A GUERRA FRIA
19. Texto base: Analise a imagem a seguir. Legenda: É este o amanha? A América debaixo do comunismo. Disponível em: <http://goo.gl/B8Xpb8>. Acesso em: 05 mar. 2014.
Enunciado:
Esta peça publicitária produzida nos Estados Unidos durante a Guerra Fria evidencia
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Em sete de abril de 2004, um jornal publicou o ranking de desmatamento, conforme gráfico, da chamada Amazônia Legal, integrada por nove estados.
(Disponível em: www.folhaonline.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado)Considerando-se que até 2009 o desmatamento cresceu 10,5% em relação aos dados de 2004, o desmatamento médio por estado em 2009 está entre:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia com atenção o excerto a seguir. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA [...], ouvido o Conselho de Segurança Nacional [...] resolve editar o seguinte: [...] Art. 2º - O Presidente da República poderá decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, por Ato Complementar, em estado de sítio ou fora dele, só voltando os mesmos a funcionar quando convocados pelo Presidente da República. [...] Art. 5º - A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em: I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função; II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais; III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política; IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança:
- a) liberdade vigiada;
- b) proibição de frequentar determinados lugares;
- c) domicílio determinado,
[...] Art. 7º - O Presidente da República, em qualquer dos casos previstos na Constituição, poderá decretar o estado de sítio e prorrogá-lo, fixando o respectivo prazo. Art. 10 - Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular. Art. 11 - Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos. Disponível em: <https://goo.gl/szJb72>. Acesso em: 24 set. 2017. (Adaptado).
Enunciado:
Com base no texto e em seus conhecimentos, identifique o documento do qual foi retirado o excerto.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Maria almeja voltar a ver a terra de seu pai, San Sebastian, no país basco, Espanha. [...] Quando [seu filho] Paco lhe explica que, por causa dos altos preços praticados no Brasil, eles não podem pagar a viagem em prestações, ela procura explicar a necessidade que tem de voltar a ver sua terra de origem. JORGE, Maria Soler. A imagem da nação em terra estrangeira. Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Disponível em: <www.usp.br>. Acesso em: 05 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
a) Identifique qual é o problema evidenciado pelo texto, que marcou a economia brasileira nos anos que se seguiram ao fim da ditadura militar.
b) Analise suas conseqüências para a economia e sociedade brasileira neste período.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Em 1851, um crime ocorrido na alta sociedade belga foi considerado o primeiro caso da Química Forense. O Conde e a Condessa de Bocarmé assassinaram o irmão da condessa, mas o casal dizia que o rapaz havia enfartado durante o jantar. Um químico provou haver grande quantidade de nicotina na garganta da vítima, constatando assim que havia ocorrido um envenenamento com extrato de folhas de tabaco.
Sobre a nicotina, são feitas as seguintes afirmações.
I. Contém dois heterociclos.
II. Apresenta uma amina terciária na sua estrutura.
III. Possui a fórmula molecular C10H14N2.
Quais estão corretas?
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UECE) TEXTO: O milagre das folhas
1Não, nunca me acontecem milagres. Ouço falar, e às vezes 2isso me basta como esperança. Mas também me revolta: por que não a mim? Por que só de ouvir falar? 3Pois já cheguei a ouvir conversas assim, sobre milagres: “Avisou-me que, ao ser dita determinada palavra, um objeto de estimação se quebraria”. 4Meus objetos se quebram banalmente e pelas mãos das empregadas.
5Até que fui obrigada a chegar à conclusão de que sou 6daqueles que rolam pedras durante séculos, e não 7daqueles para os quais os seixos já vêm prontos, polidos e brancos. Bem que tenho visões fugitivas antes de adormecer – seria milagre? Mas já me foi tranquilamente explicado que isso até nome tem: cidetismo (sic), capacidade de projetar no alucinatório as imagens inconscientes.
Milagre, não. Mas as coincidências. 8Vivo de coincidências, vivo de linhas que incidem uma na outra e se cruzam e no cruzamento formam um leve e instantâneo ponto, tão leve e instantâneo que mais é feito de pudor e segredo: mal eu falasse nele, já estaria falando em nada.
9Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas. Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos. A incidência da linha de milhões de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzi-las a mim. 10Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas. Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos e guardo-a na bolsa, como o mais diminuto diamante.
11Até que um dia, abrindo a bolsa, encontro entre os objetos a folha seca, engelhada, morta. Jogo-a fora: não me interessa fetiche morto como lembrança. E também porque sei que novas folhas coincidirão comigo.
12Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza.
LISPECTOR, Clarice. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos. Organização e introdução. As cem melhores crônicas brasileiras.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 186-187.
Atente ao que se diz sobre o texto.
I. Pode-se dividir o texto em duas partes: a primeira, do primeiro ao terceiro parágrafo; do quarto ao sexto parágrafo. Essa delimitação, no nível do texto, corresponde a uma divisão no nível das ideias.
II. O conectivo “mas” (ref. 9) pressupõe um embate entre duas vozes: uma que afirma algo, e outra que se opõe a esse algo ou o restringe. Na crônica de Lispector, essas vozes derivam de personagens diferentes.
III. O conectivo “mas” (ref. 9) evidencia a oposição básica do texto, que nomeamos aqui de milagre 1 e milagre 2.
Está correto o que se diz apenas em: