Uma pedra, partindo do repouso, cai verticalmente do alto de um prédio cuja altura é “h”. Se ela gasta um segundo (1s) para percorrer a última metade do percurso qual é o valor em metros (m) que melhor representa a altura “h” do prédio?
Desconsidere o atrito com o ar, e considere o módulo da aceleração da gravidade igual a 9,8m/s2.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A obra de Túlio Piva poderia ser objeto de estudo nos bancos escolares, ao lado de Noel, Ataulfo e Lupicínio. Se o criador optou por permanecer em sua querência –– Santiago, e depois Porto Alegre, a obra alçou voos mais altos, com passagens na Rússia, Estados Unidos e Venezuela. “Tem que ter mulata”, seu samba maior, é coisa de craque. Um retrato feito de ritmo e poesia, uma ode ao gênero que amou desde sempre. E o paradoxo: misto de gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina, falando de samba, morro e mulata, com categoria. E que categoria! Uma batida de violão que fez história. O tango transmudado em samba.
RAMIREZ, H.; PIVA, R. (Org.). Túlio Piva: pra ser samba brasileiro. Porto Alegre: Programa Petrobras Cultural. 2005 (adaptado).
O texto é um trecho da crítica musical sobre a obra de Túlio Piva. Para enfatizar a qualidade do artista, usou-se como recurso argumentativo o(a):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Texto base: Leia o texto. Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo O Congresso Nacional tem a oportunidade de promover a Segunda Abolição da Escravidão no Brasil. Para isso, é necessário confiscar a terra dos que utilizam trabalho escravo. A expropriação das terras onde for flagrada mão de obra escrava é medida justa e necessária e um dos principais meios para eliminar a impunidade. A Constituição do Brasil afirma que toda propriedade rural deve cumprir função social. Portanto, não pode ser utilizada como instrumento de opressão ou submissão de qualquer pessoa. Porém, o que se vê pelo país, principalmente nas regiões de fronteira agrícola, são casos de fazendeiros que, em suas terras, reduzem trabalhadores à condição de escravos - crime previsto no artigo 149 do Código Penal. Desde 1995, mais de 31 mil pessoas foram libertadas dessas condições pelo governo federal. Privação de liberdade e usurpação da dignidade caracterizam a escravidão contemporânea. O escravagista é aquele que rouba a dignidade e a liberdade de pessoas. Escravidão é violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal. Se um proprietário de terra a utiliza como instrumento de opressão, deve perdê-la, sem direito a indenização. Por isso, nós, abaixo-assinados, exigimos a aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, que prevê o confisco de terras onde trabalho escravo foi encontrado e as destina à reforma agrária. A proposta passou pelo Senado Federal, em 2003, e foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados em 2004. Desde então, está parada, aguardando votação. É hora de abolir de vez essa vergonha. Neste ano em que a Lei Áurea faz 120 anos, os senhores congressistas podem tornar-se parte da história, garantindo dignidade ao trabalhador brasileiro. Pela aprovação imediata da PEC 438/2001! Até o momento: 125.223 pessoas aderiram ao Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo em sua versão em papel, que está circulando em todo o país. Outros 55.525 assinaram pela internet. Total até agora: 180.748 assinaturas coletadas Assine agora:
Nome completo:
RG/Órgão emissor:
E-mail:
Cidade:
UF:
País:
Disponível em: <http://www.trabalhoescravo.org.br/abaixo-assinado/>. Acesso em: 08 maio 2015.
Enunciado:
O abaixo-assinado é um texto produzido quando há a necessidade da união de pessoas em torno de um interesse comum.
Levando em conta a situação enunciativa que envolve esse tipo de texto, explique por que há a necessidade de se exigirem outros dados além da simples assinatura de quem adere ao abaixo-assinado.
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
Recentemente, foi descoberta uma nova espécie de inseto flebotomídeo, batizado de Lutzomya maruaga. O novo inseto possui apenas fêmeas que se reproduzem a partir da produção de ovos sem a intervenção de machos, em um processo conhecido como partenogênese. A espécie está restrita a uma caverna na região amazônica, não sendo encontrada em outros lugares. O inseto não se alimenta de sangue nem transmite doenças, como o fazem outros mosquitos de seu mesmo gênero. Os adultos não se alimentam e as larvas parecem se alimentar apenas de fezes de morcego (guano) existente no fundo da caverna. Essa dieta larval acumularia reservas a serem usadas na fase adulta.
Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, nº 252, set. 2008 (adaptado).
Em relação a essa descoberta, vê-se que a nova espécie de flebotomídeo
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIT)
A figura representa o sistema de coordenadas cartesianas, que será utilizado para referenciar a disposição de campos elétricos e magnéticos, ambos variáveis, que constituem uma onda eletromagnética, propagando-se nas proximidades da superfície da Terra com velocidade de aproximadamente 3,0.108m/s. Em um instante T0, um campo elétrico variável de comprimento de onda igual a 1,0.10-1m se propaga, oscilando no plano vertical xy. Com base nas informações e sabendo-se que a intensidade máxima do campo elétrico variável é igual a 2,1N/C, é correto afirmar que o campo magnético variável
- Química | 1.1 Introdução à Química
A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indústria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos de Água da Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes. As autoridades locais estão armazenando centenas de toneladas de carvão, já que o mineral é considerado eficaz adsorvente de benzeno.
Disponível em: http://www.jbonline.terra.com.br. Acesso em: 25 jun. 2008 (adaptado).
Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimização dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que