(FUVEST 2006 1ª FASE)
Os climogramas I e II correspondem, respectivamente, às áreas assinaladas no mapa com as letras
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Veja. 05 set. 1999 (adaptado).
O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FUVEST 2017 1° FASE) Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres.
- Matemática | 3.1 Introdução
O ganho real de um salário, r, é a taxa de crescimento do poder de compra desse salário. Ele é calculado a partir do percentual de aumento dos salários e da taxa de inflação, referidos a um mesmo período. Algebricamente, pode-se calcular o ganho real pela fórmula
em que i é o percentual de aumento no valor dos salários e f é a taxa de inflação, ambos referidos a um mesmo período.
Considere que uma categoria de trabalhadores recebeu uma proposta de aumento salarial de 10%, e que a taxa de inflação do período correspondente tenha sido 5%. Para avaliar a proposta, os trabalhadores criaram uma classificação em função dos ganhos reais conforme o quadro.
Ganho real
Classificação
Igual ou superior a 5%
Boa
Maior ou igual a 1,5% e menor do que 5%
Regular
Maior do que 0% e menor do que 1,5%
Ruim
Igual ou menor do que 0%
Inaceitável (ganho real negativo significa perda do poder de compra dos salários)
Eles classificaram a proposta de aumento e justificaram essa classificação apresentando o valor do ganho real que obteriam.
A classificação, com sua respectiva justificativa, foi
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Sociedad responsable, medios responsables
[1] Con vertiginosidad se aprecia cómo el mundo es
invadido por los medios de comunicación de masas, que cobran
una relevancia especial gracias a los avances tecnológicos. La
[4] familia y la escuela pierden fuerza socializadora al mismo
tiempo que la ganan los medios de comunicación. Esta realidad
implica un desafío para los padres, la familia y la
[7] administración pública ya que la responsabilidad socializadora
es, por igual, de todos los agentes sociales, también de quienes
controlan el poder de los medios de comunicación y de las
[10] grandes cadenas de televisión. Nadie duda de la
responsabilidad legal de los medios de comunicación, pero
poco se habla de su responsabilidad moral y socializadora, de
[13] la importancia que sus mensajes y actuaciones poseen para
quebrar la pasividad, para incitar a la participación ciudadana.
Se hace urgente e imprescindible unir esfuerzos para que los
[16] grandes problemas del mundo en el siglo XXI, que
generalmente tienen que ver con la solidaridad y el respeto,
tanto hacia las personas como hacia el medio ambiente, estén
[19] presentes con criterios de interés global en los medios de
comunicación.
Internet: <www.uhu.es/cine> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
Se puede deducir del texto que los medios de comunicación siempre reflejan los grandes problemas del mundo actual.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UECE) TEXTO: O milagre das folhas
1Não, nunca me acontecem milagres. Ouço falar, e às vezes 2isso me basta como esperança. Mas também me revolta: por que não a mim? Por que só de ouvir falar? 3Pois já cheguei a ouvir conversas assim, sobre milagres: “Avisou-me que, ao ser dita determinada palavra, um objeto de estimação se quebraria”. 4Meus objetos se quebram banalmente e pelas mãos das empregadas.
5Até que fui obrigada a chegar à conclusão de que sou 6daqueles que rolam pedras durante séculos, e não 7daqueles para os quais os seixos já vêm prontos, polidos e brancos. Bem que tenho visões fugitivas antes de adormecer – seria milagre? Mas já me foi tranquilamente explicado que isso até nome tem: cidetismo (sic), capacidade de projetar no alucinatório as imagens inconscientes.
Milagre, não. Mas as coincidências. 8Vivo de coincidências, vivo de linhas que incidem uma na outra e se cruzam e no cruzamento formam um leve e instantâneo ponto, tão leve e instantâneo que mais é feito de pudor e segredo: mal eu falasse nele, já estaria falando em nada.
9Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas. Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos. A incidência da linha de milhões de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzi-las a mim. 10Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas. Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos e guardo-a na bolsa, como o mais diminuto diamante.
11Até que um dia, abrindo a bolsa, encontro entre os objetos a folha seca, engelhada, morta. Jogo-a fora: não me interessa fetiche morto como lembrança. E também porque sei que novas folhas coincidirão comigo.
12Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza.
LISPECTOR, Clarice. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos. Organização e introdução. As cem melhores crônicas brasileiras.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 186-187.
Atente ao que se diz sobre o texto.
I. Pode-se dividir o texto em duas partes: a primeira, do primeiro ao terceiro parágrafo; do quarto ao sexto parágrafo. Essa delimitação, no nível do texto, corresponde a uma divisão no nível das ideias.
II. O conectivo “mas” (ref. 9) pressupõe um embate entre duas vozes: uma que afirma algo, e outra que se opõe a esse algo ou o restringe. Na crônica de Lispector, essas vozes derivam de personagens diferentes.
III. O conectivo “mas” (ref. 9) evidencia a oposição básica do texto, que nomeamos aqui de milagre 1 e milagre 2.
Está correto o que se diz apenas em: