(FUVEST 2011 1° FASE) Poema ZEN,Pedro Xisto, 1966.
Diagrama referente ao poema ZEN.
Observe as figuras acima e assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(PUC-SP) Um aluno colocou um objeto “O” entre as superfícies refletoras de dois espelhos planos associados e que formavam entre si um ângulo θ, obtendo n imagens. Quando reduziu o ângulo entre os espelhos para θ/4 passou a obter m imagens. A relação entre m e n é:
- História - Fundamental | 01. Minha vida de criança
Os museus nos mostram como as pessoas de outras épocas e lugares pensavam, viviam, se relacionavam, estudavam, etc. Todo museu colabora com a preservação da história de um lugar, de um povo e de uma época.
Coloque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Museu é um lugar de preservação da memória.
( ) Museu é um espaço de brincadeira.
( ) Museu é um espaço onde ficam guardados objetos para serem pesquisados.
( ) Museu é um espaço de conhecimento que educa.
( ) Museu é um espaço que não preserva a nossa história.
( ) Existem muitos tipos de museus.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Disponível em: http://algarveturistico.com/wp-content/uploads/2009/04/ptm-ginastica-ritmica-01.jpg. Acesso em: 01 set. 2010 (Foto: Reprodução/Enem)
O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é:
- Química | A. Plana
(ULBRA) No capítulo O Jardim de Mendeleiev, Sacks discorre sobre uma de suas paixões, a Tabela Periódica. Segundo suas palavras, “A Tabela Periódica era incrivelmente bela, a coisa mais bela que eu já vira. Eu nunca seria capaz de analisar adequadamente o que ‘beleza’ significava neste caso para mim – simplicidade? Coerência? Ritmo? Inevitabilidade? Ou talvez a simetria, a abrangência do fato de cada elemento estar firmemente encerrado em seu lugar, sem lacunas, sem exceções, cada coisa subentendendo todo o resto.”
(SACKS, O. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002).
Usando a Tabela Periódica dos Elementos, indique se cada afirmação abaixo é Verdadeira ou Falsa.
I. O metal alcalino do terceiro período e o calcogênio de menor massa atômica formam um composto iônico de fórmula Na2O.
II. O ferro forma dois cátions estáveis: Fe2+ e Fe3+. As fórmulas dos cloretos desses cátions são, respectivamente, Fe2Cl e Fe3Cl.
III. Os elementos carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio formam diversos compostos covalentes, como, por exemplos, a ureia, representada pela fórmula estrutural abaixo.
IV. A fórmula C2H6O pode representar compostos diferentes como o etanol e o metóxi-metano.
A sequência correta é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
O diálogo consiste em uma conversação entre duas ou mais pessoas, ou entre duas ou mais personagens de uma obra de ficção, podendo ser uma obra literária numa forma também dialogada. Além disso, uma composição em que as vozes ou os instrumentos se alternam ou se respondem.
Leia o artigo a seguir e responda a questão.
Diálogo entre pais e filhos
por Suely Buriasco
Em contrapartida à evolução tecnológica no mundo, cada vez mais se evidencia a dificuldade de comunicação nos lares e muitos pais se sentem intimidados sem saber como desobstruir os canais de diálogo com seus filhos. A comunicação truncada reflete imensa dificuldade de entendimento dos familiares causando grande confusão e desarmonia.
A imprensa registra comumente casos alarmantes que confirmam o desconhecimento dos pais em relação aos pensamentos, ideias e vontades dos filhos. Sem saber como agir o distanciamento alcança ponto tão crítico que os pais só chegam a detectar diferença nos comportamentos dos filhos diante de uma situação crítica e, muitas vezes, de difícil retorno. A necessidade de aproximação entre pais e filhos é premente!
Conquistar a confiança dos filhos é um trabalho que deve ser iniciado desde os primeiros contatos com o bebê, pois, a dependência da criança facilita que se estreitem esses laços que serão estimulados no futuro à medida que ela passa a ser mais independente. O que comumente acontece é que os pais não acompanham a evolução emocional dos filhos, acreditando que eles sempre estarão cumprindo as suas determinações e quando percebem o equívoco se revoltam promovendo grande afastamento. É preciso que se compreenda que confiança pressupõe respeito e, filhos que não se sintam ouvidos e considerados, não se sentirão seguros e acabarão por reprimir-se.
O clima de confiança estabelece-se, pois, a partir da consideração entre pais e filhos. Para conquistar a criança é preciso ouvi-la com atenção. Fazer perguntas que a façam perceber o quanto você se importa com o que acontece com ela; muito diferente de inquirir como se estivesse querendo invadir a sua privacidade.
Mesmo para discordar é preciso ter tato, demonstrar deferência e atenção à individualidade do filho. A crença de que não faltará compreensão por parte dos pais induzirá o filho a contar com eles em suas dificuldades pessoais e de relacionamentos com os colegas.
Sendo maior a proximidade entre pais e filhos será sempre mais fácil para os pais perceberem qualquer comportamento estranho nos filhos ou saber por eles de algo que estranhem nos amigos. Com certeza, isso poderá evitar tantos dissabores e até tragédias que se tornaram comuns entre os jovens.
Fonte: http://www.konvenios.com.br/conteudo.php?codItem=20833 – 9/10/2011 – adaptado.
O foco central do artigo quanto ao bom relacionamento entre pais e filhos é