Script:
ONE: Hello, this is me. My name is Pedro.
TWO: This is my sister. Her name is Maria.
THREE: This is my mom Vera.
FOUR: This is my grandpa.
FIVE: This is my dad.
SIX: This is my grandma.
Listen and number each member of the family.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 01.3. A paisagem rural
Observe a imagem que mostra uma paisagem rural dividida em três planos.
Disponível em: <http://www.ecofoto.com.br/wp-content/uploads/2010/11/05-DSC_4279.jpg>. Acesso em: 12 maio 2015.
A) Cite os elementos presentes em cada um dos planos dessa paisagem.
B) Escreva o ponto de vista do observador dessa imagem.
- Geografia - Fundamental | 8.02 As Sub-regiões do Nordeste
Analise a imagem. COM INVESTIMENTOS DE US$ 50 BI, NORDESTE VIRA ROTA DE GRANDES EMPRESAS.
Disponível em: http://flash.uol.com.br/conteudo/economia/nordeste-em-expansao/nordeste-em-expansao.jpg. Acesso em: 15 jun. 2016.
Enunciado:
Qual foi a sub-região do Nordeste que mais recebeu investimentos?
- Ciências - Fundamental | 03.3 Ecossistemas
Os alunos do 3º ano, no estudo dos componentes bióticos e abióticos, compreenderam que eles são importantes para a vida na Terra. Cada grupo da turma fez um cartaz para apresentar os diferentes componentes abióticos e bióticos da Terra.
Que cartaz fala de um importante componente abiótico?
- Arte - Fundamental | 01. Natureza e arte
O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia e comente com os alunos a história: Uma pescaria inesquecível escrita por James P. Lenfestey.
Uma pescaria inesquecível – James P. Lenfestey
Ele tinha onze anos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago. A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. [...] Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada. O garoto e o pai olharam para o peixe, lindíssimo; ele movia as suas guelras para trás e para frente. O pai, então, serenamente acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada.
Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:
- Você tem que devolvê-lo, filho!
- Mas, papai, reclamou o menino.
- Vai aparecer outro, insistiu o pai.
- Não tão grande quanto este, choramingou a criança.
O garoto olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável. Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento, o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande quanto aquele. Isso aconteceu há trinta e quatro anos.
Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite. Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética e moral. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado em face de uma conduta numa sociedade civilizada. Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a devolver o peixe à água.
Disponível em: <http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=21945>>. Acesso em: 30 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que retirem do texto a parte em que:
a) O pai do menino agiu de forma ética.
b) O menino agiu de forma ética.
2.2. Pergunte aos alunos o que eles acharam da atitude do pai e do menino.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com os alunos: o garoto que virou arquiteto, “sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética e moral”.
3.2. Peça aos alunos que releiam o último parágrafo e respondam:
a) De acordo com a história, o que vocês entenderam por ética?
b) O que é agir corretamente?
- História - Fundamental | 03.1. Os imigrantes
Qual a principal diferença entre o movimento de imigração dos escravos africanos e o movimento de imigração dos europeus para o Brasil?