(UFRGS) Observe as figuras abaixo.
Considere as seguintes afirmações sobre o processo escravista no Brasil.
I. As relações sociais entre senhores e escravos, no Brasil, eram definidas pelo equilíbrio de poder estabelecido pela miscigenação, conferindo à experiência histórica brasileira o caráter de "democracia racial".
II. Os africanos deportados da África para a América desenvolveram mecanismos de sociabilidade, constituindo famílias e formas de identidades sociais.
III. A Lei Áurea, além da emancipação dos escravos, decretava uma série de benefícios sociais e políticos para os libertos.
Quais estão corretas?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 2.3 Multiplicação e Divisão com Números Inteiros
Texto base:
Leia o texto a seguir:
A persistência multiplicativa de um número inteiro é definida como o número de passos necessários para atingir um número de um só dígito através do processo interativo de multiplicação dos dígitos do número. Por exemplo, a persistência multiplicativa de 679 é 5, pois
A persistência de um número de um só dígito é 0. Sabe-se que existem números de persistência multiplicativa 11, mas não se tem a certeza se existem números de persistência multiplicativa igual ou superior a 12. Disponível em: http://algol.fis.uc.pt/quark/viewtopic.php?f=30&t=1080. Acesso em: 13 mar. 2015.
Enunciado:
Determine a persistência de:
A) 88
B) 2359
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(CFT-MG) Analise as afirmações a seguir e assinale (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.
( ) Ao segurar um corrimão de madeira e outro de metal, ambos à mesma temperatura, tem-se a sensação de que a madeira está mais quente porque ela conduz melhor o calor.
( ) Uma geladeira funcionando dentro de uma cozinha, sempre causará o aquecimento do ambiente.
( ) Considere dois materiais diferentes, de mesma massa e à mesma temperatura. Para que eles sejam aquecidos até atingirem uma mesma temperatura final, a quantidade de calor necessária será a mesma.
( ) Considere dois materiais iguais, de volumes diferentes e à mesma temperatura. Para que eles sejam aquecidos até atingirem uma mesma temperatura final, a quantidade de calor necessária será a mesma.
A sequência correta encontrada é
- Matemática | 10. Estatística
Sabe-se que o ácido tartárico é importante por colaborar com a preservação do gosto, da cor e da durabilidade de determinados alimentos.
De acordo com o padrão de qualidade estabelecido pela Portaria do Ministério da Agricultura, o teor médio de ácido tartárico em determinados produtos deve estar entre 0,6% e 0,9%.
Disponível em: http://www.abq.org.br. Acesso em: 30 maio 2017 (adaptado).
A tabela abaixo mostra os teores de ácido tartárico, em %, de 3 amostras de lotes de diferentes marcas de um produto.
Marca
Amostra 1
Amostra 2
Amostra 3
A
0,4
1,2
0,5
B
1,0
1,0
1,3
C
0,5
0,1
0,9
D
0,3
0,2
0,1
E
0,1
0,6
0,8
Com base nas informações do texto e da tabela, a marca desse produto que apresenta a média dos teores de ácido tartárico das amostras analisadas dentro da norma estabelecida é a marca
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Para resolver a questão, leia o trecho retirado do livro Breve Histórias do Mundo.
Graças a esse conhecimento matemático da natureza, foi possível entender e também explorar suas energias, que foram domesticadas para servirem ao homem e, muitas vezes, substituírem seu trabalho.
GOMBRICH, Ernst H. Breve história do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 267.
Segundo o autor do trecho,
- História | 1. Colônia
A compreensão cristã do encontro dos portugueses com os primeiros habitantes da América teve forte conotação maniqueísta: de um lado estava o bem, simbolizado pelos europeus na sua suposta busca pelo paraíso; de outro, o mal, representado pelos indígenas e suas práticas diabólicas.
Analise as afirmações abaixo acerca dessa compreensão.
I. Tal compreensão foi alimentada por considerações imprecisas de alguns viajantes que classificavam de “demoníacas” certas práticas culturais dos povos americanos.
II. A leitura das práticas dos povos americanos pelos europeus aliou a ideia da conquista de novas terras com o desejo de levar a palavra de Deus àquelas criaturas “demonizadas”.
III. O pensamento cristão português dissociava-se das ideias e políticas expansionistas; desse modo, a propagação da fé era desvinculada da empresa marítima.
É correto o que se afirma em