Leia o texto a seguir.
Viemos de longe
do outro lado do mar
Fomos capturados e vendidos
forçados a trabalhar
Mal sabia eu, que o sofrimento
estava apenas por começar.
[...]
Resistimos esperando o dia
dessa amargura acabar
Muitas dores, muitas mortes
nós tivemos que superar
A quem se refere esse texto?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Navegava Alexandre [Magno] em uma poderosa armada pelo Mar Eritreu a conquistar a Índia; e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício; porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: “Basta, Senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador?”. Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. Mas Sêneca, que sabia bem distinguir as qualidades, e interpretar as significações, a uns e outros, definiu com o mesmo nome: [...] Se o rei de Macedônia, ou qualquer outro, fizer o que faz o ladrão e o pirata; o ladrão, o pirata e o rei, todos têm o mesmo lugar, e merecem o mesmo nome.
Quando li isto em Sêneca, não me admirei tanto de que um filósofo estoico se atrevesse a escrever uma tal sentença em Roma, reinando nela Nero; o que mais me admirou, e quase envergonhou, foi que os nossos oradores evangélicos em tempo de príncipes católicos, ou para a emenda, ou para a cautela, não preguem a mesma doutrina. Saibam estes eloquentes mudos que mais ofendem os reis com o que calam que com o que disserem; porque a confiança com que isto se diz é sinal que lhes não toca, e que se não podem ofender; e a cautela com que se cala é argumento de que se ofenderão, porque lhes pode tocar. [...]
Suponho, finalmente, que os ladrões de que falo não são aqueles miseráveis, a quem a pobreza e vileza de sua fortuna condenou a este gênero de vida, porque a mesma sua miséria ou escusa ou alivia o seu pecado [...]. O ladrão que furta para comer não vai nem leva ao Inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são os ladrões de maior calibre e de mais alta esfera [...]. Não são só ladrões, diz o santo [São Basílio Magno], os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo: os outros, se furtam, são enforcados: estes furtam e enforcam.
VIEIRA, Pe. A. Essencial padre Antônio Vieira: o que o turista deve ver. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
A citação que se aproxima tematicamente do “Sermão do bom ladrão” de Antônio Vieira é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.10 Gêneros Digitais: Fanfic
Curiosidades sobre Justin Bieber
1. Justin aprendeu sozinho a tocar piano, bateria, violão e trompete.
2. Aos 12 anos, de brincadeira, quis participar de uma competição de canto local no Canadá, chamada Stratford Star. Ficou em segundo lugar. Para que seus parentes pudessem ver sua apresentação na Stratford Star, ele e sua mãe postaram vídeos no Youtube. Em pouco tempo, os vídeos fizeram sucesso e ultrapassaram os 10 milhões de acessos.
3. Em Atlanta, na Geórgia (EUA), o caça-talentos da produtora So-So Def, Scooter Braun, viu um dos vídeos de Justin e decidiu investir na carreira artística do garoto, em 2007. Justin viajou para Atlanta a pedido de Scooter, e lá encontrou o cantor Usher, de quem era fã. Justin quis cantar para o ídolo, mas não ganhou muita atenção. Depois, Usher viu os vídeos na internet e se arrependeu de ter ignorado Justin. Ligou para Scooter e decidiu contratar o garoto pela sua gravadora, a L.A. Records.
4. Justin mora em Atlanta, nos Estados Unidos, onde é permitido tirar a habilitação de motorista aos 16 anos. Foi com essa idade que o cantor ganhou seu primeiro carro. O modelo escolhido foi um Range Rover, que custa em torno de 190 mil reais. Foi um presente de Usher.
5. A fortuna acumulada de Justin está próxima aos 150 milhões de dólares. Mesmo assim, a mãe do cantor controla sua mesada, que é de 50 dólares por semana. Ela também exige que ele estude quatro horas por dia e durma 8.
(Disponível em: <www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/5138/1/10-curiosidades-sobre-justin-bieber.html>.
Acesso em: 5 jan. 2013. Adaptado.)
No período “Aos 12 anos, de brincadeira, quis participar de uma competição de canto local no Canadá, chamada Stratford Star”, a expressão sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(FUVEST 2016 1° FASE) Um dirigível experimental usa hélio como fluido ascensional e octano (C8H18) como combustível em seu motor, para propulsão. Suponha que, no motor, ocorra a combustão completa do octano:
Para compensar a perda de massa do dirigível à medida que o combustível é queimado, parte da água contida nos gases de exaustão do motor é condensada e armazenada como lastro. O restante do vapor de água e o gás carbônico são liberados para a atmosfera.
Note e adote:
Massa molar (g/mol):
- H2O: 18;
- O2: 32 ;
- CO2: 44 ;
- C8H18: 114
Qual é a porcentagem aproximada da massa de vapor de água formado que deve ser retida para que a massa de combustível queimado seja compensada?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Explique por que os registros a seguir são considerados fontes históricas escritas e/ou materiais.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
O uso constante de drogas psicotrópicas, como o álcool, pode fazer com que seus usuários desenvolvam certa tolerância à droga, de tal modo que passam a ser necessárias doses cada vez maiores para que o efeito seja obtido.
Nesses casos, é correto dizer que, nas células do fígado desses usuários,