Os alunos do 3º ano, no estudo dos componentes bióticos e abióticos, compreenderam que eles são importantes para a vida na Terra. Cada grupo da turma fez um cartaz para apresentar os diferentes componentes abióticos e bióticos da Terra.
Que cartaz fala de um importante componente abiótico?
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unit)
A imagem ilustra uma das etapas presente em um teste de DNA, que consiste em submeter o material genético à ação de enzimas de restrição que o fragmenta em porções de diferentes tamanhos e pesos moleculares. Esses
pedaços de DNA, sujeitos à eletroforese, revelam um padrão de fragmentos de restrição, que é único para cada indivíduo, funcionando como um “código de barras” genético.
A confiabilidade existente nos resultados obtidos nesse tipo de procedimento está alicerçada, dentre outros motivos, no fato de o
- Química | 2.3 Termoquímica
A obtenção de energia por meio da fissão nuclear do 235U é muito superior quando comparada à combustão da gasolina.O calor liberado na fissão do 235U é 8 x 1010J/g e na combustão da gasolina é 5 x 104 J/g.
A massa de gasolina necessária para obter a mesma energia na fissão de 1 kg de 235U é da ordem de:
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais:
- Cartolinas brancas.
- Tesoura sem ponta.
- Cola
- Revistas velhas.
- Máquina fotográfica ou celular.
- Impressora
Desenvolvimento:
1 - Comece perguntando às crianças se elas sabem o que é uma 'Selfie'.
2 - Em seguida, conte a elas que uma selfie nada mais é do que uma fotografia que uma pessoa tirou de si própria, normalmente com um smartphone ou webcam, e que foi colocada numa rede social.
3 - Dê continuidade à conversa questionando:
- O que esta exposição tem de bom? Troca de informações, manutenção de relacionamentos em atividade na Internet, registro de momentos importantes.
- O que tem de ruim? Superexposição, perigo de ser reconhecido, perigo de que modifiquem sua imagem no computador, banalização dos eventos pelo excesso de postagens, etc.
4 - Conte para as crianças sobre a frase de Van Gogh inserida na introdução deste Banco de Atividades e pergunte a eles:
- Será que os autorretratos são uma forma de conhecer o que somos?
- Quantas selfies serão necessárias para revelar todas as descobertas?
- Será que, realmente, as imagens que são apresentadas na Internet estão falando a nosso respeito ou parecem apenas uma propaganda?
- Será que tudo o que postamos na Internet tem importância?
5 - Em seguida, proponha aos alunos a fotografia de si mesmos como numa selfie.
6 - Imprima duas cópias de cada imagem em preto e branco no tamanho A4.
7 - Em uma das imagens impressas, as crianças vão recortar o seu rosto.
8 – Cole, então, uma imagem ao lado da outra, sobre uma cartolina: um completa e a outra cortada. Veja um exemplo:
Montagem da autora.
Disponível em: <http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2014/03/selfie-do-oscar-surpreendeu-ate-a-samsung-garante-empresa.shtml > Acesso em: 09 abr.2014.
9 - Convide os alunos a refletir sobre o fato de que apenas o ser humano tem esta necessidade de se apresentar ao mundo e de apresentar o mundo aos outros. A arte é uma forma de apresentação do que somos.
10 - Convide as crianças a colocar no espaço em branco da " selfie" a imagem de alguma coisa que não se poderia autofotografar nunca, como uma flor, por exemplo. Eles poderão escolher.
11 - Distribua revistas velhas para que eles realizem uma pesquisa, escolham uma imagem e colem-na sobre o espaço em branco.
12 - Realize uma exposição dos resultados na escola.
Observações:
A foto apresentada, como modelo desta proposta, no item 8 do desenvolvimento, é resultante de uma selfie postado pela apresentadora Ellen Degeneres, na cerimônia do Oscar de 2014.
Faz parte também de um jogo de marketing da Sansung que deu para Ellen um smartphone, momentos antes de a cerimônia começar.
Leia mais em:
<http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/05/patrocinadora-do-oscar-samsung-ensinou-ellen-a-usar-smartphone-do-selfie.htm.>
- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Analise o gráfico a seguir.
Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=102286&tipo=ob&cp=994d99&cb=&n1=&n2=Orienta%EF%BF%BD%EF%BF%BDes%20Pedag%EF%BF%BDgicas&n3=Ensino%20M%EF%BF%BDdio&n4=Hist%EF%BF%BDria&b=s>. Acesso em: 15 set. 2013.
A) Qual quinquênio houve maior desembarque de africanos?
B) Qual quinquênio o desembarque caiu consideravelmente?
- Biologia | 04. Citologia
Na construção de tecidos biológicos, as células se ancoram em uma rede de microfibras tridimensional (3D), em uma matriz extracelular. Interessados em recriar tecidos biológicos em laboratório utilizando técnicas de engenharia genética e de tecidos, cientistas confirmaram divisões e ligações celulares nas construções 3D obtidas a partir de proteínas de seda recombinantes. Ao observarem células interfásicas e em divisão, formação de actina filamentosa e pontos de adesão focal, os cientistas verificaram que o conjunto de células e matriz extracelular apresentou viabilidade e força biomecânica muito semelhantes às da parede arterial humana.
(Fonte: https://phys.org/news/2019-04-ecm-like-fibers-bioactive-silk-d.html. Acessado em 20/05/ 2019.)
Considerando as informações referentes ao estudo mencionado, e as relações entre célula e seu ambiente, é correto afirmar que as condições experimentais permitiram