O maior interesse dos portugueses em relação à América sempre foi a exploração de suas riquezas, desde o pau-brasil até os metais e as pedras preciosas. Além dessas riquezas, o clima e o solo da colônia eram muito bons para a agricultura, principalmente para plantar a cana-de-açúcar. De todas as riquezas extraídas da terra, a Coroa cobrava “ o quinto”.
(A) O que era “ o quinto”?
(B) A população colonial aceitava bem pagar esses impostos? Explique.
(C) No Brasil, ainda existe um tipo de “ quinto”? Explique.
Questões relacionadas
- Filosofia | 3. Medieval
(ENEM 2012)
TEXTO I
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras.
BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).
TEXTO II
Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha”.
GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).
Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que
- Química | 2.8 Radioatividade
(PUCRJ) Num processo de fissão nuclear, um nêutron colidiu com o núcleo de um isótopo do urânio levando à formação de dois núcleos menores e liberação de nêutrons que produziram reações em cadeia com liberação de grande quantidade de energia. Uma das possíveis reações nucleares nesse processo é representada por:
O produto X formado na fissão nuclear indicada acima, é um isótopo do elemento químico:
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(MACKENZIE) Certa grandeza física é medida, com unidades do Sistema Internacional (SI), em kg.m.s-2.Se as unidades de medida utilizadas fossem as do sistema CGC, no qual, massa é medida em gramas (g) comprimento, em centímetros (cm) e tempo, em segundos (s) a correta equivalência entre as unidades nesses sistemas, relativa à medida da referida grandeza física é
- Física
Pressão média
Um pedreiro, ao mover sua colher, dá movimento na direção horizontal a uma porção de massa de reboco, de 0,6 kg, que atinge perpendicularmente a parede, com velocidade de 8 m/s. A interação com a parede é inelástica e tem duração de 0,1 s. No choque, a massa de reboco se espalha uniformemente, cobrindo uma área de 20 cm2. Nessas condições, a pressão média exercida pela massa sobre os tijolos da parede é, em Pa,
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIT)
Enzimas são moléculas orgânicas de natureza proteica e agem nas reações químicas das células como catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade dos processos sem alterá-los. Geralmente, são os catalisadores mais eficazes, por sua alta especificidade.
Analisando-se o gráfico e com base nos conhecimentos a respeito dessas moléculas, é correto afirmar: