Las adicciones
Un adicto es la persona que sufre de una dependencia y ésta puede ser física y psicológica. También podemos utilizar un sufijo - mano para indicar una aficción exagerada por algo.
Utilice las palabras del recuadro para completar las frases a seguir de acuerdo al contexto.
(A) Lucia tiene más de cinco mil discos de rock. Es una auténtica ___________________________
(B) Ricardo es ________________________ ya que no consigue parar ni en los fines de semana. Hasta cuando sale de vacaciones no deja de pensar en sus actividades laborales
(C) Le ingresaron en una clínica de rehabilitación para _________________, pues su caso inspiraba cuidados médicos.
(D) Carla apenas sale con sus amigos, pues prefiere quedarse todo el fin de semana en casa viendo a los programas de la TV. Es una verdadera ___________________.
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Bahiana) Desde que os microchips se tornaram menores e mais poderosos, eles se infiltraram, praticamente, em todos os espaços da sociedade, de smartphones a dispositivos médicos, aos controles que regulam linhas férreas, usinas elétricas e instalações de tratamento de água. Especialistas em segurança de computadores vêm alertando que esses equipamentos integrados são altamente vulneráveis a ataques porque estão cada vez mais ligados a outros computadores, e porque, praticamente, não têm defesas protegendo seu firmware, os programas impressos no chip. Em outubro passado, seguindo uma onda de ataques a redes, que se acredita ter origem no Irã, o secretário de defesa americano, Leon Panetta, alertou que um “Pear Harbor cibernético” poderia ser iminente.
Engenheiros estão fazendo progressos na proteção desses chips. Uma nova abordagem, descrita durante uma conferência de segurançacomputacional em julho, é um programa que escaneiatrechos aleatórios do código do firmware para procurar sinais de invasão.
CKOI, C. Q. Perigo digital. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, n. 128, ano 11, jan. 2013, p. 10. Adaptado.
O código genético, embora não procure sinais de invasores, é a base molecular da vida em toda a sua expressão.
Sobre esse código, pode-se afirmar:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A figura indica um mecanismo com quatro engrenagens (A, B, C e D), sendo que o eixo da engrenagem D é diretamente responsável por girar o ponteiro dos minutos do mostrador de um relógio convencional de dois ponteiros (horas e minutos). Isso quer dizer que um giro completo do eixo da engrenagem D implica um giro completo do ponteiro dos minutos no mostrador do relógio.
Quando os ponteiros do relógio marcaram 8h 40 min, foram dados 5 giros completos no eixo da engrenagem A no sentido indicado na figura, o que modificou o horário indicado no mostrador do relógio para
- Biologia | 05. Embriologia
Na cadeia alimentar, mostrada na figura, são citados diferentes grupos animais. Com relação às características embriológicas destes grupos, assinale a alternativa que apresenta uma que é comum a todos.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(UFRGS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O que havia de tão revolucionário na Revolução Francesa? Soberania popular, liberdade civil, igualdade perante a lei – 1as palavras hoje são ditas com tanta facilidade que somos incapazes de imaginar seu caráter explosivo em 1789. Para os franceses do Antigo Regime, 6os homens eram 8desiguais, e a desigualdade era uma boa coisa, adequada à ordem hierárquica que 2fora posta na natureza pela própria obra de Deus. A liberdade significava privilégio – isto é, literalmente, 12“lei privada”, uma prerrogativa 13especial para fazer algo negado a outras pessoas. O rei, como fonte de toda a lei, distribuía privilégios, 3pois havia sido 19ungido como 16o agente de Deus na terra.
Durante todo 17o século XVIII, os filósofos do Iluminismo questionaram esses 9pressupostos, e os panfletistas profissionais conseguiram 14empanar 20a aura sagrada da coroa. Contudo, a desmontagem do quadro mental do Antigo Regime demandou violência iconoclasta, destruidora do mundo, revolucionária.
7Seria ótimo se pudéssemos associar 18a Revolução exclusivamente à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, mas ela nasceu na violência e imprimiu seus princípios em um mundo violento. Os conquistadores da Bastilha 24não se limitaram a destruir 21um símbolo do despotismo real. 4Entre eles, 150 foram mortos ou feridos no assalto à prisão e, quando os sobreviventes apanharam o diretor, cortaram sua cabeça e desfilaram-na por 25Paris 22na ponta de uma lança.
Como podemos captar esses momentos de loucura, quando tudo parecia possível e o mundo se afigurava como uma tábula rasa, apagada por uma onda de comoção popular e pronta para ser redesenhada? Parece incrível que um povo inteiro fosse capaz de se levantar e transformar as condições da vida cotidiana. Duzentos anos de experiências com admiráveis mundos 26novos tornaram-nos 15céticos quanto ao 10planejamento social. 27Retrospectivamente, a Revolução pode parecer um 23prelúdio ao 11totalitarismo.
Pode ser. Mas um excesso de visão 28histórica retrospectiva pode distorcer o panorama de 1789. Os revolucionários franceses não eram nossos contemporâneos. E eram um conjunto de pessoas não excepcionais em circunstâncias excepcionais. Quando as coisas se 29desintegraram, eles reagiram a uma necessidade imperiosa de dar-lhes sentido, ordenando a sociedade segundo novos princípios. Esses princípios ainda permanecem como uma denúncia da tirania e da injustiça. 5Afinal, em que estava empenhada a Revolução Francesa? Liberdade, igualdade, fraternidade.
Adaptado de: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. In: ____.
O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia. das Letras, 2010. p. 30-39.
Assinale a alternativa que apresenta sinônimos para as palavras especial (ref. 13), empanar (ref. 14) e céticos (ref. 15), no contexto em que ocorrem.
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UNIT)
Um em cada cinco americanos fará o impensável neste verão setentrional, xixi na piscina, o que causa o surgimento de substâncias químicas tóxicas, embora em quantidades muito pequenas. Mas como a água contém cloro e ácido hipocloroso, HClO, não há problemas. Segundo um engenheiro químico da Pardue University, a função do cloro é matar bactérias, entretanto algumas substâncias dissolvidas reagem com ácido úrico e produzem cloreto de cianogênio, ClCN, e cloreto de nitrogênio, NCl3, substâncias tóxicas presentes em todas as amostras de água de piscina colhidas durante dez anos. Durante competições esportivas de natação um estudo mostrou que os níveis de cloreto de nitrogênio aumentaram quatro vezes. Cientistas constataram que a exposição de nadadores e salva-vidas torna-os sujeitos a asma e outros problemas respiratórios, embora essas correlações exijam mais estudos.
Os resultados dos estudos elaborados pela Universidade de Pardue permitem considerar: