(FUVEST 2008 1ª FASE) Desempenho Industrial Estadual – Taxas anuais reais de crescimento.
Com o auxílio do gráfico e considerando seus conhecimentos, é possível afirmar que, no período representado,
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
O filósofo Auguste Comte (1798 - 1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução Francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o positivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do “reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.
RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).
A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UERN) Em relação às funções dos parênquimas vegetais, relacione adequadamente as colunas.
1. Cortical.
2. Aquífero.
3. Aerífico.
4. Amilífero.
( ) Reserva de água.
( ) Flutuação e, às vezes, respiração.
( ) Reserva de alimento.
( ) Preenchimento de espaço.
A sequência está correta em:
- Química | 4. Química Ambiental
A indústria têxtil responsável por um consumo elevado de água e de outros produtos, gerando grande quantidade de efluentes com concentração alta e composição complexa, principalmente nos processos de tingimento e acabamento. Visando minimizar os efeitos ambientais nocivos ocasionados pela grande quantidade de efluente contaminado, a catalise — quebra de moléculas — recebeu atenção especial, visto que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el recado abajo com atención.
(Texto elaborado pela autora)
¿Qué relación hay entre la persona que escribió y la que recibió el recado?
- Geografia | A. Globalização
Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões.
HAESBAERT. R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.
Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o(a)