“Na ditadura militar a escola era boa”. Essa frase era repetida inúmeras vezes para soar como verdade para alguns.
Como eram as escolas no regime militar?
Questões relacionadas
- Física
A figura a seguir representa um trecho de uma montanha russa na qual os carrinhos foram projetados para que cada ocupante não experimente uma força normal contra seu assento com intensidade maior do que 3,5 vezes seu próprio peso. Considerando que os carrinhos tenham velocidade de 5m/s no início da descida e que os atritos sejam desprezíveis, o menor raio de curvatura R que o trilho deve ter no seu ponto mais baixo vale em m
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(ESPCEX) Iniciado em 1948, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, e que, ainda hoje, está longe de ser resolvida.
A charge a seguir faz referência a esse conflito, apontando para o fato de que nem israelenses, nem palestinos são donos da razão numa região marcada pela violência.
Assinale a alternativa que indica a razão pela qual se deu o início do conflito palestino-israelense.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Embalagens de shampoo ou material de limpeza
- Primer
-Tinta acrílica – cores variadas
- Cola relevo preta
- Tesoura
- Tesoura de picotar
- Papel crepom
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai conversar com os alunos sobre as mácaras africanas. Falar dos
significados que elas tem e que elas podem transformar ou alterar a imagem das
pessoas. As máscaras tem um significado místico e importante na arte africana sendo
usadas nos rituais e funerais .
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_de_%C3%81frica
- Mostrar algumas imagens de máscaras africanas.
Disponível:https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/mascaras- africanas/
- Peça aos alunos que pesquisem sobre as máscaras. Como eram confeccionadas,em
quais ocasiões eram usadas e por quem, com quais materiais eram confeccionadas.
Fale que no dia 20 de Novembro é comemorado no Brasil o “Dia da Consciência
Negra”. Converse com seus alunos sobre a importância desse dia para todos os
brasileiros, a influência trazida pelos negros para a nossa cultura e as características
da cultura africana nos desenhos dos tecidos, nas comidas, na música, na religião, etc.
- Proponha que, inspirados nas máscaras africanas, criem suas próprias máscaras
utilizando diferentes materiais e bases.
- Esse momento é muito importante para que experimentem materiais novos, que
misturem materiais como: papéis, EVA, tecidos, tintas, fios, papelão, entre outros.
- Solicite aos alunos que tragam com antecedência algumas embalagens de shampoo
ou material de limpeza, limpos, vazios para a sala de aula.
- Separe a turma em grupo de 04 alunos.
- Coloque todo o material exposto em local que possa ver visualizado pelos alunos.
- Peça para escolherem em qual embalagem vai querer criar a máscara. Lembre
sempre os alunos para pensarem nas imagens que foram projetadas das máscaras
africanas.
-Instrua os alunos para, antes de começar a criar, passar duas demãos de Primer sobre
a embalagem e esperar secar. Este primer serve para melhor fixação da tinta.
- Risque a máscara africana e pinte com tinta acrílica fosca.
- Faça linhas com a cola relevo e finalize cortando o papel crepom com a tesoura de
picotar para fazer os cabelos.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/mascaras/
A COR NA ARTE
- História | 2.2 Período Regencial
(ESPCEX) Pedro I abdicou do trono, em 1831, em favor de seu filho Pedro de Alcântara, iniciando-se no Brasil o Período Regencial. A partir de 1840 e durante todo o período imperial, a vida política do País passou a ser dominada pelos
- Geografia | 6.2 Energia
Disponível em: https://www.skyscrapercity.com. Acesso em: 12 jul. 2019 (adaptado).
Nas regiões assinaladas, estão instalados os principais parques geradores de energia: