Leia o texto e analise a imagem a seguir.
A Mata Atlântica
O litoral brasileiro era coberto de norte a sul por uma bela floresta que se chama Mata Atlântica. Nessa floresta foi encontrada pelos portugueses uma árvore muito utilizada no passado que ficou conhecida pelo nome de Pau-brasil, origem do nome do nosso país e que hoje se encontra em extinção, devido à intensa exploração feita pelos portugueses e a grande ocupação do litoral brasileiro que devastou quase toda a Mata Atlântica restando menos de 10% de sua área original. Além da ocupação humana, outras atividades como o cultivo de cana-de-açúcar e o plantio de café também contribuíram para a devastação da floresta.
Texto do autor.
Disponível em: <http://desmatamento-no-brasil.info/mos/view/Desmatamento_da_Mata_Atl%C3%A2ntica/>. Acesso em: 17 out. 2012.
A partir da leitura do texto, responda.
(A) Cite o nome de três estados brasileiros nos quais podemos encontrar a Mata Atlântica.
(B) Explique qual é a origem do nome do nosso país.
(C) Cite duas atividades humanas que contribuíram para a devastação da Mata Atlântica.
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- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Na composição dos enxaguantes bucais existe um antisséptico para matar as bactérias que causam o mau hálito. Um dos mais usados possui a seguinte estrutura:
Esse composto é identificado com a função química dos
- História - Fundamental | 05.2. Os patrimônios brasileiros
Leia os textos e observe as imagens a seguir. Estas instituições, consideradas patrimônios históricos, possuem uma grande importância para o seu povo.
Museu Paulista (São Paulo) Foi um dia especial... A professora nos levou ao Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, porque Ipiranga é o nome do bairro de São Paulo onde ele está localizado. Claro que o bairro foi chamado assim porque por lá passa um rio, o Ipiranga, nas margens do qual D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil. Camargo , Eleida Pereira de. Revista Ciência Hoje das Crianças. Pg. 3. Ano 14, nº 112; 2010.
Biblioteca do Congresso Americano (Washington (USA) A biblioteca foi estabelecida na cidade em 1800, quando o presidente John Adams mudou a capital da Filadélfia para Washington. Em 1814, no entanto, o prédio foi incendiado e pilhado pelos invasores ingleses. Em 1815, a biblioteca foi reiniciada graças aos 6.487 livros vendidos por uma quantia simbólica pelo ex-presidente Thomas Jefferson. Hoje, a Biblioteca do Congresso tem mais de 32 milhões de livros e é a maior do mundo tanto pela quantidade de publicações quanto pelo espaço nas prateleiras.
Disponível em http://www.oragoo.net. Acesso: out/2112
(A) O que estas instituições, consideradas patrimônios históricos, têm em comum?
(B) Por que os museus, bibliotecas e arquivos públicos são importantes para um país?
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(IFCE) Quando ocorre a divisão celular descontrolada das células de determinada região do organismo, pode ocorrer a formação de um tumor. Nos tumores benignos, as células permanecem no local, prejudicando apenas o órgão onde se originou o tumor ou os tecidos vizinhos. O câncer é um tumor maligno prejudicial que se espalha para outras regiões do corpo. O processo celular envolvido nessa desobediência genética é chamado de - Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Una de las características de este tiempo que nos ha tocado vivir es la velocidad con que las tecnologías se extienden en el uso cotidiano. Lo hacen generalmente siguiendo un mismo patrón; pasan de ser una excentricidad a una opción ventajosa y de ahí a una necesidad irremplazable. Aunque a muchos jóvenes les parezca increíble, no están tan lejos los tiempos en que tantos se reían en la playa de aquellos que utilizaban un teléfono móvil. Unos años después, según las estadísticas, la mayoría de quienes estén leyendo este artículo – o pinchando, accediendo, referenciando, likeando, linkeando o lo que sea que hagan – lo hacen a través de un teléfono móvil.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
VOCÊ CONHECE...
GALILEU GALILEI?
Você pode não reconhecê-lo pelo nome, mas hoje sabe o que ele descobriu! Por seus feitos, Galileu Galilei virou uma celebridade e sua fama já permanece por séculos!
Desde cedo, aprendemos que a Terra é redonda e gira em torno do Sol. Ficamos sabendo também que os outros planetas realizam o mesmo movimento e, por isso, fazem parte do Sistema Solar. Atualmente, acreditamos nestas e em outras afirmações sobre o Sistema Solar porque muitos pesquisadores conseguiram comprová-las. E um dos grandes cientistas nessa área foi Galileu Galilei!
Nascido em uma pequena cidade italiana em 1564, Galileu Galilei desde cedo aprendeu a amar a matemática e a física, tanto que deixou a faculdade de medicina, embora seu pai, músico, quisesse que ele fosse médico! Na física e na astronomia, teve papel importante: foi o primeiro a mostrar que a Lua tem crateras e montanhas, que o Sol possui manchas e que outros planetas também têm luas. Se você acha que é pouco, saiba que esse cientista é considerado um dos pais da ciência moderna. Ele foi um dos primeiros a notar que, para entender a natureza, é preciso fazer experimentos e usar a matemática. Mas não é só. Galileu nos ajudou a compreender movimentos que ocorrem na Terra – como a trajetória de uma bola chutada em direção ao gol! – e também estudou o movimento dos astros no céu, contribuindo para mudar o modo como as pessoas pensavam que o Sistema Solar estava organizado.
A Terra no lugar do Sol
Durante muito tempo, acreditou-se que a Terra ficava imóvel, com os planetas e o Sol girando ao seu redor. Um dos grandes pensadores da Antiguidade a sustentar essa ideia foi o grego Aristóteles, que nasceu no ano 384 antes de Cristo. Esse modelo reinou por quase 2.000 anos depois de Aristóteles! Na Idade Média, discordar dele era considerado quase um crime! Mesmo assim, alguns apaixonados pela astronomia passaram a questionar o que Aristóteles havia dito, formulando leis sobre o universo. Entre esses cientistas estava o polonês Nicolau Copérnico – que viveu de 1473 a 1543. Ele concluiu que era a Terra que girava em torno do Sol, colocando essa estrela como centro do nosso sistema. Mas só divulgou suas pesquisas bem perto da sua morte, talvez por medo da reação da Igreja Católica, que adotou as ideias de Aristóteles e Ptolomeu como verdades absolutas.
Medo da Igreja? Pois é. Em alguns países, ela tinha muito poder: dizia para as pessoas o que era certo e errado, no que elas podiam acreditar ou não... Se alguém pensasse diferente do que a Igreja pregava, podia ser considerado um criminoso. Era chamado de herege, e na época da Santa Inquisição, podia ser julgado por um tribunal e até ser condenado à prisão perpétua ou à morte.
Desse jeito, a Igreja tentava controlar os conceitos que surgiam e que colocavam em perigo suas crenças ou poder. Assim, conseguia atemorizar cientistas como Copérnico, que defendiam ideias diferentes das pregadas por ela! O próprio Galileu Galilei (olha ele aqui!) acabou sendo perseguido pelas suas ideias!
Comprovado!
Galileu foi o primeiro a utilizar uma luneta para estudar os astros. Ao observar durante anos o céu com lunetas que ele mesmo construía, mostrou que as ideias de Copérnico estavam certas. Também foi o primeiro homem a estudar os satélites de Júpiter e ver como eles faziam uma órbita circular em torno do planeta.
As observações feitas por Galilei com sua luneta se encaixavam melhor no modelo de Copérnico e algumas coisas só podiam ser explicadas se os planetas girassem em torno do Sol e não da Terra. Assim, a ideia de que o Sol era o centro do nosso Sistema ganhou muito mais força!
O que Galileu notou foi que Vênus, como a nossa Lua, apresenta fases diferentes. O cientista também percebeu que o tamanho de Vênus mudava bastante. Quando ele aparecia na fase crescente, estava maior; quando estava quase cheio, ficava menor, o que só podia ser explicado facilmente no modelo de Copérnico!
Mas Galileu não se contentou em provar que esse modelo era melhor. Ele decidiu escrever livros sobre o tema que mesmo pessoas que não eram cientistas podiam entender! Para facilitar mais ainda, os redigiu em italiano e não em latim, como era comum na época. Além disso, em uma dessas obras quase zombava das ideias de Aristóteles, defendidas pela Igreja. Isso já era demais para a instituição! E como o cientista também tinha inimizades com algumas pessoas influentes na Igreja... As coisas mudaram para Galileu: se, inicialmente, ele teve o apoio da Igreja Católica, a partir daí, a instituição não quis saber se ele tinha provas de que a Terra girava em torno do Sol. Chamou-o de herege e o julgou pelo Tribunal do Santo Oficio, em 1633. Ele foi condenado a ficar preso em casa até morrer.
Além da astronomia, esse cientista dedicou-se a estudos físicos de corpos em queda livre, que têm importância reconhecida até hoje! Você sabia que, se soltar uma moeda de um real e outra de um centavo do alto de um prédio, elas chegam juntas ao chão? Pois quem descobriu isso, e muito mais, foi Galileu, que morreu em 1642 e cujo trabalho mostra bem como o conhecimento é construído! Assim como os pedreiros usam, para construir uma casa, materiais diferentes e de lugares variados, os pesquisadores também utilizam as ideias uns dos outros – certas ou não – para pensar mais e chegar a novas conclusões sobre como a natureza funciona.
Ana Abreu Fialho
Departamento de Bioquímica Médica
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Revista Ciência Hoje para as Crianças – Ano 17 – nº146 – maio de 2004 - adaptação
Ao apresentar a biografia de Galileu, o texto traz informações históricas sobre a época em que ele viveu.
a) Como é chamada a época em que Galileu viveu?
b) Sublinhe no texto as informações históricas sobre a Igreja nessa época.
c) Que fatos da vida de Galileu estão ligados a essas explicações dadas.
d) Em sua opinião, foi importante incluir essas informações históricas no texto?