Explique como era a escolha dos governantes em cada fase do período republicano.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: Observe a imagem, leia o texto e responda à questão.
Esta é a onça-pintada. Ela tem pelo curto, amarelo-dourado com manchas arredondadas. Seu rugido espanta os outros animais. Mesmo assim, a onça está ameaçada de extinção. Há um bicho perigoso na mata. Aquele que caça por dinheiro. A pele da onça é valiosa e ela tem um desafio: escapar dele, o bicho-homem.
Animais de nossa terra. Márcia Riederer.Florianópolis: Cuca Fresca, 2003. Adaptado.
No trecho “A pele da onça é valiosa” a palavra destacada pode ser substituída, sem que a frase mude de sentido, por
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Os Velhos
Carlos Drummond de Andrade
Todos nasceram velhos — desconfio.
[185] Em casas mais velhas que a velhice,
em ruas que existiram sempre — sempre
assim como estão hoje
e não deixarão nunca de estar:
soturnas e paradas e indeléveis
[190] mesmo no desmoronar do Juízo Final.
Os mais velhos têm 100, 200 anos
e lá se perde a conta.
Os mais novos dos novos,
não menos de 50 — enormidade.
[195] Nenhum olha para mim.
A velhice o proíbe. Quem autorizou
existirem meninos neste largo municipal?
Quem infringiu a lei da eternidade
que não permite recomeçar a vida?
[200] Ignoram-me. Não sou. Tenho vontade
de ser também um velho desde sempre.
Assim conversarão
comigo sobre coisas
seladas em cofre de subentendidos
[205] a conversa infindável de monossílabos,
resmungos,
tosse conclusiva.
Nem me veem passar. Não me dão
confiança.
[210] Confiança! Confiança!
Dádiva impensável
nos semblantes fechados,
nos felpudos redingotes,
nos chapéus autoritários,
[215] nas barbas de milénios.
Sigo, seco e só, atravessando
a floresta de velhos.
ANDRADE, Carlos Drummond. Boitempo II. São Paulo: Record.1986.
TEXTO 6
Velhas Árvores
Olavo Bilac
Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
[220] Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
[225] E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
[230] Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
BILAC, Olavo. Velhas Árvores. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/bilac3.html#velhas. Acesso: 24.9.17
Ao tratar do tema da velhice, os poemas acima têm em comum
- Biologia
As minhocas são antigas aliadas do homem. Esses animais atuam como verdadeiros “arados naturais”, construindo galerias subterrâneas, removendo o solo. São benefícios proporcionados pelas minhocas, EXCETO:
- Ciências - Fundamental | 01. Energia e suas transformações
Analise a figura, leia o texto e responda à questão.
Nesse processo utilizam-se placas ou coletores solares nos telhados de casas e prédios expostos à luz solar. Estas placas captam a energia solar que será utilizada para aquecer a água, que estão em canos debaixo da placa.
A água fria passa pelo cano que está debaixo da placa. Como o cano foi aquecido pelas radiações solares recebidas pela placa, a água também se aquece ao passar por ele, e depois vai para o reservatório de água quente e daí pode ser consumida normalmente.
Disponível em: http://energiavcpordentrodetudo.blogspot.com.br/. Acesso em: 25 mar. 2012.
Com base na figura e no texto lido, responda ao que se pede a seguir.
A) Depois que a água é aquecida nos canos que ficam sob as placas, onde ela fica armazenada?
B) Em que situações a água aquecida pode ser usada?
C) Em dias de menor insolação como dias nublados e chuvosos, o que pode acontecer?
- Arte - Fundamental | 01. Natureza e arte
O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia para os alunos uma parte da história do Beto.
Hoje eu quero contar uma história de sucesso de um dos meus alunos. Adalberto é o seu nome, mas todos o chamavam de Beto. Convivi com ele por mais de cinco anos, pois fui seu professor desde o último ano do antigo curso ginasial – hoje nono ano do segundo segmento do fundamental- até seus primeiros anos de AMAN (Academia Militar de Agulhas Negras). Beto era um aluno esforçado, estudioso, sempre buscando aprender mais de todas as disciplinas. Mas era na minha disciplina que ele se esmerava. Gostava muito de verbos e de análise sintática. Poderia discorrer sobre estes itens com desenvoltura. Não havia questão sobre verbos ou sobre análise sintática que pudesse oferecer alguma dificuldade para o seu raciocínio.
Ao sair do ensino médio, Beto se preparou para ingressar na Academia. Estive com ele repassando muitas questões de diversos concursos, de outros exames da própria Academia, sempre com assimilação total e aprendizagem a toda prova. Beto merecia ser aprovado com honra. E foi o que aconteceu, pois se classificou em primeiro lugar e foi destaque em sua turma de cadetes pela facilidade com que tratava a nossa língua.
Disponível em: <http://atmeducacional.com.br/uma-historia-de-sucesso/>. Acesso em: 30 abr. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, peça aos alunos que, em pequenos grupos, deem continuidade à história do Beto.
Pergunte aos alunos: será que Beto teve sucesso também na Academia? Como será seu relacionamento com os colegas da Academia? Como continuou tratando seus amigos e familiares?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que leiam as palavras que estão no quadro a seguir.
2.2. Solicite aos alunos que registrem, no quadro ao lado, sete palavras relacionadas ao sucesso.
Disponível em: <http://www.pequenoguru.com.br/imagens/050511_palavras_de_sucesso.jpg>. Acesso em: 30 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos que, em pequenos grupos, escrevam uma mensagem sobre sucesso utilizando as palavras que os membros dos grupos selecionaram.
3.2. Peça aos grupos que apresentem as mensagens para a turma.