MATERIAL
- CD (música alegre)
- Aparelho de som
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cartolina
-Papéis cores variadas para recorte
- Revistas, jornais, etc, para recorte
PROCEDIMENTOS
- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-
flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão
corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos
mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.
- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com
fita adesiva.
- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,
pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para
retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,
onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul
no triângulo...)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922
- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças material de
recorte como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.
- Peça as crianças para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da
técnica de recorte e colagem representá-la .
- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.
- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.
- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições
na cartolina.
- Espere secar e exponha os trabalhos.
A DANÇA NA MÚSICA