(UNIMONTES) Observe a figura.
Da análise do gráfico, é possível inferir, exceto
Questões relacionadas
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
(FUVEST 2009 1ª FASE) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.
III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o que se afirma em
- Geografia | 6.5 Indústria
(FUVEST 2008 1ª FASE) Desempenho Industrial Estadual – Taxas anuais reais de crescimento.
Com o auxílio do gráfico e considerando seus conhecimentos, é possível afirmar que, no período representado,
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
A história tem conhecimento sobre de locomoção com engrenagens de uma Carruagem Chinesa (ano 255 AC). Os dentes destas engrenagens eram pinos de madeira, organizados em um complexo sistema que movia uma estatueta com um braço estendido e sempre apontando para a mesma direção, independente da direção a qual a carruagem se movia. As primeiras descrições escritas sobre engrenagens foram feitas por Aristóteles, no século 4 AC. O sistema com dentes de perfil evolvente foi desenvolvido pelo matemático suíço Leonhardo Euler em meados do século XVIII. Leonhard Paul Euler (nasceu em Basileia, 15 de abril de 1707 e morreu em São Petersburgo, 18 de setembro de 1783) foi um matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha. Disponível em:< http://www.rtc.net.br/um-resumo-da-historia/ >. Acesso em 12 de abr. 2018.
Disponível em: <http://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/metais-e-artefatos/engrenagens-pozelli/produtos/acessorios/fabricante-de-engrenagens-1>. Acesso em: 12 abr. 2018.
Enunciado:
A história das engrenagens está ligada a revolução das máquinas. E a matemática está ligada a história dessas peças fundamentais no progresso da humanidade. Observe as rodas e determine:
A) o comprimento da roda menor, sabendo que o raio é 20 cm.
B) o raio da maior sabendo que, enquanto a roda menor dá 100 voltas a roda maior dá 80 voltas.
- História
As sociedades mudam suas práticas sociais e conservam outras através da sua convivência no decorrer do tempo histórico. Na época da colonização portuguesa, havia, no Brasil, uma sociedade marcada pela escravidão e a injustiça social. Nos engenhos produtores de açúcar,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia os textos para resolver a questão.
Texto 1
Samba da minha terra
Dorival Caymmi
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Eu nasci com o samba e no samba me criei
do danado do samba nunca me separei
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta do samba bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça ou doente do pé
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
[...]
Disponível em: <www.letras.mus.br/dorival-caymmi/45588/>.
Acesso em: 04/03/2017.
Texto 2
Sim, sou brasileira. Não, não gosto de samba.
Gabriela Marques
É, chegou a hora. Todo mundo tá falando disso. Vem chegando o carnaval. Para alegria de todos e para meu desespero. Eu não conheço nenhuma outra coisa que eu odeie tanto quanto carnaval. Eu acho que é até pecado falar uma barbaridade dessas sendo brasileira. Eu deveria ser presa. Acho que é uma afronta. Deve ser. Foi mal, deuses do axé e do candomblé. Eu sou uma boa pessoa, eu juro, mas eu não gosto de carnaval. Nunca gostei. Eu sempre planejo ir esquiar nessa época, veja só que apego tenho a esse feriado nacional. E me sinto mal, porque devo ser um alienígena por não gostar dessa ferveção que todo mundo ama. Será que eu sou gringa? Mãe, sou? Acho que não, porque os gringos também amam carnaval, quase todo mundo no planeta ama.
De verdade, o carnaval só serve pra mim pra duas coisas: um grande feriado pra uma viagem legal, e a hora de saber que o ano realmente começou e, portanto, a dieta e a academia devem começar também. Eu não entendo esse amor que as pessoas têm por essa data. Eu detesto samba, até os de raiz que têm letras belíssimas mas o ritmo me incomoda. [...]
Disponível em: <https://smilewait.com.br/2013/01/23/sim-sou-brasileiranao-nao-gosto-de-carnaval/>. Acesso em: 04/03/2017. Adaptado.
De acordo com os versos do texto 1, alguém cuja opinião sobre o samba é igual à da autora do texto 2: