Um núcleo de polônio-204 (204Po), em repouso, transmuta-se em um núcleo de chumbo-200 (200Pb), emitindo uma partícula alfa com energia cinética E. Nesta reação, a energia cinética do núcleo de chumbo é igual a
Note e adote:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 7 – unidade 2 – do livro didático, v.8, p.53.
[...] O homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina. [...]
- Ouça e analise com os alunos a canção “Terceira pessoa do plural”, executada pelo Engenheiros do Hawaii.
- Sob a visão da ética, solicite aos alunos que associem a letra da canção ao texto apresentado pelos autores do livro didático, v.8, capítulo 7, unidade 2, p.53, e registrem por escrito.
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
A venda de produtos que prejudicam a saúde impulsiona as vendas de remédios. A saúde é oferecida a partir da lógica de mercado, ou seja, os lucros. A ética é colocada em segundo plano.
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Combustíveis que poluem, carros, cervejas, vestuários são associados ao consumo hedônico, a busca pela satisfação. As pessoas ignoram as consequências do consumismo. A ética é colocada em segundo plano.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
O imediatismo está associado com o hedonismo no contexto atual. O culto ao corpo, ao novo, também são alvos do mercado, da busca pelos lucros.
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada
Mercadorias que duram pouco para que as compras continuem. Os consumidores estão satisfeitos porque querem continuar a comprar.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (a sede)
Eles querem te sedar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar
Este é o vazio do consumidor hedonista. As mídias condicionam a percepção e, por mais que eles comprem, não estarão completos.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais. O lucro é mais importante e a ética é parcial.
Humberto Gessinger
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
Outro endereço - Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tVQu5CZeE8M&feature=youtu.be>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Professor, organize a turma em grupos e solicite aos alunos que façam paródias de suas canções preferidas, destacando a importância da ética nas ações empreendedoras e as mudanças necessárias nas relações de consumo das pessoas. Em seguida, os alunos apresentarão as paródias para turma.
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Analise a imagem e leia a frase de Simon Bolívar a seguir.
Disponível em: espanola_29.htmlhttp://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/congresso-panama.htm. Acesso em: nov. 2011.
(A) Identifique o papel do autor da frase no contexto da Independência da América Espanhola.
(B) Explique a sua proposta para os países da América Latina.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(UESB) O estudo dos fungos deve ser valorizado, entre outros aspectos, porque:
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UDESC) Tecidos epiteliais, também denominados de epitélios, desempenham diversas funções no nosso organismo.
Em relação a estes tecidos, analise as proposições.
I. Tecidos epiteliais são pluriestratificados em função de seu papel de proteção.
II. Alguns epitélios possuem especializações que aumentam a sua capacidade de absorção.
III. Especializações epiteliais do tipo desmossomos e junções adesivas aumentam sua capacidade de absorção.
IV. A pele é um exemplo de tecido epitelial de revestimento.
V. As glândulas mamárias, assim como as sudoríparas, são exemplos de tecido epitelial de secreção
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UPE) A elevada prevalência de parasitos intestinais nos países subdesenvolvidos se deve, principalmente, às precárias condições de saneamento básico e ao baixo nível de escolaridade da população. Num estudo realizado com 200 escolares da periferia de Salvador (BA), os pesquisadores identificaram cinco parasitos com maior frequência. São eles: Entamoeba coli (43,5%), Ascaris lumbricoides (25%), Endolimax nana (22%), Entamoeba histolytica/E. dispar (21,5%) e Giardia duodenalis (12,0%). O resultado apontou para a necessidade de implantação de programas de educação em saúde para a prevenção de infecções parasitárias e para a adoção de medidas que melhorem o estado nutricional das crianças
Disponível em: http://ww.revistas.ufg.br/index.php/iptsp/article/download/16762/10208. Adaptado.
Sobre os parasitas mencionados no texto, observe a sequência a seguir que representa o seu ciclo de vida.
1. Ingerir água ou alimento contaminado.
2. Haver liberação dos ovos no intestino delgado.
3. As larvas penetram no revestimento intestinal e caem na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofrem algumas mudanças de cutícula e aumentam o tamanho.
4. As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares, podendo causar sintomas semelhantes de pneumonia.
5. Ao abandonar os alvéolos, as larvas passam para os brônquios, a traqueia, laringe e faringe.
6. Em seguida, as larvas são deglutidas e atingem o intestino delgado, no qual crescem e se transformam em vermes adultos.
7. Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos.
8. Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.
9. Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo ser humano.
É CORRETO afirmar que o ciclo de vida acima pertence, exclusivamente, à