Explicaê

01

MATERIAL

- CD (música alegre)

- Aparelho de som

- Tesoura sem ponta

- Cola

- Cartolina

-Papéis cores variadas para recorte

- Revistas, jornais, etc, para recorte

 

    PROCEDIMENTOS

- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:

- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-

    flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão

    corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos

    mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.

- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com   

  fita adesiva.

- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,  

    pedirá   para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para

    retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,

    onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul

    no triângulo...)

    Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922

- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças  material de 

  recorte  como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.

-  Peça as crianças  para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da

    técnica  de recorte e colagem representá-la .

- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.

- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.

- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições  

  na cartolina.

- Espere secar e exponha os trabalhos.

 

A DANÇA NA MÚSICA