TEXTO I
Uma filosofia da percepção que queira reaprender a ver o mundo restituirá à pintura e às artes em geral seu lugar verdadeiro.
MERLEAU-PONTY, M. Conversas: 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
TEXTO II
Os grandes autores de cinema nos pareceram confrontáveis não apenas com pintores, arquitetos, músicos, mas também com pensadores. Eles pensam com imagens, em vez de conceitos.
DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983 (adaptado).
De que modo os textos sustentam a existência de um saber ancorado na sensibilidade?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Pronomes
Leia o texto a seguir.
Para saber até que ponto dinheiro compra felicidade, estatísticos analisaram um banco de dados gigantesco nos EUA. Descobriram um valor a partir do qual mais riqueza não significa mais bem-estar: R$ 11 mil por mês.
Para ser feliz, então, o importante não é ser rico, mas sim não ser pobre, revelam entrevistas feitas com mais de 450 mil americanos.
Os pesquisadores Daniel Kahneman e Angus Deaton, da Universidade de Princeton (EUA), descobriram que gente solitária se sente muito infeliz até em comparação com quem tem um problema crônico de saúde. Ter filhos, por outro lado, traz felicidade. Mas, curiosamente, em média, o efeito é menor do que o de ter um plano de saúde.
A pesquisa feita mostra também uma correlação entre envelhecer e se sentir mais feliz. Aparentemente, os anos fazem com que as pessoas aprendam a lidar com as dificuldades.
O fator campeão de bem-estar, porém, é ser uma pessoa religiosa. Angus Deaton esboçou uma explicação sobre isso: “Quem vai à igreja faz amigos por lá, e isso tem um impacto muito bom. A religião também ajuda os fiéis a entender algumas questões mais difíceis da vida e isso pode servir de apoio em tempos difíceis. Além disso, muitas igrejas oferecem cuidado médico e apoio social.” A fé é o único fator que consegue ganhar até do dinheiro na busca pela felicidade.
MIOTO, R. A felicidade custa R$ 11 mil. Folha de São Paulo. São Paulo, 07 set. 2010. Ciência. p. A13.
(Fragmento)
Assinale a alternativa em que o pronome em destaque foi usado para retomar uma ideia anteriormente mencionada.
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
As Zonas Econômicas Especiais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral oriental da China.
Fonte: http://geoodomundo.blogspot.com/2011/06/nova-china.html Acesso em: 3/07/2011
Com base nas informações do texto e do mapa CITE as bases de formação e consolidação das ZEE.
- Geografia | A. Globalização
Uma modalidade muito comum da mão de obra mais barata no exterior é a da produção por contrato, na qual se encomenda a produção de bens acabados ou de componentes. Esses bens ou componentes são então importados para o país da sede, ou outros, a fim de serem montados ou vendidos. Existe ainda a alternativa de serem vendidos no próprio país do contratante. [...] Empresas como a Nike lançam mão da produção por contrato no mundo inteiro.
DERESKY, Helen. Administração Global: estratégica e interpessoal. Editora Bookmam, 2008. p. 173.
Essa modalidade de produção e comercialização está inserida no contexto do (da)
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(EPCAR) Considere duas calçadas r e s, paralelas entre si, a uma distância de 6 m uma da outra.
Duas pessoas distantes 5 m uma da outra se encontram nos pontos A e B definidos na calçada s.
Na calçada r está uma placa de parada de ônibus no ponto X que dista 10m da pessoa posicionada em A.
Quando a pessoa em A se deslocar para P sobre o segmento a distância que irá separá-la da pessoa posicionada no ponto B, em metros, será de:
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UNESP) A tabela contém dados extraídos de A formação do capitalismo dependente no Brasil, 1977, de Ladislau Dowbor, que se referem ao preço médio de um escravo (sexo masculino) no Vale do Paraíba
Indique a alternativa, que pode ser confirmada pelos dados apresentados na tabela: