(UNIC) A hemofilia é uma doença causada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X. Uma mulher com o fenótipo normal tem uma mãe portadora, um pai com fenótipo normal e um irmão com a doença.
A probabilidade de essa mulher, ao se casar com um homem normal, ter um descendente com hemofilia é de:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(IFSP) Existem dois tipos de divisão celular que servem para a produção de células-filha, a fim de desenvolver o organismo e/ou repor células dos tecidos ou para a sua reprodução. Na espécie humana, há, em indivíduos normais, 46 cromossomos, sendo que, para indivíduos do sexo masculino: 46 X,Y e, para indivíduos do sexo feminino: 46XX. Assinale a alternativa que explica corretamente a divisão celular em um indivíduo do sexo masculino que produz gametas e a divisão celular em um indivíduo do sexo feminino que produz células somáticas, em que constem, respectivamente, em cada um dos indivíduos: 1) nome da divisão celular; 2) quantas células-filha são resultantes; 3) o número de cromossomos; e 4) componente(s) do par sexual.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.6 Complemento Verbal
Texto base: CurriculoAvaliacao 9524
Texto para a questão. Imprensa francesa não perdoa Thiago Silva após PSG levar seis do Barcelona O jornal L’équipe disse que o brasileiro não pode ser considerado um líder e frisou que ele não estava em campo na primeira partida, quando o time francês fez 4 a 0 A virada histórica realizada na última quarta-feira (8 de março) pelo Barcelona em cima do Paris Saint-Germain ainda está dando muito o que falar. Pelo lado francês, a mídia local tem sido extremamente crítica ao futebol apático apresentado por toda a equipe, principalmente da dupla de zaga brasileira, Marquinhos e Thiago Silva. O jornal Le Figaro relembrou o choro de Thiago Silva nas oitavas de final, antes das disputas de penalidades contra o Chile na Copa do Mundo e o chamou de covarde. “Desde o ocorrido na Copa de 2014, o zagueiro conhecido como O Monstro tem sido chamado de medroso pelos críticos. Entenda como covarde. Que some nos jogos grandes”, escreveu o jornal. Já o L’équipe foi ainda mais crítico em relação ao zagueiro brasileiro. Segundo o jornal, Thiago Silva não pode ser considerado um líder, além disso, não estava em campo na primeira partida quando o time francês fez 4 a 0 no Barça e também rememorou o choro de 2014. Disponível em:<www.foxsports.com.br/news/295574-imprensa-francesa-nao-perdoa-thiago-silva-apos-psg-levar-seis-do-barcelona>. Acesso em: 21 mar. 2017.
Enunciado:
O verbo é completado por objeto direto na frase:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema. Noturno O apito do trem perfura a noite.
As paredes do quarto se encolhem.
O mundo fica mais vasto. Tantos livros para ler
tantas ruas por andar
tantas mulheres a possuir... Quando chega a madrugada
o adolescente adormece por fim
certo de que o dia vai nascer especialmente para ele. PAES, José Paulo. Noturno. In: Prosas seguidas de Odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Releia os seguintes versos.
As paredes do quarto se encolhem.
O mundo fica mais vasto.
Pode-se afirmar que, nesses versos, é estabelecida uma ideia de
- Arte - Fundamental | 04. Arte africana
Materiais:
Tinta acrílica ou látex de cores variadas;
Lápis macio (tipo 2B, 4B)
Pincéis finos e grossos;
Parede da escola ou da comunidade que possa ser pintada;
Fita adesiva larga;
Imagens impressas ou Datashow com as imagens projetadas.
Atividade:
- Apresente para a turma os geometrismos presentes na arte e arquitetura africana.
*Casas do povo Ndebele, África do Sul:
Veja também:
Cada casa desta vila africana é uma verdadeira obra de arte
http://www.hypeness.com.br/2014/07/cada-casa-desta-vila-africana-e-uma-obra-de-arte/
- Na parede a ser pintada, faça desenhos geométricos com traços bem leves.
Exemplo:
- Em cima das linhas do desenho, cole pedaços de fita adesiva.
- Com roupas apropriadas para pintura, posicione os alunos em frente à parede.
- Cada aluno ficará responsável por pintar uma parte da parede.
- Após a pintura, retire, delicadamente, as fitas adesivas.
- Oriente os alunos para preencherem os espaços da cor original da parede com a tinta preta, fazendo assim o contorno das formas geométricas.
- Compare a pintura realizada com as produções africanas.