Analise a charge.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_39ephwOkYhQ/TKIjSO_VO9I/AAAAAAAAAxk/4ksDMFAW5SQ/s1600/Expectativa+de+Vida+-+Cartoon.jpg. Acesso em: 10/04/2011
A partir da análise:
A) Explique de que maneira os fatores apresentados na charge interferem na expectativa de vida no Brasil.
B) Cite três consequências socioeconômicas provenientes do aumento da expectativa de vida no Brasil.
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(UEFS) Um pequeno corpo foi lançado, horizontalmente, da janela de um apartamento a 20,0m do solo, caindo em um ponto situado a 12,0m da base da parede onde se encontra a janela. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s², a velocidade do corpo, no instante do lançamento, em m/s, era igual a
- Geografia - Fundamental | 1.03 Regionalizações do Mundo em Blocos Econômicos
“O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva declarou hoje em Montevidéu que o Mercosul vive um de seus melhores momentos e considerou que as relações entre Brasil e Uruguai tendem a ser “cada vez mais sólidas e produtivas”.
Texto adaptado: G1, agências internacionais Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/03/omercosul-vive-momento-glorioso-diz-lula-no-uruguai.html Acesso em: 30/04/2011.
O Mercosul vive um de seus melhores momentos e comemora 20 anos. EXPLIQUE os motivos de sua criação e suas duas metas.
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(FUVEST 2005 1ª FASE) Uma jovem está parada em A, diante de uma vitrine, cujo vidro, de 3 m de largura, age como uma superfície refletora plana vertical. Ela observa a vitrine e não repara que um amigo, que no instante t0 está em B, se aproxima, com velocidade constante de 1 m/s, como indicado na figura, vista de cima. Se continuar observando a vitrine, a jovem poderá começar a ver a imagem do amigo, refletida no vidro, após um intervalo de tempo, aproximadamente, de
- Matemática - Fundamental | 03. Números Até 30
A TURMA DO PRÉDIO ESTAVA BATENDO PAPO, NO FINAL DA TARDE COM SR. EUSTÁQUIO, O PORTEIRO DO PRÉDIO, SOBRE AS PREFERÊNCIAS NAS MODALIDADES ESPORTIVAS.
ELE ANOTOU A PREFERÊNCIA DE CADA CRIANÇA E FEZ UM GRÁFICO DOS MAIS PREFERIDOS ENTRE OS PEQUENOS MORADORES DO PRÉDIO.
CADA CRIANÇA DO PRÉDIO ESCOLHEU SOMENTE UM ESPORTE. ANALISE O GRÁFICO ACIMA E RESPONDA:
A) QUANTAS CRIANÇAS ESTAVAM NA HORA CONVERSANDO COM O SR. EUSTÁQUIO?
B) QUAL É A MODALIDADE ESPORTIVA MAIS PREFERIDA DAS CRIANÇAS DO PRÉDIO, RETIRANDO O FUTEBOL, UMA PAIXÃO NACIONAL?
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Texto base: Leia o texto a seguir. Penso que o que devemos compreender como a verdadeira Idade Média é, simultaneamente, uma idade de trevas e uma idade de ouro. Acrescentemos – para entender isso até o século XIX! – que o que herdamos deste período, no que concerne ao ensino e à pesquisa, delimita a Idade Média, a qual iria da decomposição do Império Romano e do mundo antigo, no século V, até o triunfo do humanismo no fim do século XV, um monstro cronológico! [...] O Renascimento não é a ruptura absoluta, decisiva, que pretendeu ser: há uma longa Idade Média que iria até o século XVIII. Pode-se dizer que a Idade Média só teve fim com a Revolução francesa e a Revolução Industrial. LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p.29. (Fragmento)
Enunciado:
- A) De acordo com o autor do texto, podemos considerar a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”? Justifique sua resposta.
- B) É possível afirmar que há um consenso entre os historiadores quanto a periodização da Idade Média? Encontre no texto argumentos que justifiquem sua resposta.
- C) Explique por que para Jacques LeGoff a Idade Média foi encerrado com o Renascimento, como muito historiadores defendem.