(UFRGS) Um dispositivo de lançamento vertical de massas consiste em um tubo com uma mola sobre a qual são colocados objetos. Após a mola ser comprimida, o sistema massa-mola é liberado. Não há contato entre a massa e a parede do tubo, e a resistência do ar é desprezível.
Na figura I, um objeto de massa m é colocado sobre uma mola de constante elástica k. A mola é então comprimida por uma distância X. Quando o sistema é liberado, o objeto é arremessado verticalmente e atinge uma altura h. Na figura II, um objeto de massa 2m é colocado sobre a mesma mola e esta é comprimida por uma distância 2X. Nesse caso, a altura H atingida pelo objeto, após a liberação do sistema, é
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Em cada um dos gráficos A e B, há três curvas, porém apenas uma delas, em cada gráfico, representa corretamente o fenômeno estudado.
No gráfico A, o fenômeno estudado é a atividade dos lisossomos na regressão da cauda de girinos na metamorfose. No gráfico B, o fenômeno estudado é a atividade dos peroxissomos na conversão dos lipídios em açúcares que serão consumidos durante a germinação das sementes.
A curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico A e a curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico B são, respectivamente,
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UERN) Biólogos evolucionistas se perguntam, há muito tempo, se a história pode andar para trás. Seria possível, para as proteínas em nossos corpos, retornar a formas e trabalhos antigos que tinham milhões de anos atrás? Para examinar mais de perto a possibilidade de evolução reversa nesse nível molecular, os cientistas estudaram uma proteína denominada receptor glicocorticoide que, em humanos e na maioria dos outros vertebrados, se liga ao hormônio cortisol, acionando genes de defesa. Ao comparar o receptor a proteínas relacionadas, os cientistas reconstruíram sua história. Cerca de 450 milhões de anos atrás, ela se iniciou com um formato diferente que lhe permitia agarrar firmemente a outros hormônios, mas com pouca força ao cortisol. Ao longo dos 40 milhões de anos seguintes, o receptor mudou de formato, de forma que se tornou muito sensível ao cortisol, mas não podia mais se prender a outros hormônios.
(ZIMMER, 2009, P. 118 )
As modificações nos receptores glicocorticoides de cortisol observadas pelos cientistas se deram por conta:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: A questão baseia-se na anedota a seguir. Certo dia, um cientista famoso estava a caminho de mais uma conferência quando seu motorista propôs: — Patrão, já ouvi seu discurso tantas vezes que aposto que eu mesmo podia fazê-lo. — Duvido! – disse o cientista. Quando chegaram, o cientista pôs o chapéu do motorista e se instalou na última fila. O motorista foi ao palco e fez a palestra. Depois, conseguiu responder a várias perguntas. Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima. Por um momento, o motorista entrou em pânico, mas logo se refez. — Essa pergunta é tão fácil, mas tão fácil, que vou deixar meu motorista, lá na última fila, responder. As melhores piadas de Seleções: rir é o melhor remédio. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2004. p. 108.
Enunciado:
Assinale o trecho em que todos os verbos estão no tempo que indica ações realizadas antes de serem narradas.
- Matemática
Utilize os dados constantes no texto e o quadro a seguir para responder à(s) questão(ões).
A dengue é uma doença infecciosa causada por um dos quatro tipos diferentes de arbovírus cujo mosquito transmissor é o Aedes aegypti. Um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas, em 45 dias de vida. Os registros da Secretaria de Saúde dos municípios e que tiveram uma região de epidemia de dengue durante o período de 50 dias estão representados nos quadros abaixo.
A média aritmética das idades dos pacientes atendidos no hospital do município durante o período de epidemia da dengue é:
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
. Em 2015 a Europa tinha um pouco mais de 738 milhões de habitantes. Observe como vai evoluir a população do continente, e dos seus dez países mais populosos, até o final do século.
Leia as análises a seguir sobre esse tema.
I. Quase todos os países da lista vão ter suas populações absolutas reduzidas em consequência da queda do crescimento vegetativo.
II. O continente todo terá grande redução da população absoluta, com queda de mais de 90 milhões de habitantes até o final do século.
III. O Reino Unido, a França e os Países Baixos são exceções, já que aumentarão suas populações devido à elevada entrada de imigrantes.
IV. A recente onda de imigração que atingiu o continente vai crescer nas próximas décadas e inverter essa situação, aumentando a população da Europa.
V. O crescimento vegetativo europeu está aumentando novamente graças à entrada de imigrantes, o que vai aumentar a população, e não diminuir.
São verdadeiras apenas as análises: