(IFSUL) O filo porífera tem representantes no ambiente marinho e na água doce, podendo viver isoladamente ou em colônias. Apresenta estrutura corpórea simples, não possui órgãos diferenciados e sim tipos diferenciados de células, tais como os pinacócitos e os coanócitos. Essas células têm como função, respectivamente,
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base: Veja os objetos que usamos para fazer medições. ( A ) ( B ) Disponível em: <www.smartkids.com.br>. Acesso em 10 jan. 2015.
Enunciado:
Para que são usados os objetos que apareceram nas imagens?
(A) __________________________________________________
(B) __________________________________________________
Registre uma situação em que podemos usar os objetos que aparecem nas imagens.
(A) __________________________________________________
(B) __________________________________________________
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
A organização dos componentes orgânicos nos seres vivos (com exceção dos vírus), em nível celular, pode ser de dois tipos básicos: procarióticas e eucarióticas.
Com relação a estes dois tipos de células, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Nas células eucarióticas existe uma compartimentalização para atividades específicas como, por exemplo, a digestão e o armazenamento.
( ) Nas células eucarióticas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
( ) Nas células procarióticas existem, além da membrana citoplasmática, membranas internas denominadas de endomembranas.
( ) Em células procarióticas encontram-se além do DNA nuclear o DNA mitocondrial.
( ) As células procarióticas são encontradas principalmente nas algas e nos fungos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UECE) A revista Química Nova na Escola, vol. 37, p.3, traz a seguinte manifestação sobre a produção do tecido das calças jeans: “Além da toxicidade envolvida no cultivo de sua matéria-prima, na produção industrial de jeans a etapa de tingimento consome 90% da água de todo o processo e gera grande volume de efluentes contaminados”. Entre os agentes contaminadores estão corantes sintéticos, metais como cádmio, chumbo, mercúrio, zinco e, ainda, surfactantes, sulfetos e solventes que deixam na água elevados índices de acidez.
Atente às afirmações a seguir e assinale a verdadeira.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na “língua brasileira”, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio?
ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).
Texto II
Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escrevetenho quereformular, e nãotenho de reformular,pode-secolocar dois constituintes,e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época.
REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.
Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:
- História | 5.3 Reforma Protestante
Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores — mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a