Leia o texto a seguir.
A) Aponte dois motivos que levaram às Grandes Navegações.
B) Explique duas razões para o pioneirismo português nas grandes navegações.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Texto base: 3934709
Leia a reportagem para responder à questão. Campanha em São Paulo alerta sobre trabalho infantil na cadeia têxtil A plataforma Rede Peteca, Chega de Trabalho Infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Ministério Público do Trabalho, distribuiu hoje (25), em oito escolas dos bairros Pari, Brás, Bom Retiro, Vila Maria e Vila Guilherme, em São Paulo, folhetos alertando e orientando os alunos e seus pais contra o trabalho infantil na cadeia têxtil. As escolas foram escolhidas porque se situam em bairros onde há grande número de oficinas de costura. [...] A intenção da campanha não é apenas explicar o que é e quais são as consequências do trabalho infantil, mas também orientar as famílias sobre os órgãos públicos que podem auxiliá-las. O material distribuído traz endereços e telefones dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) dos cinco bairros-alvos da campanha. De acordo com a coordenadora da ação na Rede Peteca, uma plataforma que visa à promoção dos direitos da criança e do adolescente e à erradicação do trabalho infantil no país, Bruna Ribeiro, a ideia é mostrar aos pais que eles são vítimas da situação e precisam proteger os filhos, trocando o trabalho infantil pela escola. “Fazer com que as próprias crianças levem a informação para suas casas é uma maneira de envolver as famílias no combate ao trabalho infantil de sua comunidade”, explicou. [...] Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/campanha-em-sao-paulo-
alerta-sobre-trabalho-infantil-na-cadeia-textil.
Acesso em: 11 abr. 2019.
Enunciado:
O assunto principal do parágrafo destacado é a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] La muerte se puede conceptuar como una
construcción que el hombre ha ido desarrollando a lo largo
de la historia y en diversas culturas de diferentes maneras.
[4] En el cristianismo, por ejemplo, se anuncia que con
la venida de Jesucristo tiene lugar la salvación de la
humanidad. Aunque bien es cierto que, todavía el ser
[7] humano debe recorrer un camino para su salvación. La
misma muerte de Jesucristo es símbolo de redención, muere
por amor a la humanidad, abriendo, con el magnífico
[10] sacrificio, un camino de liberación de los pecados de la
humanidad.
Las religiones orientales, en cambio, se caracterizan
[13] porque la salvación se produce de forma individual y no
colectiva. Existen mensajeros divinos pero estos no salvarían
a la humanidad sino que tan solo enseñarían a los individuos
[16] el camino de la salvación, camino que cada sujeto debería
recorrer individualmente mediante su esfuerzo.
El Islam considera que el mundo es un lugar donde
[19] existe el sufrimiento como consecuencia de los errores
humanos. O sea, en la tierra puede haber tanto sufrimiento
como felicidad siendo el paraíso celestial el único lugar
[22] donde habría felicidad verdadera, permanentemente. Luego,
la aspiración de un musulmán es abandonar el mundo para
alcanzar la dicha eterna. Y dentro de esta lógica la muerte es
[25] la puerta que le conducirá al paraíso.
En la antigüedad clásica había corrientes filosóficas
como el Estoicismo que preconizaban un estilo de vida
[28] sustentado por valores éticos. Los estoicos basaban la
felicidad en la posesión de un alma libre, a la que no alcanza
El dolor, ni es esclava de la búsqueda de una felicidad
[31] exterior, porque el hombre acaba encontrándola en sí mismo,
al ser libre de todas las pasiones. Creían que el hombre podía
alcandear dicho estado mediante una voluntad firme y
[34] constante, y que así, dueño de sí mismo, llegaría a ser
inacessível a la desgracia. Al morir el hombre se reuniría con
el espíritu universal. El estoico aceptaba la muerte y valores
[37] Como la Dignidad y Sobriedad Inclinaban a Aceptarla Con
naturalidade.
Carlos Álvarez Chicano. Bioética y Bioderecho, v. 7, 2002 (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem de acuerdo con el texto precedente.
Entre las religiones presentadas en el texto, la cultura cristiana no es la única que para conceptuar la muerte y la salvación utiliza un elemento de redención de carácter divino.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
1. Observe a tabela para responder às perguntas.
a) Quantos alunos estão no recreio? _____________
b) Quantos alunos estão brincando de amarelinha? ________
c) Qual das brincadeiras possui mais alunos? ________________________________
d) Qual das brincadeiras possui menos alunos? _______________________________
e) Quantas crianças serão necessárias entrar para o futebol para que fique com a mesma quantidade de crianças da brincadeira de corda? Desenhe e, depois, escreva a resposta no quadrinho.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Charles Darwin estudou a distribuição dos tentilhões no Arquipelago de Galápagos e sua relação com o tipo de bico e o hábito alimentar.
A relação entre o tipo de bico e o alimento é definida pela(o)
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Os países sede da Copa do Mundo criam o seu próprio logotipo para representar a copa: <http://1.bp.blogspot.com/_Ook1Dd9xcU/TDZqm8VBcEI/AAAAAAAAAPk/NJhvITxmXfI/s1600/Logo+de+Todas+as+Copas+Oficial.jpg>. Acesso em: 12 mar. 2014.
Enunciado:
A ordem dos logotipos representados na imagem demonstra que a: