“Um deles viu umas contas brancas de rosário, acenou que lhas dessem e divertiu-se muito com elas. Enrolou-as ao pescoço, depois tirou-as e embrulhou-as no braço, e acenava para a terra e depois para as contas, e em seguida para o colar do capitão, dando a entender que eles dariam ouro por aquilo. Isto nós entendíamos assim porque queríamos. Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto nós não queríamos entender, porque não lho daríamos."
(CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Achamento do Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, p. 108, 2001.)
Em seu relato de viagem, Pero Vaz de Caminha
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O trabalho produz ao mesmo tempo mercadorias e o operário enquanto mercadoria. O resultado do trabalho se enfrenta com seu produtor como um objeto alheio, estranho – está dado o mecanismo essencial de explicação da alienação. Como produtor, o operário não se sente sujeito, mas objeto do seu objeto. [...] Embora tenha o potencial transformador da realidade, o que o homem mais recusa é trabalhar. Foge do que o tornaria humano porque não se reconhece no que faz, no que produz, no mundo que transforma. Porque trata-se de trabalho alienado.
SADER, E. Apresentação. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
Ao discutir o conceito de alienação do trabalho, Marx defende que o(a)
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: .
Enunciado:
Hoje é domingo, pede cachimbo: As parlendas e as cantigas na educação
Expostas aos apelos consumistas da mídia, principalmente da televisão, as crianças vivem uma infância cada vez mais curta, pois o mercado as “adultiza” precocemente, transformando-as em consumidoras. Uma infinidade de produtos são lançados, e a cada estação as modas se sucedem: novelinhas infantis, desenhos animados, personagens rasos que serão rapidamente esquecidos e substituídos, programas pseudo-infantis que tratam as crianças como objeto, música de péssima qualidade com alto conteúdo erótico, comportamentos “rebeldes” sem qualquer causa definida, derrubada de valores como solidariedade e respeito ao outro, em defesa de uma individualidade crescente.
Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas cantigas de roda, parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido. Como diz Câmara Cascudo (1972), as cantigas de roda “dificilmente desaparecem e são das mais admiráveis constantes sociais, transmitidas oralmente, abandonadas em cada geração e reerguidas pela outra, numa sucessão ininterrupta de movimento e de canto”.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
Oferecer às crianças uma alternativa à cultura consumista e de massa imposta pela televisão, ressuscitar o jogo e a brincadeira sem usar brinquedos eletrônicos, mas fazendo uso de si mesmos, de seus corpos, de seus movimentos, de sua criatividade e alegria. Transmitir às crianças o tesouro presente em infâncias através de décadas ou mesmo séculos, tornando-as parte do folclore infantil, esses são alguns objetivos de se trabalhar com parlendas e cantigas.
“Penso que estas manifestações culturais – a brincadeira de roda e a parlenda- são por demais importantes para serem apenas reminiscências de outrora; é preciso que os educadores se mobilizem para que continuem sendo memória viva, manifestação da infância plena de significação e identidade cultural” (Andries, 2006).
Além de brincar, cantar e memorizar as cantigas e parlendas, aliando os eixos de música, movimento e linguagem oral e escrita, utilizaremos os textos para a alfabetização. Por serem conhecidos de memória e altamente significativos para as crianças, esses textos as ajudarão a pensar na forma da escrita, e não apenas em seu conteúdo.
As parlendas, com seus textos rimados, sua marcação rítmica e seu caráter lúdico, são textos privilegiados para incentivar a correspondência entre o som e os sinais escritos. As cantigas, com letras curtas ou não, permitem que as crianças, conhecendo-as de memória, façam atividades como localizar palavras específicas, organizar versos na ordem correta, completar lacunas usando banco de palavras, entre outras. No eixo de músicas as crianças poderão tomar contato com diferentes versões da mesma cantiga, percebendo que há ritmos diversos e várias possibilidades de interpretação. Com a construção de instrumentos musicais e o canto das músicas as crianças desenvolvem suas noções de ritmo, timbre, compasso, e ampliam seu repertório musical.
Cabe a pais e educadores preservar esse patrimônio, e não nos deixar levar pelos modismos, novelinhas e animadoras infantis televisivas que têm se sucedido nas mídias. Espero ter conseguido mostrar algumas razões pelas quais vale a pena cantar e brincar com as tradições infantis.
Converse com a turma sobre as cantigas de roda e incentive nessa discussão o intercâmbio de conhecimento entre os alunos. Peça aos alunos para perguntarem para seus pais, parentes, vizinhos e amigos quais as cantigas de roda que costumavam cantar e brincar. Abra um espaço para as crianças compartilharem as informações coletadas e organize com os alunos uma brincadeira de roda.
Organize com a turma um caderninho com todas as letras das cantigas de roda que conseguiram reunir na pesquisa, mostre a obra do artista Milton da Costa e reproduza essa obra apenas em linhas de contorno para os alunos preencherem com pedaços de papel recortados de revistas para formarem um mosaico que pode servir de ilustração da capa do caderninho de cantigas de roda.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações a seguir.
A atuação dos agentes internos e externos nas rochas produz quatro formas básicas de relevo que podem ser reconhecidas como: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
A montanha, uma das formas básicas do relevo pode ser caracterizada como um relevo
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MEDIALUNAS DE MANTECA
Ingredientes
- 1/2 kilo de harina
- 150 gramos de manteca
- 150 gramos de azúcar
- 50 gramos de levadura
- 3 huevos
- 2 cucharadas de leche
- esencia de vainilla
Preparación
- Poner la harina sobre la mesa y colocar en el centro 100 gramos de manteca, el azúcar, los huevos, la levadura diluida en leche y la esencia de vainilla.
- Derretir el resto de la manteca, pintar la masa y estirar la masa en forma rectangular, doblar en tres.
- Dejar descansar la masa en la heladera por 2 horas.
- Para formar las medialunas se estira la masa, se cortan triángulos y se enrollan comenzando por la base.
- Colocar en una asadera mantecada, dejar que se eleven y cocinar a horno moderado,
http://www.sitiosargentina.com.ar/notas/2007/julio/receta-medialunas-de-manteca.htm
¿Cómo está dividida la receta de las medialunas?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir, para responder a questão. Ronaldinho Gaúcho vira desenho animado na Itália Personagem de Mauricio de Sousa terá série com 52 episódios no DeA kids TV São Paulo - Depois de deixar o Milan no início deste ano para voltar ao Brasil jogando pelo Flamengo, Ronaldinho Gaúcho pode voltar a mostrar futebol no pé na Itália a partir deste sábado. É que o desenho animado "Ronaldinho Gaucho's Team" - O Time de Ronaldinho Gaúcho, em inglês - estreia neste dia na TV italiana. O personagem de Mauricio de Sousa, baseado no meia-atacante, já ganhou histórias em quadrinhos sobre futebol e está sendo publicado em mais de 30 idiomas pelo mundo. Agora, será exibido pelo canal DeA kids TV, da Itália. Pelo acordo, firmado entre a MSP - Mauricio de Sousa Produções - e a produtora GIG Itália, a série terá 52 episódios produzidos pelo italiano Giuliano Giovanni e com duração de 11 minutos cada. As histórias dos desenhos animados são baseadas nas aventuras vividas pelo personagem nas revistas em quadrinhos. Os produtores lançaram o piloto da série de desenhos animados do jogador no MIPCOM de Cannes. Agora, esperam fechar contratos de exibição com diversos países, inclusive o Brasil. Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/ronaldinho-gaucho-vira-desenho-animado-na-italia. Acesso em 14 out. 2011.
A ideia principal do primeiro parágrafo do texto é: