Pilhas e baterias são dispositivos tão comuns em nossa sociedade que, sem percebermos, carregamos vários deles junto ao nosso corpo; elas estão presentes em aparelhos de MP3, relógios, rádios, celulares etc. As semirreações descritas a seguir ilustram o que ocorre em uma pilha de óxido de prata.
Zn (s) + OH- (aq) -> ZnO (s) + H2O (ℓ) + e-
Ag2O (s) + H2O (ℓ) + e- ->Ag (s) + OH- (aq)
Pode-se afirmar que esta pilha:
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UEFS) Segundo pesquisadores, a composição química da atmosfera da Terra se modificou ao longo do tempo, o que permitiu o surgimento da vida. Em uma das experiências que simulavam as condições supostamente existentes na Terra primitiva, Miller construiu um simulador formado por tubos, condensador e balões interligados, em que colocou uma mistura dos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, que foi submetida a fortes descargas elétricas, durante alguns dias. O resultado observado, nesse experimento, foi o aparecimento de um líquido contendo várias substâncias, dentre elas os aminoácidos glicina e alanina, além de outras substâncias orgânicas mais simples.
(Jr. Santos, 2014, p. 65).
Considerando-se as informações do texto, as estruturas e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
- Biologia
A parte endócrina do pâncreas é formada pelas ilhotas pancreáticas, que contêm dois tipos de células: beta e alfa. As células betas produzem a insulina, hormônio peptídico que age na regulação da glicemia. Esse hormônio é administrado no tratamento de alguns tipos de diabetes. Atualmente, através do desenvolvimento da engenharia genética, a insulina administrada em pacientes diabéticos é, em grande parte, produzida por bactérias que recebem o segmento de:
- Física
Considere um patinador X que colide elasticamente com a parede P de uma sala. Os diagramas abaixo mostram segmentos orientados indicando as possíveis forças que agem no patinador e na parede, durante e após a colisão. Note que segmento nulo indica força nula.
Supondo desprezível qualquer atrito, o diagrama que melhor representa essas forças é designado por:
- Geografia | 3.4 Clima
Bogotá é uma cidade agitada, em constante movimento com seus mais de 7 milhões de habitantes. O mais surpreendente de uma visita à capital colombiana é descobrir que o destino deixou para trás sua fama de insegura e violenta para se tornar um dos lugares mais agradáveis para se fazer turismo em todo o país. Localizada a 2 640 metros de altitude, a cidade possui um simpático Centro Histórico, de ruas de paralelepípedos e casas do Período Colonial. Além disso, ela também abriga alguns dos mais impactantes museus de toda a América do Sul, como os imperdíveis Museo del Oro e o Museo de Botero, testemunhos tanto de seu rico passado como de seu irreverente presente. Aos pés do morro de Monserrate, de onde se têm belas vistas panorâmicas da região, a cidade possui uma agradável atmosfera em seus bares, restaurantes, parques e ruas. De quebra, ela hoje é considerada uma das metrópoles latino-americanas mais interessantes. BOGOTÁ. Viagem e turismo, 17 dez. 2015.
A cidade de Bogotá, importante destino turístico na América Latina, apresenta algumas características relevantes para essa atividade, tais como
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
La ciudad medieval
[1] La ciudad medieval generalmente está rodeada por
una muralla defensiva, en la que varias puertas abren a los
caminos más importantes. Dada su localización (colinas y sitios
[4] inexpugnables), el trazado urbano es sinuoso e irregular,
existiendo a veces zonas despobladas. El plano solía ser
radioconcéntrico, con calles radiales (desde el centro a las
[7] puertas de la muralla) y con otras formando trazados
concéntricos.
Las ciudades tienen diferentes barrios, que agrupan a
[10] la población en función de su procedencia, su religión o su
actividad. El desarrollo económico de algunas urbes,
especialmente las dedicadas al comercio, hizo que se
[13] construyeran nuevas áreas. En éstas, las viviendas podían
alcanzar dos o tres plantas.
El centro de la vida urbana lo ocupa la plaza, en la que
[16] se sitúan los edificios más representativos. Estos son altos,
realizados en piedra, con balcones que se abren a la calle. Un
escudo, también en piedra, indica que sus portadores
[19] pertenecen a un noble linaje.
De la plaza parte un sinfín de calles, algunas estrechas
y tortuosas, siempre ocupadas por una intensa actividad.
[22] En ellas se desarrollaba buena parte de la vida diaria de la
comunidad: comprar, vender, pasear, relacionarse... Sin duda,
el mercado era el centro económico y social de la población.
Juzgue lo ítem.
El vocablo “tortuosas” (l.21) describe una característica de las actividades realizadas en la plaza de las ciudades medievales.