7. É o satélite responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital desse satélite, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra.
- A) Escreva o nome do satélite a que se refere o texto.
- B) Escreva duas características relacionas a esse satélite.
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UFPR) Em determinado momento do diálogo de Hípias Menor, de Platão, Sócrates declara que encontrou dificuldade para responder à pergunta “qual o critério para reconheceres o que é belo e o que é feio?”. De acordo com Platão, a dificuldade está em que:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Esquecendo-se de seguir a receita, uma pessoa inicia os preparativos para fazer pão caseiro e coloca todo o fermento biológico fresco contido no pacote, 450 g, em uma tigela com 1 kg de farinha de trigo. Percebendo o erro, ela decide colocar mais farinha de trigo na mistura para não perder os ingredientes já utilizados.
A quantidade, em kg, de farinha de trigo que deve ser inserida na mistura é
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Aproveitando o feriado prolongado, Pablo foi ao supermercado fazer compras para viajar com sua família. Para pagar por sua compra, ele entregou ao caixa R$ 250,00 e recebeu R$ 30,00 de troco.
Qual foi o valor da sua compra?
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Alguns restaurantes, visando unicamente auferir lucros, não dão importância devida à qualidade de seus serviços. Um exemplo claro está na reutilização de óleos e gorduras utilizados na fritura, onde a glicerina (uma substância de cadeia carbônica saturada) decompõe-se por aquecimento levando à formação da acroleína (uma substância de cadeia carbônica insaturada). Abaixo estão representadas as estruturas das duas substâncias envolvidas no processo (não necessariamente na ordem citada no texto).
Com base nas estruturas químicas apresentadas no texto, a alternativa correta é:
- Literatura | 8. Obras Literárias
Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-áa! Chu-áa... — ruge o rio, como chuva deitada no chão. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego... Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco, fora de hora. Assim.
João Guimarães Rosa. O burrinho pedrês, Sagarana.
(FUVEST 2009 1ª FASE) Quando nos apresentam os homens vistos pelos olhos dos animais, as narrativas em que aparecem o burrinho pedrês, do conto homônimo (Sagarana), os bois de “Conversa de bois” (Sagarana) e a cachorra Baleia (Vidas secas) produzem um efeito de