Qual a principal diferença entre o movimento de imigração dos escravos africanos e o movimento de imigração dos europeus para o Brasil?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Cidades que são patrimônios
O tombamento e a preservação
O tombamento é uma das iniciativas possíveis de serem tomadas para a preservação dos bens culturais/ambientais, na medida que impede legalmente a sua destruição e descaracterização.
É necessário deixar claro que aquele que ameaçar ou destruir um bem tombado está sujeito a processo legal que poderá definir multas, medidas compensatórias ou até mesmo a reconstrução do bem como estava na data do tombamento dependendo do veredicto final do processo.
A Constituição Federal no Artigo 216, estabelece que é função da União, do Estado e dos Municípios, com o apoio da comunidade, preservar os bens culturais e naturais brasileiros.
http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4#1
Ex-casa de barão, um patrimônio em perigo
Palacete do Barão do Rio Pardo já foi famoso em São Paulo por sua imponência. Hoje, atrai os olhares de quem se preocupa com o abandono
O casarão de 1883 foi um dos primeiros do bairro, mas acabou sendo vendido ao conde de Serra Negra. Depois disso, já funcionou como internato, Batalhão de Caçadores do Exército e até cortiço.
“Ele foi se deteriorando muito, porque as pessoas que moraram no cortiço não tinham condições de cuidar do lugar. Apareceram vazamentos, infiltrações, madeiras podres, e parte do teto desabou. O antigo pomar também foi abandonado e hoje só tem mato”, conta Ralph Giesbrecht, pesquisador e escritor. Em 2005, o local foi interditado pela prefeitura e os moradores, desalojados. Sem passar por qualquer reforma, parte das paredes do segundo andar desabou no início de 2010. Mesmo assim, nada foi feito: o casarão tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) continua abandonado.
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=3499
O texto O tombamento e a preservação retrata a importância do tombamento, a punição para aquele que ameaçar ou destruir um bem tombado e de quem é a função de preservar os bens culturais e naturais brasileiros.
A reportagem Ex-casa de barão, um patrimônio em perigo denuncia a triste situação de um bem tombado . A triste situação da ex-casa do barão, que infelizmente se repete em vários lugares do Brasil, onde bens tombados estão se acabando com o passar do tempo.
a) Analise os textos e escreva uma conclusão sobre a atuação do governo neste caso especifico.
b) Como a população poderia ajudar na preservação dos bens tombados.
- Geografia - Fundamental | 3.3 Conceitos Demográficos
Transição demográfica é o processo pelo qual as sociedades passam do estágio de altas taxas de natalidade e mortalidade, para o estagio de baixas taxas.
As alternativas destacam CORRETAMENTE as quatro fases em que se apresenta a transição demográfica.
I. Na primeira fase, a natalidade e a mortalidade são altas, apresentando um baixo crescimento vegetativo.
II. Na segunda fase, ocorre uma aceleração na queda das taxas de natalidade em varias regiões do globo, inclusive nas áreas mais desenvolvidas e urbanizadas dos subdesenvolvidos.
III. Na Terceira fase, a mortalidade cai bruscamente, mas a natalidade permanece elevada, o que eleva à explosão demográfica.
IV. Na quarta fase, a natalidade e a mortalidade voltam a atingir índices baixíssimos, provocando nova redução do crescimento natural. Os paises ricos já experimentam essa fase.
Opção Correta:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia a seguir um trecho do livro Memórias de Emília, de Monteiro Lobato.
“A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais. A vida da gente neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama. Pisca e anda. Pisca e brinca. Pisca e estuda. Pisca e ama. Pisca e cria filhos. Pisca e geme os reumatismos. Por fim, pisca pela última vez e morre.
- E depois que morre – perguntou o Visconde.
- Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?”
LOBATO, Monteiro. Memórias da Emília.48. ed.São Paulo: Brasiliense,2005.p.12.
Emília dita a Visconde sua biografia, a metáfora escolhida pela boneca é o pisca-pisca.
A) Que relação a boneca estabelece entre nossa existência e o “pisca-pisca”?
B) Comente o uso da palavra “hipótese” para explicar a morte, o fim, o depois da vida.
- Geografia | 4. Formação Territorial do Brasil
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o território brasileiro.
I – Não possui dobramentos de formação geológica recente.
II – A posição geográfica, ocupando a porção Centro-Oriental da Plataforma Sul-Americana, explica a sua relativa estabilidade geológica.
III – Os crátons, estruturas geológicas datadas da era Pré-Cambriana, predominam na maior parte da superfície do território nacional.
IV – Em geral, as bacias e coberturas sedimentares coincidem com as planícies brasileiras, sobretudo na porção sul do território nacional.
Assinale a única alternativa abaixo que lista todas as afirmativas corretas.
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Sobre sistema respiratório, assinale a alternativa CORRETA.