Pilhas e baterias são dispositivos tão comuns em nossa sociedade que, sem percebermos, carregamos vários deles junto ao nosso corpo; elas estão presentes em aparelhos de MP3, relógios, rádios, celulares etc. As semirreações descritas a seguir ilustram o que ocorre em uma pilha de óxido de prata.
Zn (s) + OH- (aq) -> ZnO (s) + H2O (ℓ) + e-
Ag2O (s) + H2O (ℓ) + e- ->Ag (s) + OH- (aq)
Pode-se afirmar que esta pilha:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Leia o texto abaixo para responder a questão.
Pesquisa: uma em cada cinco crianças consome vegetais diariamente
Um novo estudo, conduzido pela Vouchercloud.com, concluiu que apenas uma em cada cinco crianças consome vegetais todos os dias, e a maioria estaria substituindo alimentos saudáveis por comidas processadas. A pesquisa contou com pais de crianças com 10 anos ou menos e também descobriu que uma criança come, em média, apenas cinco diferentes tipos de refeições por semana no Reino Unido. [...] Ainda, mais de dos pais consideraram a dieta das crianças limitada, enquanto apenas disseram ter tentado ampliar as preferências dos filhos em relação à alimentação. “É surpreendente a pequena quantidade de refeições que a criança média consome no Reino Unido. Mas com tão poucos pais tentando aumentar as opções nas dietas dos filhos, entendemos o porquê”, disse Matthew Wood, da Vochercloud.com. Estas descobertas alarmantes acontecem após a revelação de que um terço das crianças do ensino fundamental está com sobrepeso ou até mesmo obesas. No ano passado, foi descoberto também que adolescentes de apenas 14 anos estão se submetendo a cirurgias para perda de peso, sendo que 45 já fizeram a operação na Inglaterra, desde 2007.
Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e tecnologia/noticias/2014/03/05/
pesquisa-uma-em-cada-cinco-criancas-consome-vegetaisdiariamente/.
Acesso: 7 mar. 2014.
Considerando o texto e o tema tecido adiposo, assinale a alternativa CORRETA.
- Biologia | 03. Bioquímica
Leia o texto abaixo:
História e variações do cuscuz
O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, sendo feito com milho americano. No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses na fase Colonial. Estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial, recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar.
Fonte: www.mundolusiada.com.br/.../gas015_jun08.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Delícias da culinária da nossa terra, o cuscuz feito de milho é rico em _________.
- Física
Cinco pêndulos idênticos
O pêndulo de Newton pode ser constituído por cinco pêndulos idênticos suspensos em um mesmo suporte. Em um dado instante, as esferas de três pêndulos são deslocadas para a esquerda e liberadas, deslocando-se para a direita e colidindo elasticamente com as outras duas esferas, que inicialmente estavam paradas.
- Matemática | 10. Estatística
Um investidor comprou ações de uma empresa em 3 de maio de certo ano (uma segunda-feira), pagando R$ 20,00 por cada uma. As ações mantinham seus preços inalterados por uma semana e tinham novos valores divulgados pela empresa a cada segunda-feira, antes da realização de qualquer negócio. O quadro ilustra o valor de uma dessas ações, em real, ao longo de algumas semanas.
Se o investidor tivesse vendido as ações pelo preço divulgado para a semana de 7 a 13 de junho, quanto ele teria recebido a mais, em real, pela venda de cada ação?
Suponha que o valor divulgado para uma ação daquela empresa na semana de 7 a 13 de junho tenha sido 30% maior que a média dos valores nas semanas observadas no quadro.
O investidor vendeu suas ações em 7 de junho, mas fez isso antes da divulgação do valor das ações naquela semana. E obteve, por cada ação, a média entre os valores unitários da primeira e última semanas indicados no quadro.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2005 1ª FASE) Em água, o aminoácido alanina pode ser protonado, formando um cátion que será designado por ala+^+; pode ceder próton, formando um ânion designado por ala–. Dessa forma, os seguintes equilíbrios podem ser escritos:
ala + H3O+ ⇌\rightleftharpoons H2O + ala+
ala + H2O ⇌\rightleftharpoons H3O + ala–
A concentração relativa dessas espécies depende do pH da solução, como mostrado no gráfico.
Quando [ala] = 0,08 mol L–1, [ala+] = 0,02 mol L–1 e [ala–] for desprezível, a concentração hidrogeniônica na solução, em mol L–1, será aproximadamente igual a