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Enunciado:
As primeiras escolas no Brasil surgiram quando os portugueses chegaram às terras que hoje formam o Brasil, no ano de 1500, encontrando vários grupos indígenas. Observando esses grupos indígenas, os portugueses perceberam que os mais velhos ensinavam as crianças a pescar, caçar, coletar frutos, construir barcos e tudo o que eles precisavam saber para viver. Alguns anos depois, padres jesuítas foram enviados pelo Reino de Portugal e fundaram as primeiras escolas no Brasil.
As primeiras escolas fundadas no Brasil pelos jesuítas tinham como objetivo
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(UEMG) O tempo é um rio que corre. O tempo não é um relógio. Ele é muito mais do que isso. O tempo passa, quer se tenha um relógio ou não.
Uma pessoa quer atravessar um rio num local onde a distância entre as margens é de 50 m. Para isso, ela orienta o seu barco perpendicularmente às margens.
Considere que a velocidade do barco em relação às águas seja de 2 m/s e que a correnteza tenha uma velocidade de 4 m/s, determine o tempo de travessia e o deslocamento vetorial do barco.
Os valores obtidos são respectivamente
- Geografia | 5.1 População
Leia as afirmativas a seguir sobre o processo de urbanização, espaço urbano e problemas urbanos.
I - As cidades de uma rede urbana possuem diferentes graus de importância, o que estabelece uma hierarquia urbana, onde as cidades maiores exercem influência sobre as menores que estão sob suas respectivas áreas de influência.
II - Quando a população está distribuída de forma equilibrada entre as diferentes cidades da rede urbana de um país, pode-se afirmar que ocorre o processo de macrocefalia urbana.
III - A segregação espacial nas cidades, representada, por exemplo, pela existência de bairros pobres, também está presente em países ricos como os Estados Unidos.
IV - O processo de industrialização teve como consequências o surgimento de grandes aglomerações urbanas conhecidas como metrópoles e o aumento do processo de urbanização.
Das afirmações feitas, está(ão) correta(s)
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado por grande perda de peso, ausência de menstruação e distúrbio na vivência do peso ou da forma corporal. Fatores familiares, psicológicos, socioculturais e fisiológicos interagem entre si, predispondo, precipitando e/ou mantendo o transtorno. Anoréxicos têm medo doentio de engordar e experienciam uma grande necessidade de controle sobre o peso e a forma do corpo. Dietas exíguas, uso de laxantes, diuréticos e indução de vômito são estratégias para manter o peso e a forma corporal. O exercício também é uma estratégia para perder e controlar o peso, sendo praticado de maneira ritualizada e excessiva. O objetivo é alcançar um corpo ideal condizente com os padrões de beleza, eliminando as poucas calorias que o sujeito se permite ingerir.
CUMMING, G. et al. Experiências e expectativas em práticas de atividades físicas de pessoas com anorexia nervosa. Movimento, n. 2, 2009 (adaptado).
Uma causa determinante que contribui para a anorexia, vinculada ao exercício físico, é o(a)
- Geografia | 5.1 População
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas.
Geograficamente, o desenvolvimento humano no Brasil apresenta mudanças decorrentes dos seguintes fatores principais:
- Química | 1.7 Gases
A nitroglicerina é um líquido oleoso de cor amarelo-pálida, muito sensível ao choque ou calor. É empregada em diversos tipos de explosivos. Sua reação de decomposição inicia-se facilmente e gera rapidamente grandes quantidades de gases, expressiva força de expansão e intensa liberação de calor, conforme a equação da reação:
4C3H5N3O9ℓ -> 6N2(g) + 12CO2(g) + 10H2O(g) + O2(g)
Admitindo-se os produtos gasosos da reação como gases ideais, cujos volumes molares são iguais a 24,5 L, e tomando por base a equação da reação de decomposição da nitroglicerina, o volume total aproximado, em litros, de gases produzidos na reação de decomposição completa de 454 g de nitroglicerina será de
Dados: massa molar da nitroglicerina = 227g / mol; volume molar = 24,5L / mol (25ºC e 1 atm)