Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
O dicromato de potássio, usado na produção de corantes, vidros e colas, reage com o ácido clorídrico produzindo cloreto de cromo (III), cloreto de potássio, água e gás cloro.
Montando-se e balanceando-se a equação que representa essa reação, é correto dizer que
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A partir da década de 1980, o voleibol começa a ser visto como um ótimo meio de comercialização de produtos esportivos. Esse fenômeno apresenta uma vertiginosa escalada na década de 1990, e a Federação Internacional de Voleibol, tendo o mexicano Rubem Acosta na presidência, vê-se com a obrigação de alterar algumas regras para a melhoria do voleibol como espetáculo, já que a alta performance alcançada pelas equipes vinha tornando enfadonhas as competições.
SANTOS NETO, S. C. A evolução das regras visando ao espetáculo no voleibol. Disponível em: www.efdeportes.com. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado)
Uma das principais mudanças nas regras do voleibol, decorrentes do processo identificado no texto, refere-se à
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Interbits) Leia.
Mama África
A minha mãe é mãe solteira
E tem que fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalharComo empacotadeira
Nas Casas BahiaMama África – Chico César (Adaptado)
O trecho da canção Mama África, de Chico César, apresentado acima, faz referência à posição da mulher negra na sociedade brasileira. Considerando os estudos sobre o negro no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA
35. Texto base: As crianças indígenas, desde que nascem, aprendem muito na relação com seus parentes. Na sociedade indígena, não existe a separação, adultos e crianças, pois ambos convivem num mesmo espaço. Caminham junto com eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... (...) Disponível em < http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/aprender>. Acesso em: 22 de outubro 2015. As aldeias sofreram transformações ao longo dos anos, e, hoje, muitas tribos usam roupas como as pessoas das cidades. Continuam alimentando-se da colheita, da pesca e da caça. Moram em ocas ou locais seguros junto aos seus familiares. Algumas crianças frequentam escolas e outras não. A tecnologia chegou em algumas aldeias, usam computadores, celulares, mas preferem as brincadeiras ao ar livre.
Enunciado:
1. Compare o modo de vida de uma criança indígena com o seu modo de vida. Para isso, resolva as seguintes atividades.
a) A maneira como as crianças indígenas vivem (local, lazer, costumes) é a mesma da sua maneira de viver? Explique sua resposta.
b) Cite um exemplo de algo que você admira no modo de vida delas e que não pertence ao seu cotidiano. Explique sua escolha.
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UEL) Thomas Morus, em sua obra Utopia, criou uma analogia para a sociedade de sua época. Nessa representação da sociedade, caracterizada pelo caos, ovelhas se alimentavam de seres humanos, explicitando, dessa forma, um rompimento do equilíbrio social, no século XVIII.
Com base nos conhecimentos sobre as transformações históricas ocorridas nesse período, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a denominação da fase do sistema produtivo e a nação correspondente nesse processo.