Explicaê

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O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)


Enunciado:

1. Primeiro passo

1.1. Professor, leia e comente com os alunos a história: Uma pescaria inesquecível escrita por James P. Lenfestey.

 

Uma pescaria inesquecível – James P. Lenfestey

 

      Ele tinha onze anos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago. A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. [...] Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada. O garoto e o pai olharam para o peixe, lindíssimo; ele movia as suas guelras para trás e para frente. O pai, então, serenamente acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada.

      Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:

      - Você tem que devolvê-lo, filho!

      - Mas, papai, reclamou o menino.

      - Vai aparecer outro, insistiu o pai.

      - Não tão grande quanto este, choramingou a criança.

      O garoto olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável. Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento, o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande quanto aquele.   Isso aconteceu há trinta e quatro anos.

      Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite. Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética e moral. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado em face de uma conduta numa sociedade civilizada. Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a devolver o peixe à água.

 

Disponível em: <http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=21945&gt>. Acesso em: 30 abr. 2018. [Fragmento]  

  2. Segundo passo  

2.1. Professor, solicite aos alunos que retirem do texto a parte em que:  

a) O pai do menino agiu de forma ética.  

b) O menino agiu de forma ética.  

2.2. Pergunte aos alunos o que eles acharam da atitude do pai e do menino.  

  3. Terceiro passo  

3.1. Professor, reflita com os alunos: o garoto que virou arquiteto, “sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética e moral”.  

3.2. Peça aos alunos que releiam o último parágrafo e respondam:  

a) De acordo com a história, o que vocês entenderam por ética?  

b) O que é agir corretamente?