Dezenas de milhares de pessoas de varias regiões da colônia, principalmente de São Paulo, São Vicente, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, além de um numero extremamente expressivo de portugueses, dirigiram-se rapidamente para a região aurífera à medida que a notícia da descoberta de ouro nas minas Gerais se espalhava.
Diante desse quadro, pode-se afirmar que o ouro estimulou a produção de gêneros de muitos setores da economia brasileira. Cite um dos setores que desenvolveu e a sua finalidade.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNESP) De 400 mil a 40 mil anos atrás, pequenos grupos de neandertais se distribuíram por uma região que hoje abrange a Europa, o oeste da Ásia e o Oriente Médio. Desde o sequenciamento do genoma neandertal em 2010, os dados genéticos sugerem com frequência que, em algumas das ocasiões em que se encontraram, H. sapiens e neandertais se reproduziram e deixaram descendentes férteis. Por essa razão, populações humanas atuais sem ancestralidade exclusivamente africana abrigam em seu genoma trechos de DNA neandertal – não há evidências de que neandertais tenham vivido na África. Os especialistas defendem que essa pequena contribuição [dos neandertais] tenha influenciado certas características dos seres humanos modernos. Vários estudos já associaram genes neandertais a traços mais vantajosos, como um sistema imune mais robusto [...], ou desvantajosos, como maior risco de desenvolver doenças como diabetes ou depressão. [...]
A ideia de que H. sapiens tenham convivido com neandertais não é nova. Antes dos estudos de DNA antigo, já existiam evidências arqueológicas dessa coexistência no Oriente Médio e na Europa. Cavernas em Israel e na Jordânia guardam resquícios de ocupação em sequência das duas espécies. Além disso, alguns fosseis [...] apresentavam traços mistos de H. sapiens e neandertal. (Ricardo Zorzetto. “Laços de família”. In: Pesquisa Fapesp, maio de 2021.)
O texto apresenta resultados recentes de pesquisas sobre a evolução humana e destaca, entre outros aspectos, a
- Geografia | 6.1 Agricultura
Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.
ALMEIDA, M. W. B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 55, 2004.
De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIFACS) Como um pregador que anuncia um inferno de “fogo e enxofre”, Nathan S. Lewis vem proferindo um discurso sobre a crise energética que é, ao mesmo tempo, aterrador e estimulante. Para evitar um aquecimento global potencialmente debilitante, o químico do California Institute of Technology, Caltech, afirma que a civilização deve ser capaz de gerar mais de 10 trilhões de joules de energia limpa e livre de carbono até 2050. O Sol lança mais energia sobre a Terra por hora do que a energia que a humanidade consome em um ano. Lewis ressalta que folhas artificiais que captem seus raios e produzam combustível químico em massa no local, de modo muito semelhante ao das plantas, queimem esse combustível para movimentar carros e gerar calor ou energia elétrica.
O laboratório de Lewis é um de vários que produzem protótipos de folhas, não muito maiores que chips de computadores, para produzir combustível de hidrogênio a partir de água, em vez da glicose gerada por folhas naturais. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a queima do hidrogênio é limpa. Para abastecer os Estados Unidos de energia, Lewis calcula que, em vez de dispositivos específicos, parecidos com chips, o país precisaria produzir películas de captação solar, finas e flexíveis, que saíssem de linhas de produção de alta velocidade, como jornais. Essas lâminas, ou membranas, deveriam ser de baixo custo como carpetes sob medida e, por fim, cobrir uma área de aproximadamente 53 mil km², equivalente à superfície da Paraíba, no Brasil. (REGALATO. COMO um pregador..., 2011).
Sabendo-se que a intensidade da energia solar que atinge a superfície terrestre é de 0,91 kW/m², é correto afirmar que a energia acumulada, em J, na folha artificial com área de 53 mil km², durante 10,0h de insolação, incidindo perpendicularmente sobre a superfície, é da ordem de
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2015 2º APLICAÇÃO)
Soy madre de un pequeño de 3 años y a partir del artículo “Desenchúfalo… ¡y a jugar!”, me puse a pensar en el tiempo que le dedico a mi hijo. Todos los días, cuando llego a mi casa, mi prioridad es mi hijo y nos turnamos con mi marido para ver quién cocina y quién se tira en el piso a jugar con Santiago. Nuestro hijo tiene toda tecnología a su disposición, porque su papá es técnico en sistemas, pero cuando llegamos a casa después de un agotador día laboral, nos desenchufamos los tres y usamos cualquier cosa que tengamos a mano: una pelota o una sábana para divertirnos. Esa pequeña terapia de risa es altamente curativa contra los bajones anímicos, contra el estrés, contra los pequeños enojos cotidianos, contra todo.
OVIEDO, P. Sophia, n. 130, ago. 2012 (adaptado).
O texto é uma carta de leitor sobre a reportagem “Desenchúfalo… ¡y a jugar!”, publicada em uma revista. Ao relatar sua experiência pessoal, a leitora retoma o tema da reportagem e confirma a necessidade de
- História | 6.14 Guerra Fria
(IFSP) A Revista Feminina de 1920 publicou um decálogo para as mulheres casadas, orientando-as para uma vida “do lar”, com honra e respeito. Alguns de seus itens eram:
I. “Ama teu esposo acima de tudo na terra e ama o teu próximo da melhor maneira que puderes, mas lembra-te de que a tua casa é de seu esposo e não do teu próximo. “ (...)
II. “Espera teu esposo em teu lar sempre em ordem e o semblante risonho, mas não te aflijas excessivamente se alguma vez ele não reparar nisso.” (...)
VI. “Lembra-te sempre que te casaste para partilhar com teu esposo as alegrias e as tristezas da existência. Quando todos o abandonarem fica tu a seu lado e diz-lhe: Aqui me tens! Sou sempre a mesma ! “(...)
X. “Se teu esposo se afastar de ti, espera-o. Se tardar em voltar,espera-o! Porque tu não és somente a sua esposa, és ainda a honra de seu nome. E quando um dia ele voltar, há de te abençoar!”
(Fonte: MALUF,M. Mott ,M.L. Recônditos do mundo feminino .In:SEVCENKO. (org) História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras,1998 v.3,pág.371-372,395-396)
Os mandamentos das mulheres casadas, citados acima, revelam que as mulheres brasileiras, no início do século XX,