O povo brasileiro se formou com a união de culturas diferentes.
Muitos hábitos e costumes dos brasileiros de hoje tiveram origem no contato com diferentes povos.
Fazem parte dos hábitos alimentares dos brasileiros: a mandioca, a abóbora, o feijão, o amendoim, a batata-doce, o cará, que na verdade são raízes, frutos e sementes que o povo nativo do Brasil consumia.
O texto se refere à alimentação dos
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(FUVEST 2011 1° FASE) Poema ZEN,Pedro Xisto, 1966.
Diagrama referente ao poema ZEN.
Observe as figuras acima e assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Por que as pessoas de cor branca têm mais anos de estudo do que os negros?
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
A crescente resistência humana a antibióticos poderá fazer com que esses medicamentos não sejam mais eficazes em um futuro próximo, levando o mundo a uma era ‘pós-antibióticos’, na qual uma simples infecção na garganta ou um arranhão podem ser fatais, afirma a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Desde a descoberta da penicilina em 1928 por Alexander Fleming, diversos outros antibióticos foram sintetizados pela indústria farmacêutica. Na estrutura da benzilpenicilina, conhecida como penicilina G, o grupo R corresponde ao radical benzil que aumenta a lipossolubilidade da estrutura.
A análise das informações permite inferir que o radical R citado apresenta uma estrutura correspondente a
- História | 6.06 EUA no Século XIX
Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: “A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra”.
TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: EncyclopædiaBritannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado).
Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte americanos do seu tempo
- Química | B. Espacial
(UNIT)
Cientistas americanos conseguiram explicar o caminho seguido pela carnitina, nutriente da carne vermelha, no organismo até aumentar os níveis de colesterol e consequentes riscos de doenças vasculares. A carne vermelha é considerada principal responsável por essas doenças e por acúmulo de gordura saturada nas artérias. No entanto, de acordo com o estudo esses riscos, não estão diretamente associados à gordura proveniente do consumo de carne. A flora intestinal é fator importante para a compreensão do processo de deposição de gordura nas artérias. A carnitina é responsável pela maior parte do metabolismo celular de lipídios, mas é transformada por bactérias do órgão em trimetilamina, TMA, metabolizada no fígado em óxido de trimetilamônio, TMAO, diretamente relacionado com o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. Os resultados apoiam a ideia de quanto menos carne vermelha melhor, pois, além de reduzir o número de bactérias que se alimentam de carnitina, pode diminuir o risco atribuído ao consumo de carne.
Considerando-se o caminho seguido pela carnitina no organismo e algumas propriedades físicas das substâncias químicas envolvidas nesse processo, é correto afirmar: