Materiais:
- jornais velhos;
- papel-cartão;
- tesoura e cola;
- papéis colorset coloridos.
Desenvolvimento:
1 - " La Bouteille de Suze é uma imagem - chave do cubismo sintético tardio desenvolvido por Georges Braque, Juan Gris e Picasso, em que os artistas fazem uso de elementos sintetizados separados da vida enquanto representação real para sugerir objetos e ambientes. Em La Bouteille de Suze, Picasso usou fragmentos de recorte de papel de jornal, papel de parede, papel e construção, bem como guache e carvão, para sugerir uma garrafa de licor com um rótulo e, à esquerda, um copo e um cinzeiro com cigarro e fumaça. Esses elementos fragmentados de forma abstrata parecem descansar sobre uma mesa azul na frente de uma parede com estampas de diferentes papéis de parede e papel de jornal. Servindo como um elemento formal, o jornal também sugere a atividade popular do parisiense, lendo o jornal enquanto está dentro de um café parisiense. Os textos adicionam uma dimensão social e política para a imagem: esses artigos de jornal referem-se também a terríveis acontecimentos da Primeira Guerra Balcânica com histórias de frivolidade parisiense. Junto com os textos, as distorcidas formas cubistas fragmentadas nesta imagem fazem referência às condições da modernidade, como a falta de perspectivas coerentes ou significados em um mundo em constante mudança. A obra de Picasso pode ser vista a partir do pensamento de Malthus: simultaneamente advertindo contra o absurdo da vida moderna enquanto se delicia com os prazeres mais simples da vida."
Disponível em: <http://kemperartmuseum.wustl.edu/collection/explore/artwork/1105>. Acesso em: 21 mar. 2014.
PICASSO, Pablo. A Garrafa de Suze(Bottle of Suze), 1912.
Disponível em: <http://kemperartmuseum.wustl.edu/collection/explore/artwork/1105>. Acesso em: 21 mar. 2014.
2 - Proponha aos alunos produzir uma imagem similar à de Picasso. Comecem por escolher um artigo de jornal que servirá de fundo e, sobre ele, a composição geometrizada de um objeto que se relacione com o texto.
3 - Realizem experiências antes de efetivarem a colagem, para ver o que vai, ou não, funcionar visualmente.
4 - Brincar com as formas sobre o jornal antes de colar pode ser um bom começo.
5 - Assim que estiverem certos de sua composição, façam a colagem, enfatizando o uso de uma palavra importante para conectar o texto de jornal e a imagem que produziram.
6 - Não se esqueçam de colar o jornal sobre um papel mais resistente, como um papel-cartão.
7 - Exponham os resultados na escola e realizem debate sobre os motivos que os levaram a escolher tal texto e tal imagem.