Texto base: 10470093
Leia um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente para responder à questão. Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>.
Acesso em: 23 jul. 2018.
Enunciado:
Na frase “A criança e o adolescente têm direito à liberdade”, o verbo ter manterá a mesma forma, ainda que o sujeito seja trocado por:
Questões relacionadas
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
A adição de um soluto à água altera a temperatura de ebulição desse solvente. Para quantificar essa variação em função da concentração e da natureza do soluto, foram feitos experimentos, cujos resultados são apresentados abaixo. Analisando a tabela, observa-se que a variação de temperatura de ebulição é função da concentração de moléculas ou íons de soluto dispersos na solução.
Volume
de
água
(L)
Soluto
Quantidade de
matéria de
soluto
(mol)
Temperatura
de
ebulição
(°C)
1
-
-
100,00
1
NaCℓ
0,5
100,50
1
NaCℓ
1,0
101,00
1
sacarose
0,5
100,25
1
CaCℓ 2
0,5
100,75
Dois novos experimentos foram realizados, adicionando-se 1,0 mol de Na2SO4 a 1 L de água (experimento A) e 1,0 mol de glicose a 0,5 L de água (experimento B). Considere que os resultados desses novos experimentos tenham sido consistentes com os experimentos descritos na tabela. Assim sendo, as temperaturas de ebulição da água, em °C, nas soluções dos experimentos A e B, foram, respectivamente, de
- História | 4.1 Alta Idade Média
As imagens acima retratam a mesma passagem bíblica – a dúvida do apóstolo Tomé diante do Cristo ressurrecto. A primeira, acima, é uma ilustração medieval do saltério de Saint Albans, do século XII (“A dúvida de São Tomé”, artista desconhecido), e a segunda, abaixo, é a pintura de Caravaggio “A incredulidade de São Tomé”, de 1599.
A partir da análise dessas ilustrações e dos conhecimentos sobre o papel das imagens no período medieval e no período moderno, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Enquanto as imagens produzidas no medievo tinham a função de evangelizar os fiéis dentro e fora dos templos, as pinturas produzidas no período de Caravaggio tinham a função de promover a fé católica por meio da arte barroca, em reação à Reforma Protestante.
( ) Enquanto as ilustrações produzidas na Idade Média serviam para combater heresias, as pinturas barrocas tinham o objetivo de questionar a contrarreforma, para se alinhar aos ideais humanistas do século XVII.
( ) Ambas as ilustrações indicam a intenção da Igreja Católica em renunciar ao seu poder político, motivo pelo qual esses exemplos enfatizam passagens de dúvida e de angústia.
( ) Enquanto as produções de ilustrações medievais eram anônimas, imprimindo uma interpretação simbólica para passagens e personagens religiosos, as pinturas de Caravaggio e de outros artistas barrocos conferiam maior dramaticidade e realismo aos personagens bíblicos, com dinamismo e jogos de claro-escuro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Um professor de Matemática afixou um mapa na parede e marcou dois pontos da cidade, indicados por A e B, ligando-os por uma reta representada pela equação x - 2y = 5. Depois, ele marcou os pontos C e D fora dessa reta e disse que os pontos A, B, C e D são dados pelos pares ordenados (7, -1), (3, -1), (-1, -3) e (-3, 1).
Quais pares ordenados representam os pontos A e B?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
10. Elabora las preguntas para las siguientes respuestas:
a) Pregunta: — ¿ ...........................................................................?
Respuesta: — Sí, en mi barrio hay una panadería.
b) Pregunta: — ¿ ...........................................................................?
Respuesta: — No, en mi ciudad no hay ningún cine
c) Pregunta: — ¿ ...........................................................................?
Respuesta: — Sí, en mi escuela hay una papelería.
d) Pregunta: — ¿ ...........................................................................?
Respuesta: — No, en mi barrio no hay ningún banco.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A ideia de que a razão, a mais alta faculdade intelectual do homem, interessa-se apenas pelos instrumentos, ou melhor, é ela mesma apenas um instrumento, é formulada de modo mais claro e aceita mais amplamente hoje do que no passado. [...] O indivíduo outrora concebeu a razão exclusivamente como um instrumento do eu. Agora, ele experiência o inverso dessa autodeificação. A máquina ejetou o piloto; ela corre cegamente pelo espaço. No momento da consumação, a razão tornou-se irracional e estultificada.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Editora da UNESP, 2015.
A crítica realizada por este sociólogo está relacionada ao(à)