escrever.
Caniço: pequeno cano ou canudo.
Provação: sacrifício; dificuldade; sofrimento.
Os monges copistas desenvolveram um importante papel ao longo da Idade Média porque: