Muitas revoltas aconteceram no período regencial. Era uma resposta à insatisfação popular. Ligue os nomes de cada uma das revoltas a seguir a seus elementos e/ou características.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O mundo além da Europa foi dividido entre Portugal e Espanha.
Como foi chamada essa divisão?
- Matemática - Fundamental | 2.1 Conjuntos dos Números Inteiros
Quebra-cabeça
O jigsaw puzzle, como é chamado em inglês, não foi criado com o objetivo de ser um passatempo, mas para ajudar nas aulas de geografia. O nome deriva justamente do modo como ele foi criado.
Por volta de 1760, John Spilsbury, em Londres, fez o primeiro quebra-cabeça usando madeira e o desenho de mapas. O enigma foi criado para ser um material didático, um atlas interativo.
Disponível em: < http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1249296-16107,00-CONSOLO+EM+CRISES+QUEBRACABECA+NASCEU+EM+AULA+DE+GEOGRAFIA.html>. Acesso em: 27 dez. 2018
Fonte: Elaborado pelo autor
No quebra-cabeça acima deve conter todos os números inteiros positivos de 1 a 9 sem repetir nenhum. O resultado da soma entre os valores das linhas verticais, horizontais e diagonais, conforme mostra a figura, deve ser sempre 15. Para completa-lo a sequência correta com os respectivos valores de a, b, c e d é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o Texto a seguir. Logo o Núcleo Bandeirante, conjunto habitacional para alojar os funcionários da Novacap, foi montado e a cidade [Brasília] passou a receber milhares de migrantes e estrangeiros [...] em meados de 1957. Esses trabalhadores de Brasília foram apelidados de ‘candangos’. Enfrentavam jornadas de até 14 horas de trabalho, solários iniciais irregulares. Vinham de toda parte do país, especialmente do nordeste. ‘[...] Traziam nas roupas, na sola do pé, no rosto, a poeira vermelha levantada pelos raros caminhões que passavam por aquelas redondezas, vindos dos confins do sertão [...]. Instalavam-se onde dava – pois a cidade ainda era de todos e de ninguém: desbastavam o mato e armavam abrigos de lona como podiam, apenas para dormir – dormir e sobreviver. PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O Brasil de Juscelino Kubitscheck. São Paulo: Landy, 2006. p. 147. (Fragmento)
Enunciado:
A construção da nova capital nacional foi um dos principais projetos políticos de Juscelino Kubitscheck. Considerando o contexto político e socioeconômico do Brasil neste período.
Analise o processo de construção da nova capital federal, identificando as dificuldades apontadas pelo autor neste empreendimento de JK.
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Os dados a seguir se referem ao comércio entre os EUA e a UE entre 2009 e 2012.
Proposta de zona de livre comércio UE-EUA. Disponível em: <http://www.rac.com.br/_conteudo/2013/02/infografico/30731-proposta-de-zona-de-livre-comercio-ue-eua.html#inline_content >. Acesso em: 27 dez. 2014.
a) A partir dos dados presentes no gráfico, cite duas características do comércio entre a UE e os EUA.
b) Explique o que é uma zona de livre comércio e como ela, caso seja construída entre EUA e UE, deve ajudar a expandir as trocas comerciais.
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia para os alunos a primeira parte história da “Menina do leite”.
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul, e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, pergunte aos alunos qual era o foco da menina.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia para os alunos a segunda parte história da “Menina do leite”.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganharei uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2.2. Professor, pergunte aos alunos se a menina pensava como uma pessoa empreendedora. Peça que justifiquem suas respostas de acordo com a história.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia para os alunos a terceira parte história da “Menina do leite”.
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Professor, retome com os alunos a primeira pergunta que você fez a eles: qual era o foco da menina. Relembre as respostas que eles deram.
3.3. Pergunte aos alunos:
a) A menina teve foco enquanto ia para a cidade? Explique sua resposta.
b) Ser distraída é uma atitude de um empreendedor que tem foco no que faz? Por quê?
c) O que podemos aprender com a atitude da personagem da história “Menina do leite”?