(UECE) “As histórias que cercam o Buraco das Araras em Jardim, a 239 Km de Campo Grande, são parte do passeio. Os turistas que visitam o atrativo turístico ouvem dos guias as teorias para o surgimento da dolina.”
Com direito a lendas, Buraco das Araras é passeio imperdível em MS 26/12/2013 06h11 -
Atualizado em 26/12/2013 06h15http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/12/com-direito-lendas-buraco-das-araras-e-passeio-imperdivel-em-ms.html.
As dolinas são depressões que podem ocorrer em litologias cársticas. Sobre esta forma de relevo, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(EEAR) Em uma panela foi adicionada uma massa de água de 200 g à temperatura de 25°C. Para transformar essa massa de água totalmente em vapor a 100°C, qual deve ser a quantidade total de calor fornecida, em calorias?
(Considere calor específico da água c = 1 cal/g°C)
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Uema) (...) Uma opinião diversa da minha, um modo de se comportar oposto ao meu, obriga-me a refletir. Eu me questiono o que enriquece minha maneira de ver, de pensar e de agir. Enfim, o outro me faz progredir e ajuda-me na construção de minha personalidade. Não se trata de aceitar, sem refletir, os modismos ou de ser um cata-vento girando aos quatro ventos. Trata-se, somente, de se abrir ao mundo exterior, de ficar atento aos outros; ou seja, de estar pronto a compreender, reagir, construir. O racismo somente será vencido quando nós soubermos dizer ao outro um “muito obrigado”, tanto maior quanto maiores forem as diferenças entre nós.
JACQUARD, Albert. Todos semelhantes, todos diferentes. São Paulo: Augustos, 1993.
Os seres humanos se percebem na relação social com o outro e esse outro, dentro de um possível, nos leva a refletir sobre o nosso modo de ser, de pensar e de agir. Na relação do eu – outro se constrói:
- Física | 2.6 Hidrostática
(BAHIANA)
A figura representa uma seringa contendo uma vacina que promove a proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Considerando-se o medicamento como um fluido ideal e o escoamento como estacionário durante a injeção dessa vacina, com base nos conhecimentos de hidrodinâmica, pode-se afirmar corretamente que a:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
TEXTO I
Estratos
Na passagem de uma língua para outra, algo sempre permanece, mesmo que não haja ninguém para se lembrar desse algo. Pois um idioma retém em si mais memórias que os seus falantes e, como uma chapa mineral marcada por camadas de uma história mais antiga do que aquela dos seres viventes, inevitavelmente carrega em si a impressão das eras pelas quais passou. Se as “línguas são arquivos da história”, elas carecem de livros de registro e catálagos. Aquilo que contêm pode apenas ser consultado em parte, fornecendo ao pesquisador menos os elementos de uma biografia do que um estudo geológico de uma sedimentação realizada em um período sem começo ou sem fim definido.
HELLER-ROAZEN, D. Ecolalias: sobre o esquecimento das línguas. Campinas: Unicamp, 2010.
TEXTO II
Na reflexão gramatical dos séculos XVI e XVII, a influência árabe aparece pontualmente, e se reveste sobretudo de item bélico fundamental na atribuição de rudeza aos idiomas português e castelhano por seus respectivos detratores. Parecer com o árabe, assim, é uma acusação de dessemelhança com o latim.
SOUZA, M. P. Linguística histórica. Campinas: Unicamp, 2006.
Relacionando-se as ideias dos textos a respeito da história e memória das línguas, quanto à formação da língua portuguesa, constata-se que
- Geografia | 5.1 População
(UNISC) As migrações internacionais têm promovido muitas discussões, especialmente, nos últimos meses. Elas são impulsionadas por diversidades regionais, conflitos bélicos, transformações econômicas, sociais, políticas, culturais e ideológicas, oportunidades de trabalho e outros diversos motivos. O Brasil, há muitos anos, se insere nesse contexto, tanto no que se refere ao recebimento de estrangeiros quanto ao deslocamento de brasileiros para outros países. Nesse contexto, observe as afirmativas abaixo:
I. Na América Latina, até meados da década de 1970, o Brasil se caracterizou como uma área de evasão populacional. Contudo, a partir da década de 1980, o país passou a se configurar como um dos territórios de recepção migratória de latino-americanos.
II. O Brasil recebeu 268,5 mil imigrantes em 2010. Isto caracterizou um aumento de 86,7% em relação ao ano 2000 (143,6 mil). Os principais países de origem destes imigrantes foram os Estados Unidos e o Japão.
III. O Brasil, nos últimos anos, passou a receber muitos brasileiros que estavam no exterior. Do total de imigrantes internacionais, em 2010, (65,0%) eram brasileiros que estavam retornando.
IV. Os movimentos de migração para o Brasil aumentaram, ainda mais, em 2012. Isto ocorreu, especialmente, em função de imigrantes haitianos, bolivianos, espanhóis, franceses e americanos. Atualmente, o país conta com mais de 1,5 milhão de imigrantes legalizados.
Assinale a alternativa correta.