A figura representa uma corda ideal, de densidade linear µ, fixa no ponto A, passando pela roldana sem atrito em B e sustentando um bloco de densidade µb e volume V. O conjunto se encontra imerso na água, de densidade µa.Sabendo-se que o comprimento do trecho horizontal é de L, o módulo da aceleração da gravidade local é igual a g e que, tangendo a corda no ponto médio, ela vibra no modo fundamental, a frequência de vibração da corda é igual, em Hz,a:
Questões relacionadas
- Química
A vida moderna tem exigido do homem uma mudança de hábitos, dentre eles, o alimentar. Os Fast Foods surgem como alternativa rápida para a alimentação, no entanto dietas calóricas não balanceadas, aliadas ao sedentarismo, têm levado a um aumento da massa corporal. Em busca de alternativas para dietas restritivas, o setor alimentício tem desenvolvido produtos light e diet. O aspartame é utilizado como edulcorante (adoçante) em alimentos dietéticos e, após sua ingesta, sofre hidrólise sendo convertido em fenilalanina, um aminoácido aromático.
O organismo humano metaboliza o excesso desse aminoácido, inicialmente pela enzima fenilalanina-hidroxilase, produzindo outro aminoácico: a tirosina. Pessoas portadoras de fenilcetonúria ‒ uma doença de herança autossômica recessiva, não conseguem realizar essa etapa metabólica. A doença é diagnosticada por meio do teste do pezinho e pode causar retardo mental.
Fonte: FELTRE, Ricardo. Fundamentos da química. Vol. único. São Paulo: Moderna, 2008. p.175. (adaptado)
Observe, então, as estruturas:
Com base nessas informações, é possível afirmar:
I. O aspartame é o éster metílico de um dipeptídeo, sendo a fenilalanina um dos aminoácidos constituintes.
II. A fenilalanina e a tirosina são diferenciadas pela função fenol.
III. Das três moléculas representadas, apenas a tirosina apresenta um núcleo benzênico.
IV. A fenilalanina e a tirosina possuem atividade ótica, pois as duas apresentam um carbono quiral.
Está(ão) correta(s)
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(ITA) Considere as seguintes proposições:
I. A propriedade básica associada ao fracionamento do petróleo é o ponto de ebulição.
II. Em geral, no craqueamento térmico do petróleo ocorre formação de radicais livres por meio da quebra de ligação homolítica, enquanto que no craqueamento catalítico ocorre a ruptura heterolítica.
III. Metano não é produzido na destilação fracionada do petróleo.
IV. Indústria petroquímica é o termo utilizado para designar o ramo da indústria química que utiliza derivados de petróleo como matéria-prima para a fabricação de novos materiais, como medicamentos, fertilizantes e explosivos.
V. Os rendimentos de derivados diretos do petróleo no processo de destilação fracionada não dependem do tipo de petróleo utilizado.
Das proposições acima são CORRETAS
- Física | 3.2 Dilatação
Uma chapa quadrada, feita de um material encontrado no planeta Marte, tem área A = 100,0 cm2 a uma temperatura de 100 °C. A uma temperatura de 0,0 °C, qual será a área da chapa em cm2? Considere que o coeficiente de expansão linear do material é á = 2,0 × 10-3/ °C.
- Biologia | 03. Bioquímica
Na indústria têxtil, é uma prática comum aplicar goma aos tecidos no início da produção, para torná-los mais resistentes. Esse produto, entretanto, precisa ser removido posteriormente, no processo de desengomagem. Nesse processo, os produtos têxteis são mergulhados em um banho aquoso com uma enzima do grupo das amilases.
Os gráficos nas figuras e representam a eficiência da atividade dessa enzima em diferentes valores de temperatura e pH.
Com base nas informações apresentadas, está correto afirmar que, para se obter a máxima eficiência da ação da enzima no processo industrial citado no texto, seria necessário manter o banho aquoso de desengomagem a
- Química | 2.8 Radioatividade
Considere os trechos retirados da portaria número 2914, de 11 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Art. 30, § 1º: […] o valor máximo permitido de turbidez é 5,0 uT em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) [...].
Art. 38: […] Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq / L para atividade alfa total e 1,0 Bq / L para beta total. [...].
Art. 39, § 1º: […] Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5 [...].
Art. 39, § 4, inc. III: […] Recomenda-se que, no sistema de distribuição, as concentrações de íons ferro e manganês não ultrapassem 2,4 e 0,4 mg / L respectivamente [...].
Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir.
I. Pela legislação, em um litro de amostra de água, o número máximo de desintegração por segundo do tipo alfa total é igual à metade da desintegração por segundo do tipo beta total.
II. Em uma reação nuclear, a velocidade do processo não depende da pressão, temperatura e de catalisadores.
III. A partícula alfa é equivalente ao núcleo do hélio, assim como a partícula beta é equivalente a um elétron.
IV. O poder de penetração das emissões radioativas do tipo beta é maior que o tipo alfa.
Dado: 1Bq = 1 desintegração/segundo
Assinale a alternativa correta.