Por que as pessoas de cor branca têm mais anos de estudo do que os negros?
Questões relacionadas
- História | 5.1 Expansão Marítima
(FUVEST 2020 1º FASE) A imagem a seguir refere-se às principais rotas de comércio da África do Norte e Ocidental, no século XV.
Eric Wolf, A Europa e os Povos sem História (trad.). São Paulo: Edusp, 2005.
Em relação às rotas comerciais representadas no mapa, é correto afirmar que elas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Fenômenos epigenéticos levam a modificações do DNA e das histonas, que influenciam o remodelamento da cromatina e, consequentemente, a disponibilização ou não de genes para a transcrição.
ARRUDA, I. T. S. Epigenética. Genética na Escola, n. 1, 2015 (adaptado).
Esses fenômenos atuam na
- Física | A. Escalar
(UNESP) O limite máximo de velocidade para veículos leves na pista expressa da Av. das Nações Unidas, em São Paulo, foi recentemente ampliado de 70 km/h para 90 km/h. O trecho dessa avenida conhecido como Marginal Pinheiros possui extensão de 22,5 km. Comparando os limites antigo e novo de velocidades, a redução máxima de tempo que um motorista de veículo leve poderá conseguir ao percorrer toda a extensão da Marginal Pinheiros pela pista expressa, nas velocidades máximas permitidas, será de, aproximadamente,
- História | A. Grécia
(UDESC) “Mas, já que estamos a examinar qual é a constituição política perfeita, sendo essa constituição a que mais contribui para a felicidade da cidade... os cidadãos não devem exercer as artes mecânicas nem as profissões mercantis; porque este gênero de vida tem qualquer coisa de vil, e é contrário à virtude. É preciso mesmo, para que sejam verdadeiros cidadãos, que eles não se façam lavradores; porque o descanso lhes é necessário para fazer nascer a virtude em sua alma, e para executar os deveres civis.
Aristóteles. A política. Livro IV, cap. VIII.
A partir da citação acima e de seus conhecimentos sobre a estrutura político-social da Grécia Antiga, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia com atenção o trecho extraído de um texto egípcio de cerca de 2000 a.C. e em seguida responda a questão
“Sê escriba. Não terás canseiras e ficarás preservado de outros tipos de trabalho. Não terás de transportar a enxada, a picareta e o cesto. Não terás de guiar o arado e serás poupado de todos os tipos de canseira. Deixa que te recorde o estado miserável do camponês: quando chegam os funcionários para fixar a taxa da colheita, as serpentes já levaram metade do cereal e o hipopótamo comeu o resto. O pássaro voraz é uma calamidade para os camponeses. O trigo que restava na eira desapareceu, os ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que pediu emprestados; além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulharem. E já o escriba atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita, com um séquito de servos armados de bastões núbios com ramos de palmeira.”
Sátira dos ofícios, citado por CAMINOS, Ricardo A. "O Camponês”; In:DONADONI, Sérgio, dir. O homem egípcio. Lisboa: Presença, l994 p.26.
a) Explique o que fazia um escriba e identifique a importância do seu ofício no mundo antigo.
b) Identifique outro tipo de ofício que é retratado no trecho e explique sua importância para as sociedades antigas.