As coordenadas de cada ponto do segmento descrito na figura, representam o comprimento e a largura (y) de um retângulo, ambos em centímetros. Por exemplo, o ponto de coordenadas (4,18) representa um retângulo de comprimento 4cm e largura 18cm.
Dentre os infinitos retângulos descritos dessa forma, aquele que possui área máxima tem perímetro, em cm igual a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Inconfiáveis cupins
Havia um homem que odiava Van Gogh. Pintor desconhecido, pobre, atribuía todas suas frustrações ao artista holandês. Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes deformados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador.
Decidiu mover uma guerra implacável, sem quartel, às telas de Van Gogh, onde quer que estivessem. Começaria pelas mais próximas, as do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Seu plano era de uma simplicidade diabólica. Não faria como outros destruidores de telas que entram num museu armados de facas e atiram-se às obras, tentando destruí-las; tais insanos não apenas não conseguem seu intento, como acabam na cadeia. Não, usaria um método científico, recorrendo a aliados absolutamente insuspeitados: os cupins.
Deu-lhe muito trabalho, aquilo. Em primeiro lugar, era necessário treinar os cupins para que atacassem as telas de Van Gogh. Para isso, recorreu a uma técnica pavloviana. Reproduções das telas do artista, em tamanho natural, eram recobertas com uma solução açucarada. Dessa forma, os insetos aprenderam a diferenciar tais obras de outras.
Mediante cruzamentos sucessivos, obteve um tipo de cupim que só queria comer Van Gogh. Para ele era repulsivo, mas para os insetos era agradável, e isso era o que importava.
Conseguiu introduzir os cupins no museu e ficou à espera do que aconteceria. Sua decepção, contudo, foi enorme. Em vez de atacar as obras de arte, os cupins preferiram as vigas de sustentação do prédio, feitas de madeira absolutamente vulgar. E por isso foram detectados.
O homem ficou furioso. Nem nos cupins se pode confiar, foi a sua desconsolada conclusão. É verdade que alguns insetos foram encontrados próximos a telas de Van Gogh. Mas isso não lhe serviu de consolo. Suspeitava que os sádicos cupins estivessem querendo apenas debochar dele. Cupins e Van Gogh, era tudo a mesma coisa.
SCLIAR, M. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global Editora, 2001.
Em “Mediante cruzamentos sucessivos, obteve um tipo de cupim que só queria comer Van Gogh” (5º parágrafo), o cronista recorre à figura de linguagem denominada
- Química | 1.7 Gases
(UESB) Uma massa constante de gás ideal que ocupa um volume de 4,0L, a 2,0atm e 300K é submetida a uma expansão isobárica até que o volume seja duplicado. Em seguida, é comprimida, à temperatura constante, até que ocupe o volume inicial de 4,0L e, finalmente, a volume constante, é resfriada até à pressão inicial de 2,0atm.
A partir dessas informações, é correto afirmar que a
- Biologia
As células eucarióticas possuem três tipos de fibras no citoesqueleto: microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários. Essas fibras dão suporte às células, formam centríolos, cílios, pseudópodes e flagelos e participam da contração nas células musculares.
Além das funções supracitadas, essas fibras estão associadas à
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração(IFBA) Aportou nesta cidade um navio francês que descarregou, com todo segredo e sagacidade, uns livrinhos cujo conteúdo era ensinar o modo mais fácil de fazer sublevações nos estados com infalível resultado (...). Instruídos por esses livrinhos, alguns mulatinhos e também alguns branquinhos da plebe, conceberam o arrojado pensamento de fazerem também seu levante(...).Relação da Francesia Formada pelos Homens Pardos da Cidade da Bahia no Ano de 1798.Autor anônimo. In: Saga. São Paulo: Abril Cultural, 1981. p. 269.No contexto da Conjuração Baiana (1798), o texto pode ser associado:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor combinará com a turma um estudo sobre a Bossa Nova, um gênero musical
brasileiro que conquistou o mundo. Para tal, precisará saber o que elas já conhecem acerca
do assunto.
. Quem já ouviu a expressão "Bossa Nova" ?
. Sabe o que ela significa ?
. Quem já ouvi alguma músca da Bossa Nova ?
. Quem pode me citar um cantor ou compositor da Bossa Nova ?
. Quem sabe cantar uma música e Bossa Nova ?
- Os alunos , agora, serão convidadas a assistirem um vídeo sobre Bossa Nova, pois
responderão algumas questões sobre o mesmo.
Disponível: Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs
- Após a exibição, o professor fará mais questionamentos.
. Vocês já conheciam estas músicas?
. O que mais chamou a atenção de vocês nos vídeos?
. Por quê ?
. Quais os cantores aparecem nos vídeos?
- Após o registro com a fala dos alunos, o professor deverá aproveitar a oportunidade e
elaborar um bilhete solicitando que as crianças realizem uma pesquisa junto aos seus pais
acerca da Bossa Nova, falando sobre sua origem, seus principais representantes, as músicas
consagradas e a influência que o movimento trouxe para a músca popular brasileira e
internacional. No site http://pt.wikipedia.org/wiki/bossanova , há uma matéria que pode ser
consultado para auxiliar a pesquisa.
- Quando as crianças trouxerem o materal da pesquisa, o professor deverá dividir a sala em
pequenos grupos e cada grupo deverá fazer um trabalho sobre um representante da Bossa
Nova (João Gilberto, Nara Leão, Toquinho, Vinícios de Morais, entre outros.) Para isso,será
disponibilizado o material necessário: cartolina, cola, e as fotos relacionadas com o tema.
- Durante a atividade, o professor deverá colocar CD's com músicas da Bossa Nova para dar um
clima especial ao momento.
- Depois de tudo pronto, a turma se sentará em círculo e o professor pedirá que cada grupo
fale um pouco sobre a vida e obra do cantor pesquisado.
- Neste momento, o recurso de questionar os alunos poderá se de grande importância para
extrair deles os frutos da pesquisa realizada, também se faz necessário que se tenha uma
música de cada cantor, assim os alunos terão acesso a este tipo de música.
- Expor os trabalhos na sala de aula .
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO