Observe o seguinte trecho do Hino Nacional:
(...)
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
(...)
Analisando a partir de uma visão biológica, a partir do trecho destacado acima, podemos assumir que:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
Somos um planeta vivo, Sofia! Somos um grande barco navegando ao redor de um sol incandescente no universo. Mas cada um de nós é um barco em si mesmo, um barco carregado de genes navegando pela vida. Se conseguirmos levar esta carga ao porto mais próximo, nossa vida não terá sido em vão.
GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia: Romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Os movimentos terrestres descritos no texto acima são
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(UEG) A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de evidenciar a importância da diversidade biológica para a qualidade de vida da população humana. Sobre esse tema, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Primeiro passo
1.1. Professor, observe com a turma imagem, chamando a atenção deles para os seguintes aspectos: o que está escrito nos balões; o homem com os olhos vendados; o jeito que a boca do homem está aberta; a postura do corpo.
1.2. Explique aos alunos que no final da imagem está escrito: Quem “tá” ocupado reclamando não enxerga.
1.3. Solicite aos alunos que, em grupo, escrevam uma frase utilizando todas as informações contidas na imagem.
Disponível em:<http://clinicarenovavida.files.wordpress.com/2014/01/oportunidade.jpg?w=585> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos o texto.
2.2. Pergunte aos alunos qual a frase que eles mais gostaram. Solicite a eles que copiem a frase num papel A4 e façam uma linda ilustração. (Professor, exponha os trabalhos dos alunos num lugar de destaque na escola.
Hoje é um novo dia, que se constrói com atitudes positivas.
De um novo tempo, que começa quando bons exemplos ganham espaço e motivam mudanças.
Nesses novos dias, as alegrias são de todos quando compartilhadas.
E todos os nossos sonhos serão verdade quando sonhados em conjunto.
O futuro já começou.
E terá mais cor e mais alegria, quando construído com tolerância e respeito.
Disponível em:<https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2016/11/historias-de-respeito-e-bons-exemplos-de-solidariedade-protagonizam-mensagem-de-final-de-ano-da-globo> Acesso em: 03 jan. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos que, em dupla, respondam às perguntas de acordo com as frases.
Frases
Respostas às perguntas
1) Hoje é um novo dia, que se constrói com atitudes positivas.
Quais são as atitudes positivas?
De um novo tempo, que começa quando bons exemplos
ganham espaço e motivam mudanças.
Quais são os bons exemplos
O futuro já começou.
O que vocês esperam do futuro?
Disponível em:<https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2016/11/historias-de-respeito-e-bons-exemplos-de-solidariedade-protagonizam-mensagem-de-final-de-ano-da-globo> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
- Física | 2.2 Dinâmica
(UFRGS) O cabo de guerra é uma atividade esportiva na qual duas equipes, A e B, puxam uma corda pelas extremidades opostas, conforme representa a figura abaixo.
Considere que a corda é puxada pela equipe A com uma força horizontal de módulo 780N e pela equipe B com uma força horizontal de módulo 720N Em dado instante, a corda arrebenta.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.A força resultante sobre a corda, no instante imediatamente anterior ao rompimento, tem módulo 60N e aponta para a __________. Os módulos das acelerações das equipes A e B, no instante imediatamente posterior ao rompimento da corda, são, respectivamente, __________, supondo que cada equipe tem massa de 300kg. - Matemática | 13.1 Noções Primitivas
Para se transpor um curso de água ou uma depressão de terreno pode-se construir uma ponte.
Na imagem, vemos uma ponte estaiada, um tipo de ponte suspensa por cabos (estais) fixados em mastros.
O esquema apresenta parte da estrutura de uma ponte estaiada do tipo denominado harpa, pois os estais são paralelos entre si. Cada estai tem uma extremidade fixada no mastro e a outra extremidade no tabuleiro da ponte (onde estão as vias de circulação).
De acordo com as informações relativas ao esquema, o número máximo de estais que estão fixados do ponto A ao ponto B e que têm a outra extremidade na semirreta BC é: