Explicaê

01

Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)


Enunciado:

1. Primeiro passo  

1.1. Professor, leia para os alunos a primeira parte história da “Menina do leite”.

 

A menina era só alegria.

Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.

Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul, e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.

 

Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]  

1.2. Professor, pergunte aos alunos qual era o foco da menina.  

  2. Segundo passo  

2.1. Professor, leia para os alunos a segunda parte história da “Menina do leite”.  

   

Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.

A menina também, não conseguia parar de pensar.

"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."

"Depois, choco os ovos e ganharei uma dúzia de pintinhos."

"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."

"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."

"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."

"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."

"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."

 

Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]  

2.2. Professor, pergunte aos alunos se a menina pensava como uma pessoa empreendedora. Peça que justifiquem suas respostas de acordo com a história.  

  3. Terceiro passo  

3.1. Professor, leia para os alunos a terceira parte história da “Menina do leite”.  

   

A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.

 

Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]  

3.2. Professor, retome com os alunos a primeira pergunta que você fez a eles: qual era o foco da menina. Relembre as respostas que eles deram.  

3.3. Pergunte aos alunos:  

a) A menina teve foco enquanto ia para a cidade? Explique sua resposta.  

b) Ser distraída é uma atitude de um empreendedor que tem foco no que faz? Por quê?  

c) O que podemos aprender com a atitude da personagem da história “Menina do leite”?