O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia para os alunos uma parte da história do Beto.
Hoje eu quero contar uma história de sucesso de um dos meus alunos. Adalberto é o seu nome, mas todos o chamavam de Beto. Convivi com ele por mais de cinco anos, pois fui seu professor desde o último ano do antigo curso ginasial – hoje nono ano do segundo segmento do fundamental- até seus primeiros anos de AMAN (Academia Militar de Agulhas Negras). Beto era um aluno esforçado, estudioso, sempre buscando aprender mais de todas as disciplinas. Mas era na minha disciplina que ele se esmerava. Gostava muito de verbos e de análise sintática. Poderia discorrer sobre estes itens com desenvoltura. Não havia questão sobre verbos ou sobre análise sintática que pudesse oferecer alguma dificuldade para o seu raciocínio.
Ao sair do ensino médio, Beto se preparou para ingressar na Academia. Estive com ele repassando muitas questões de diversos concursos, de outros exames da própria Academia, sempre com assimilação total e aprendizagem a toda prova. Beto merecia ser aprovado com honra. E foi o que aconteceu, pois se classificou em primeiro lugar e foi destaque em sua turma de cadetes pela facilidade com que tratava a nossa língua.
Disponível em: <http://atmeducacional.com.br/uma-historia-de-sucesso/>. Acesso em: 30 abr. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, peça aos alunos que, em pequenos grupos, deem continuidade à história do Beto.
Pergunte aos alunos: será que Beto teve sucesso também na Academia? Como será seu relacionamento com os colegas da Academia? Como continuou tratando seus amigos e familiares?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que leiam as palavras que estão no quadro a seguir.
2.2. Solicite aos alunos que registrem, no quadro ao lado, sete palavras relacionadas ao sucesso.
Disponível em: <http://www.pequenoguru.com.br/imagens/050511_palavras_de_sucesso.jpg>. Acesso em: 30 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos que, em pequenos grupos, escrevam uma mensagem sobre sucesso utilizando as palavras que os membros dos grupos selecionaram.
3.2. Peça aos grupos que apresentem as mensagens para a turma.