(FUVEST 2020 1º FASE) amora
a palavra amora
seria talvez menos doce
e um pouco menos vermelha
se não trouxesse em seu corpo
(como um velado esplendor)
a memória da palavra amor
a palavra amargo
seria talvez mais doce
e um pouco menos acerba
se não trouxesse em seu corpo
(como uma sombra a espreitar)
a memória da palavra amar
Marco Catalão, Sob a face neutra.
É correto afirmar que o poema
Questões relacionadas
- Física
Emrelação às forças de atrito entre um bloco e uma superfície sobre a qual omesmo repousa, assinale a afirmação CORRETA:
- Biologia
(UESB) É famosa a história do médico Edward Tyson, que, no século XVII, dissecou um golfinho que subira o Tâmisa e estava à venda em uma peixaria de Londres. Ele descobriu que, por dentro, o que julgava ser um peixe se parecia tanto com os outros quadrúpedes que só podia ser um mamífero. Mais tarde, dissecou um chimpanzé, revelando o que sua anatomia tinha em comum com um homem. Tyson muitas vezes é considerado o pai da anatomia comparada, que, após a emergência da teoria da evolução, permitira aos biólogos montar a árvore da vida.
(MOSLEY, 2011, p.114)
Uma das características anatômicas que podem ter sido observadas pelo médico e que permitiria diferenciar o golfinho, que é um mamífero, de outros indivíduos representantes da classe dos peixes, seria a presença:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UEFS) O núcleo de uma célula somática humana, sem ter sofrido nenhuma mutação, possui quarenta e seis ___________. Em cada um deles, existem vários ___________, que podem variar entre si de acordo com a sequência, a quantidade e os tipos dos quatro ___________ presentes em cada uma das moléculas de DNA. Especifi que a alternativa preenche que respectivamente as lacunas do texto.
- Geografia | 3.5 Vegetação
(UFPR) Num clássico trabalho publicado em 1967, o geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Saber caracterizou seis grandes domínios morfoclimáticos, apresentados no mapa abaixo, cujas áreas estão relacionadas a regiões climatobotânicas, áreas geopedológicas, províncias fitogeográficas e regiões hidrológicas particularmente bem definidas.
Cada quadro na legenda, de 1 a 6, no mapa, representa um domínio morfoclimático. Numere as caracterizações abaixo, estabelecendo sua correspondência com a legenda do mapa.
( ) Domínio dos planaltos de araucárias, com predomínio de drenagens perenes e solos diversificados.
( ) Domínio dos chapadões recobertos por cerrados e penetrados por florestas de galerias, composto por planaltos de estrutura complexa, capeados ou não por lateritas de cimeira, planaltos sedimentares com vertentes em rampas suaves, drenagens espaçadas pouco ramificadas.
( ) Domínio das terras baixas florestadas com planícies de inundação labirínticas e/ou meândricas, tabuleiros extensos e morros baixos e arredondados nas áreas cristalinas adjacentes, terraços de cascalhos e/ou laterita, rios com elevada carga de sedimentos e drenagens perenes.
( ) Domínio das depressões interplanálticas semiáridas, revestido por diferentes tipos de caatingas, apresenta fraca decomposição das rochas com frequentes afloramentos, chãos pedregosos e drenagens intermitentes.
( ) Domínio das pradarias mistas, coxilhas extensivas, grandes matas subtropicais, apresenta fraca decomposição das rochas e presença de banhados.
( ) Domínio dos mares de morros florestados, apresenta fortíssima e generalizada decomposição de rochas, densas drenagens perenes, extensiva mamelonização.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados ao microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.
A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas: