Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Os textos I e II estão relacionados ao uso do celular. Leia-os e resolva as questões.
TEXTO I
SEU CELULAR TAMBÉM É NOSSO
Espero que você atenda seu telefone para resolver um problema meu. Você não pode fugir disso
Ter um endereço fixo significa que sabemos dizer onde podemos ser encontrados. Tornar acessível esse endereço é se dispor ao encontro: indica que estamos disponíveis.
Antigamente, se alguém morava fora da área de entrega dos Correios, alugava uma Caixa Postal, e lá passava, de tempos em tempos, para recolher a correspondência.
Hoje, temos outras pertinências e ficamos independentes do espaço geográfico. Mas o celular, o e-mail, o Skype e o Facebook também são endereços, é claro.
À primeira vista, podemos imaginar que o aumento no número de endereços representa enorme soma de liberdade e acessibilidade. Mas, como tudo, esse excesso é uma faca de dois gumes.
Por um lado, sou acessível. Por outro, não posso deixar de sê-lo. Aquele a quem forneci as informações sobre como me encontrar está contando com essa possibilidade.
Resta a secretária eletrônica, usada em momentos de necessidade e, também, para atender a um desejo eventual de isolamento, um pouquinho que seja.
O celular é para uso de cada um, mas também para uso de todos que receberam aquele número. Do mesmo modo que os outros podem organizar uma festa e contar com a sua presença, também podem contar com os seus serviços, com o seu apoio.
Esses recursos todos, do endereço da residência ao endereço na nuvem da internet, são prolongamentos de si próprio, são o "si próprio" em outras dimensões.
Assim como você não pode deixar de retribuir a um cumprimento face a face (a não ser que queira fazer uma má-criação), não pode se ausentar de suas dimensões tecnológicas e virtuais. O outro conta com você. Você é o seu e-mail. Se você me deu o seu endereço eletrônico, é porque você o consulta e eu posso imaginar que a mensagem que te mandei tenha sido recebida.
O aparelho de celular pode ser seu, mas é meu também, quando quero falar com você. Eu conto com você atendendo o seu celular para resolver um problema meu. Fosse em 1900, eu precisaria mandar um mensageiro até você ou uma carta. O seu celular faz parte da programação do meu tempo. O ato de deixá-lo sem bateria ou desligado por muito tempo pode acarretar dificuldades para aqueles que te conhecem nas dimensões virtual e tecnológica.
Você não é mais apenas um corpo com uma localização geográfica. O outro com quem você compartilha o universo virtual é, também, alguém que te vê e te sente em todas as suas extensões.
MAUTNER, Anna Veronica. Seu celular também é nosso. Jornal Folha de São Paulo. 19 de jul. de 2011. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1907201101.html. Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
O objetivo comunicativo do texto II é fazer uma campanha contra o uso do celular ao volante. Relacione o texto I ao objetivo comunicativo do texto II.
- Língua Espanhola | 1.2 Competências e Habilidades para o ENEM
Dobru, mi Suriname, nuestro Caribe
Un profesor de holandés, idioma oficial de Suriname, no cesaba de hacer, en una de las clases, sarcásticos comentarios en detrimento de la lengua popular de sus habitantes, el Sranantongo, asegurando que era demasiado pobre para escribir en ella poesía. El entonces estudiante de secundaria, indignado con las injustas censuras que le dolían bien hondo, le llevó al otro día un poema, escrito por él en ese código lingüístico, que desmentían las absurdas aseveraciones del censor. La abuela del joven bardo montó en cólera cuando supo que los versos se referían a su supuesta muerte aunque terminó divirtiéndose mucho alegando que el nieto la había matado en vida.
Los rasgos del carácter, ya se sabe, se dejan ver desde la infancia y Robin “Dobru” Raveles, quien se convertiría después en un ferviente luchador por la identidad cultural y política de Suriname, y más tarde en el Poeta Nacional de ese país caribeño, anunciaba con sus actos, desde su niñez, que sería un hombre singular. La vida de este escritor, que a tres meses de obtener su título universitario de Derecho fue expulsado de la carrera por lanzar críticas al gobierno colonialista que dominaba su país, e internado por esa causa en prisión, ha sido recogida por la doctora Cynthia Abrahams en el título Robin “Dobru” Raveles, que tuvo por estos días, en la Feria Internacional del Libro de La Habana, su espacio en la Sala Nuestra América para ser presentado, siendo ello la primera participación de Suriname en el evento.
SAUTIÉ RODRÍGUEZ, M. Disponível em: www.granma.cubaweb.cu.
Acesso em: 20 fev. 2012 (adaptado).
O texto traz alguns apontamentos biográficos sobre Robin “Dobru” Raveles, poeta nacional do Suriname. Segundo esses apontamentos, a criação poética de “Dobru” foi marcada pela
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base:
Enunciado:
a) Para persuadir o leitor, a campanha educativa da ONG “SOS Mata Atlântica” se apoia em outro gênero textual. Qual é esse gênero e quais são as suas características discursivas?
b) Qual é a intencionalidade da ONG ao articular a imagem da seção do jornal com o texto verbal da campanha “As cidades crescem. A Mata Atlântica diminui.”?
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Qual é a diferença entre os valores de x e y que resolvem o sistema ?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Para você o que significa ter uma família?
Por que as famílias são diferentes umas das outras?
Escreva uma frase que identifique cada família representadas nas imagens anteriores.