Na escola de Joana, alguns alunos têm as aulas no período integral, ou seja, estudam de manhã e à tarde. Por esse motivo, almoçam na escola.
Observe quantos almoços foram servidos nessa escola em uma semana:
Em ordem decrescente, isto é, do maior para o menor, a sequência dos números da tabela é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: O asno e o cavalo Um asno, de passo tardo, mal podendo suportar o pesadíssimo fardo que tinha de carregar, pediu ao Cavalo: – Amigo, podes dividir comigo A carga que mal suporto? Se assim continuar, muito em breve estarei morto. O cavalo respondeu: Com isso pouco me importo. Sem demora, o Asno morreu. então o dono dos dois transferiu para o Cavalo todos os sacos de arroz. E foi assim que um esperto Acabou bancando o otário E pagou um alto preço Porque não foi solidário. LA FONTAINE, Jean de. O Cavalo e o Lobo e outras fábulas de La Fontaine; ilustrações Gustave Doré; tradução René Ferri. – São Paulo: Baú de Ideias, 2012. p. 23. Por intermédio da voz do narrador, se conhece o desenrolar da história e as ações das personagens, e por meio da voz das personagens o leitor é apresentado as suas ideias, opiniões e sentimentos. Sendo assim, nesse texto observa-se a presença de três vozes.
Enunciado:
a) De quem são essas vozes?
b) Exemplifique com trechos do texto.
- Química | 2.3 Termoquímica
A água apresenta propriedades físico-químicas que a coloca em posição de destaque como substância essencial à vida. Dentre essas, destacam-se as propriedades térmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporização. Esse calor latente refere-se à quantidade de calor que deve ser adicionada a um líquido em seu ponto de ebulição, por unidade de massa, para convertê-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da água é igual a 540 calorias por grama.
A propriedade físico-química mencionada no texto confere à água a capacidade de:
- Física
Um corpo de 300 g de massa é lançado de uma altura de 2,20 m em relação ao chão como mostrado na figura acima. O vetor velocidade inicial tem módulo de 20 m/s e faz um ângulo de 60° com a vertical. O módulo do vetor diferença entre o momento linear no instante do lançamento e o momento linear no instante em que o objeto atinge o solo, em kg.m/s, é:
Dado: aceleração da gravidade: 10 m/s2.
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UFG) Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
Contrariando a opinião de certas pessoas que não quiseram se entusiasmar, e garantiram que em poucos dias a novidade passaria e a ferrugem tomaria conta do metal, o interesse do povo ainda não diminuiu.
VEIGA, J. J. “A máquina extraviada”. In: Melhores Contos de J. J. Veiga. Seleção de J. A. Castello. São Paulo: Global, 2000. p. 133.
TEXTO 2
Fatores biológicos e geográficos facilitaram a implementação de determinadas atividades econômicas nos moldes ditos modernos, predominantemente em relevo plano, com formas de topo aplanado, solos bem desenvolvidos, espessos e livres de pedregosidades.
OLIVEIRA, I. J. “Sustentabilidade de sistemas produtivos agrários em paisagens do Cerrado: uma análise no município de Jataí-GO”. Terra Livre, ano 20, v. 2, n. 23, jul.-dez., 2004. (Adaptado).
O texto 1 trata de uma situação vivenciada pela população de uma pequena cidade, enquanto o texto 2 aborda a modernização da agropecuária e as características de uma unidade de paisagem em Jataí, mesorregião do Sudoeste de Goiás. Com base no fragmento do conto “A máquina extraviada” e na leitura do texto 2, conclui-se que a tecnologia.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(EBMSP) O DNA é o material genético dos seres vivos. A molécula é uma dupla hélice formada pela união de nucleotídeos e sua estrutura possibilita a duplicação, o que é fundamental para a hereditariedade, bem como para a expressão da informação genética.
Com base nos conhecimentos sobre ácidos nucleicos e genética, pode-se afirmar: